quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Prefeitura de Teixeira realizará folia de Carnaval para terceira idade


DESCONTRAÇÃO, ALEGRIA e MUITA MÚSICA são características da maior festa popular do Brasil, e assim acontecerá no próximo domingo (03/02) em Teixeira.A Secretaria de Ação Social, através do Centro de Convivência com o Idoso, estará realizando o Carnaval dos Idosos.

 O "Bloco da Saudade", como será denominado, terá sua concentração às 15h00 na Escola Municipal José Elias de Amorim, de onde sairá percorrendo as principais ruas da cidade até a quadra da Escola Municipal Silveira Dantas.

Além da apresentação dos idosos que todos os domingos participam de atividades no Centro de Convivência, o Bloco da Saudade terá a participação do grupo de pernas-de-pau pertencente ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e dos personagens do tradicional "Bloco de Furiba". 
A animação ficará por conta da Orquestra 07 de novembro, da cidade de Vista Serrana-PB.
 Secom Teixeira-PB

Corpo de Bombeiros de Patos recebe 300 trotes em um único dia do mesmo número


O corpo de bombeiros de Patos tem passado nos últimos dias por um problema que tem prejudicado a comunicação e o atendimento a população que necessita dos seus serviços.Somente durante esta terça-feira, (29), foram registradas aproximadamente 253 ligações de um único número, e no dia de hoje, (30), a mesma pessoa realizou incessantemente de forma irresponsável aproximadamente 300 ligações para o número de emergência 193, congestionando desta forma a linha de emergência e impossibilitando o uso dos que realmente necessitam do serviço. 

 Devido esse congestionamento, na tarde de hoje,  duas ocorrências foram atendidas e os usuários reclamaram da dificuldade no atendimento. A primeira, um Escapamento de GLP na sede da coletoria estadual localizada no centro, onde o solicitante teve que acionar a unidade através do numero fixo e fax 3423-2761. De acordo com o soldado Gleydson Benício, telefonista de plantão, durante a segunda ocorrência,  um Incêndio em um automóvel, no distrito de Santa Gertrudes, a população estava aflita sem conseguir entrar em contato com os bombeiros. Uma internauta precisou fazer o uso das redes sociais para pedir socorro: “Incêndio em um carro em Santa Gertrudes, alguém ligue para os Bombeiros”,  dizia a postagem da solicitante.

Após ver a postagem, uma colega  da mesma conseguiu contato com o Corpo de Bombeiros após algum tempo e  foi então enviada a viatura de combate a Incêndio para o local da ocorrência.
Mais Patos com quarto bpm 

Hugo Motta auxilia novos prefeitos e encaminha propostas em Brasília

O deputado federal Hugo Motta está, pessoalmente e através de seu gabinete, dando suporte aos prefeitos em Brasília nesse início de ano.

A visita dos novos prefeitos de diversos municípios da Paraíba tem movimentado a agenda do parlamentar. "Ontem passamos o dia recebendo Prefeitos que vieram participar do Encontro aqui em Brasília. Fomos a Ministérios e encaminhamos parcerias. Confiando em Deus teremos um ano produtivo para os municípios paraibanos, onde obras serão realizadas e as condições dos mesmos melhorarão", disse.
 
O parlamentar declarou ainda que não vai medir esforços para fazer valer a redistribuição dos royalties. "Quando falo de condições, reafirmo aqui o compromisso de votarmos a favor da derrubada do Veto da Presidente ao projeto que redistribui os royalties do Petróleo, onde estaremos dando condições aos nossos Prefeitos para realizarem mais por nossos municípios", afirmou.
O deputado externou sua preocupação com as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios. De acordo com Hugo Motta, as cidades "são na verdade quem tem os maiores problemas e os que ficam com a menor parte dos recursos. Dessa forma, fica difícil a pactuação entre as esferas e os investimentos que tragam melhorias para a população".
Assessoria

Estabelecimentos comerciais podem ser proibidos de oferecer sacolas plásticas

Estabelecimentos comerciais não poderão mais utilizar sacolas plásticas para acondicionar e entregar mercadorias. A proibição está prevista em projeto de lei apresentado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e aguarda a designação do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

 De acordo com projeto de lei do Senado (PLS 439/2012), os estabelecimentos terão prazo de cinco anos após a promulgação de lei para substituir as sacolas plásticas por outras confeccionadas em material reciclável e resistente ao uso continuado. A proposta partiu de sugestão de Wagner Ramon Ferreira, senador do Programa Senado Jovem Brasileiro (Sug 8/2011). O empresário que oferecer sacolas plásticas a seus clientes, segundo o projeto, ficará sujeito a sanções penais e administrativas em decorrência de atividade lesiva ao meio ambiente, previstas na lei 9.605/98. 

Ao justificar a proposta, o jovem senador disse que o desequilíbrio ambiental acontece, em grande parte, em consequência da ação humana, especialmente no que se refere à crescente produção de lixo. Ele ressaltou, como exemplo, que as recorrentes enchentes em zonas urbanas resultam da obstrução da rede de captação de águas pluviais pelo lixo. A troca das sacolas plásticas pelas reutilizáveis, opinou Wagner Ferreira, vai contribuir com a redução da poluição ambiental e,consequentemente, promover melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Agência Correio

Reajuste da gasolina pode chega ao consumidor ainda hoje


O aumento de 6,6% no preço da gasolina pode ter impacto imediato no bolso do consumidor e subir a partir desta quarta-feira (30), mesmo dia em que o reajuste começa a valer para o produto que sai das refinarias.Isso porque a maior quantidade de álcool na gasolina implementada pelo governo para segurar o preço deve valer só a partir de abril.

Segundo o presidente do Sincopetro (Sindicato Comércio Varejista Derivados Petróleo do Estado São Paulo), José Alberto Paiva Gouvêa, os preços podem subir assim que o produto chegar aos postos de combustíveis, e depende do estoque de cada estabelecimento.O presidente do Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes), Alísio Vaz, lembra que o impacto na bomba depende da relação com o preço de venda praticado pelas refinarias.— O impacto na bomba é menor, é amortecido pela mistura de biocombustíveis, no caso da gasolina, o álcool, e no caso do diesel, o biodiesel.

O aumento na proporção de álcool na gasolina de 20% para 25% anunciado pelo governo neste mês, entretanto, não tem atuação imediata, e só valerá a partir de abril. A medida, que já foi utilizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) em outros anos, visa conter preço do combustível e estimular a produção de etanol.Por outro lado, Vaz ressalta que o impacto do aumento pode ser amenizado por eventuais mudanças nas margens de distribuição e comercialização de cada distribuidora.No final da conta, porém, a previsão é que pelo menos até o final do primeiro trimestre de 2013 o consumidor sinta um impacto de 4,2% no bolso, segundo os cálculos da Tendências Consultoria.O tempo de chegada do novo preço à bomba de combustível também deve ser imediato no caso do diesel.
R7.com

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prefeito Nêgo de Guri viaja à Brasília em busca de convênios para Teixeira

O Prefeito Edmilson Alves dos Reis (Nego de Guri), em cumprimento à sua agenda programada para o dia de hoje (terça-feira, 29), neste momento encontra-se juntamente com o Chefe de Gabinete (Estoécio Luiz) em reunião no Gabinete do Deputado Federal Hugo Motta.

Para as 11h00, está programada uma Audiência no Gabinete do Senador Vital do Rego Filho, afim de solicitar e planejar convênios e emendas parlamentares para a cidade de Teixeira.

No período da tarde, o Prefeito e o Chefe de Gabinete estarão visitando a Funasa e os Ministérios da Saúde, Educação, Turismo e Cidades.

Para encerrar a agenda do dia, os mesmos estarão em um jantar na residência do Deputado Federal Wilson Filho.

Todas estas visitas têm por objetivo a tentativa de buscar convênios e projetos que beneficiem a cidade de Teixeira. Paralelo a isso, o Prefeito Nego de Guri participa do "Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável", que tem presença direta da Presidenta Dilma Rousseff.

Secom Teixeira-PB

Matrículas abertas para cursos profissionalizantes em Desterro


Encontram-se abertas matriculas para realização de cursos técnicos profissionalizantes em Enfermagem, Veterinária, Segurança do Trabalho e Farmácia foram abertas na manhã desta segunda (28). A taxa de inscrição é de R$50,00 e o valor das mensalidades é de R$ 150,00, durante dois anos. Os interessados devem procurar Rozânia Tomaz, que estará atendendo no seguinte endereço: Rua José Urubá, Desterro PB, celular (83) 8781-5519.

As matriculas estarão abertas de 28 de Janeiro a 10 de Fevereiro e as aulas iniciarão no dia 02 de Março.

Requisitos para inscrição: Qualquer idade, desde que; já tenha concluído o Ensino Médio, esteja cursando o 2º ou 3º ano do Médio.

Documentação necessária para fazer a matrícula: (Cópias) CPF, RG, Histórico Escolar e uma foto 3x4. Observação os alunos que estiverem cursando o ensino médio também será necessário levar uma declaração da escola onde estuda.
Com Ascom

15 pessoas são presas acusadas de tráfico interestudal de drogas

A Polícia Civil prendeu 15 pessoas acusadas de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e formação de quadrilha. A Operação Pistola Negra foi concluída na manhã desta segunda-feira (28), quando foram cumpridos mandados de prisão pelos policiais da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), com sede em Patos, contra Emanuel Lemos Coutinho, detento do Presídio Regional de Vitória da Conquista (BA). 

Ele é apontado chefe da organização criminosa e mentor do tráfico de drogas na cidade de Patos. O grupo estava sendo investigado há dois meses.Foram cumpridos 12 mandados de prisão e outras três prisões em flagrante. Além disso, foram apreendidos três quilos de maconha, uma pistola 380, um veículo e uma motocicleta. 
De acordo com o delegado regional de Patos, Danillo Orengo, a Polícia identificou Flávia Leite Batista como a principal integrante da quadrilha de traficantes que agia em Patos.

Com a prisão de Flávia, os policiais chegaram aos demais integrantes da quadrilha. Foram cumpridos mandados contra Maria do Desterro Leite Araújo; Fernanda Batista Leite; Deleon Maria André; José Geneton Alves da Silva; Thatiely Simões de Oliveira; Bruno Kanedy da Silva Cabral e contra os já presidiários José Antônio Morais da Silva (recolhido no Presídio Regional de Patos); Maria Aparecida Bento da Silva (recolhida no Presídio Feminino de Patos); Gilson Argelin de Lucena (recolhido no Presídio Regional de Patos) e José Emerson Pereira dos Santos (recolhido no Presídio Regional de Campina Grande).
Fonte: secom

Prazo para entrega de documentos de isenção do IPVA termina nesta Quinta-feira


Termina na próxima quinta-feira (31), o prazo para que os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2, que solicitaram a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), apresentarem a documentação exigida pela Secretaria de Estado da Receita e assim garantir a concessão do benefício.

Os portadores de deficiência, taxistas, transporte escolar com até 16 passageiros e os proprietários rurais de motos agrícolas de até 200 cilindradas precisam comprovar os requisitos para terem direito à isenção. Os proprietários que compraram veículo este mês (novo ou usado) com placas finais 1 e 2, que estão dentro das categorias isentas, têm direito ao benefício, mas também precisam preencher o formulário e entregar a documentação até o final deste mês.

O proprietário precisa ficar atento ao final da placa do veículo e ao calendário do tributo em 2013. Segundo a Portaria publicada no Diário Oficial do Estado, a data do vencimento da 1º parcela ou da opção da cota única com redução de 10% do IPVA será, agora, o prazo limite para comprovar a isenção já requerida. Em fevereiro, por exemplo, será a vez dos que requisitaram a isenção dos veículos com placas finais 3 e 4 de comprovarem os dados na repartição fiscal.
Secom

Carnaval 2013 de Cajazeiras, veja a programação!


A Prefeitura de Cajazeiras, município do Sertão paraibano, divulgou pelas redes sociais na tarde desta quinta-feira (10) a programação oficial das atrações musicais que vão se apresentar durante o carnaval.A programação do carnaval em Cajazeiras começa no dia 8 de fevereiro e vai até o dia 12. Os grandes nomes anunciados são das bandas de forró Garota Safada e Aviões do Forró e do grupo Biquini Cavadão

08/02 - Sexta-feira
Wesley Safadão e Garota Safada, Baile do HawaiI, Revelasamba, Garotos do Axé e Zuzueira.  09/02 - Sábado Kiko Salli, Orquestra Uiraunense, Pagodão SA e Requebrança. 10/02 - Domingo Ramon Schnaayder, Arromba Elétrico, Orquestra Santa Cecília e Bonde da Levada

11/02 - Segunda-feira Aviões do Forró, Chica Boa e Pegada de Luxo12/02 - Terça-feira Biquini Cavadão, Banda Nagibe, Banda Abala e Chicleteá.

Ascom Cajazeiras

Após tragédia em Santa Maria (RS) boates na Paraíba serão fiscalizadas

A presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Giucélia Figuereido, disse nesta segunda-feira (28) que haverá ação uma conjunta de fiscalização preventiva nas boates e casas de shows de João Pessoa.Segundo ela, a ação será discutida nesta quarta-feira pelo Ministério Público, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de João Pessoa. “Vamos antecipar as fiscalizações, pois a tragédia do incêndio em uma boate em Santa Maria (RS), infelizmente é uma alerta para todos os gestores”, disse.

O calendário de fiscalização preventiva, segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Jobson Ferreira, foi executado no ano passado. Segundo ele, as casas de shows e boates em João Pessoa estão seguindo as normas técnicas do Corpo de Bombeiros, que obriga o uso de extintores de incêndio, saídas de emergência, sistema de iluminação e detecção de fumaça.“Temos apenas duas grandes casas de shows em João Pessoa com área acima de 750 metros e ambas possuem brigadas de incêndio”, disse o coronel. Segundo ele, a tragédia em Santa Maria pode ter sido provocada por superlotação.


O prefeito Romero Rodrigues (PSDB), de Campina Grande, determinou fiscalização relativa das licenças para funcionamento de boates, casas de shows e estabelecimentos de lazer similares da cidade.Ainda abalado com a morte de 231 pessoas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Romero acredita que o fato lamentável que está comovendo o Brasil deva servir de exemplo para que o poder público adote providências no sentido de evitar novas tragédias.
Fonte: portaldolitoral

Além das mortes em boate, 70 pacientes estão em estado grave, número de mortos pode chegar a 300, diz médico


Rio Grande do Sul - O médico pneumologista Abdias Baptista de Melo Neto afirmou ao iG que 70 pacientes estão em estado crítico, o que pode elevar a 300 o número total de vítimas do incêndio que até agora matou 231 pessoas em uma boate em Santa Maria (RS).Melo Neto é um dos voluntários que desde ontem participam do socorro aos sobreviventes. Entre 7h e 21h30, ele recebeu, em três hospitais, os pacientes que chegavam nas ambulâncias do Samu.

“Dos pacientes atendidos, mais de 70% tiveram queimaduras aéreas: nariz, boca, laringe, traqueia e pulmão. Alguns ficam em observação hospitalar, mas outros precisaram de ventilação mecânica [respirador]”.Ele afirmou que o que mais chama a atenção é que “esse tipo de paciente chega bem, sem queixas, além da irritação da garganta, mas acabam evoluindo mal”. É por essa razão que ele fez uma “estimativa” de quantos pacientes podem acabar morrendo nas próximas horas. “Deve passar de 300 mortos. São cerca de 70 pacientes em estado crítico, potencialmente graves, com risco de óbito, sem contar quem esta em situação grave, mas em melhora clínica”, afirmou.

Melo Neto conta que viu “muitas cenas de pessoas que entraram em desespero, em choque. Perderam filhos únicos, pais, irmãs, todo o tipo de relação familiar foi desfeita pela tragédia”:“A nossa mente foi até o inferno e não conseguiu voltar. É uma cicatriz permanente porque não há treinamento técnico que prepare alguém para o que a gente viu”, disse. “As imagens que lembram o holocausto: corpos empilhados, alguns sem identificação”.Apesar da maratona de ontem, o médico já voltou a trabalhar. “Estou desde cedo trabalhando. Vou aos hospitais para ajustar no tratamento de quem está estável e para avaliar quem terá a necessidade de ser transferido para Porto Alegre”.
O Dia

domingo, 27 de janeiro de 2013

Desterro e Cacimba de Areia lideram ranking de chuvas na Paraíba; nível já é acima da média histórica

O município de Cacimba de Areia, no sertão paraibano, registrou o maior índice pluviométrico do Estado este ano. A cidade, que fica localizada a 300 quilômetros de João Pessoa, recebeu 179.4 milímetros e lidera o ranking das chuvas contabilizado pela Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, também foram registradas chuvas significativas em Desterro (149.9 mm), Livramento (140.4 mm), Lastro (125 mm), Coremas (104.8 mm) e São Francisco (102.4 mm). “Os números estão um pouco acima da normalidade, uma vez que algumas cidades já ultrapassaram a média histórica para o mês de janeiro, que é de 100 mm”, observou a meteorologista Carmem Becker.


Apesar dos altos índices pluviométricos registrados nas duas últimas semanas, a expectativa dos meteorologistas do Governo do Estado é de que haja uma diminuição das precipitações nos próximos três dias. “Daqui até o inicio da próxima semana não deveremos ter grandes chuvas no Sertão. No Litoral, Brejo e Agreste podem ocorrer chuvas esparsas. Lembrando que o período mais chuvoso destas três últimas regiões só começa em abril”, ressaltou Becker.
Secom PB 

Novas pegadas de dinossauros são descobertas em Sousa


Um vídeo cedido cinegrafista amador, Lucivaldo M. da Silva, que teve a narrativa do senhor Francisco Ventura, conhecido popularmente como “Chico Ventura”, mostra com detalhes e riqueza várias trilhas de espécies de dinossauros em uma fazenda localizada a 6 quilômetros da cidade de Sousa.
Conforme informações, várias pessoas tinham conhecimento da existência das pegadas naquela localidade, mas até o momento os rastros s não foram explorados por especialistas, podendo assim desaparecer devido à erosão que ao longo do tempo vem castigando essa relíquia histórica.“Chico Ventura” revelou que na década de 70 trabalhava como motorista e sempre passava pelo local, que era conhecido pelos moradores como pegadas de boi.

 Só alguns anos depois, as trilhas foram fotografadas, e logo ficou constatado que os rastros realmente se tratavam de pegadas de dinossauros, mas ficaram no anonimato.Preocupados com o possível desparecimento das trilhas o cinegrafista amador Lucivaldo, juntamente com “Chico Ventura” e amigos, resolveram fazer um vídeo para ser exposto na imprensa com a intenção de chamar atenção das autoridades competentes e consequentemente tentar salvar aquele patrimônio.
Conforme informações de Licivaldo o lugar é de difícil acesso, além de ser proibida a entrada de pessoas estranhas.Clique Aqui e Veja o vídeo da descoberta
Diário do Sertão

Apesar de chuvas, Paraíba levará um década para se recuperar da grande seca de 2012

A volta das chuvas no semiárido nordestino trouxe a esperança de dias melhores ao sertanejo, mas ainda estão longe de acabar com a devastação ambiental causada pela seca desde o início de 2012. Segundo especialistas e autoridades, a recuperação de um período de estiagem tão longo e intenso só deve acontecer em uma década. Isso, caso as chuvas voltem à média nos próximos meses e ações governamentais sejam tomadas para garantir o abastecimento de água. A seca 2012-2013 já é considerada a pior em pelo menos 40 anos.

Em muitas regiões do sertão, a semana foi de chuva intensa, que chegaram a causar prejuízos e levaram municípios que sofriam com a seca a decretar emergência no Piauí e na Bahia. Porém, devido ao deficit hídrico acumulado, as chuvas não devem ser capazes de suprir toda a carência deixada nos últimos meses. É a chamada "seca verde", quando o pasto floresce, o chão fica úmido, mas não houve um bom acúmulo de água.

Segundo um estudo do Etene (Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste), ligado ao Banco do Nordeste, os Estados também sofreram severamente com a perda de lavoura, o que levará um tempo para ser recuperado. Em 2012, por exemplo, houve uma queda da safra de 85% de milho e feijão no Ceará --foram 1,179 milhão de toneladas colhidas em 2011, contra 176 mil no ano passado. A perda foi a maior desde 1958.
Mais PB com Uol

MEC divulga novas lista de aprovados no Sisu nesta Segunda


O Ministério da Educação (MEC) divulga, na próxima segunda-feira (28), a segunda chamada de selecionados no Sistema de Seleção Unificada(Sisu), na página do programa na internet. Os candidatos terão os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição de ensino.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As informações são da Agência Brasil.

De segunda (28) até o dia 8 de fevereiro, está aberto o prazo de adesão à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Pode aderir à lista o candidato não selecionado em nenhuma de suas opções de curso nas chamadas regulares e o candidato selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de ter efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita para a primeira opção de vaga do candidato.

A primeira edição deste ano do Sisu contabilizou 1.949.958 inscritos que disputaram 129.319 vagas em 3.752 cursos.
Com Jornal da Paraíba

Tragédia: Incêndio em boate no Rio Grande do Sul deixa pelo menos 180 pessoas mortas, diz polícia

Um incêndio de grandes proporções em uma casa noturna deixou até o momento 180 mortos em Santa Maria (RS) na madrugada deste domingo, segundo o comandante da Brigada Militar Cleberson Braida Bastianello em entrevista coletiva. A estimativa é que outras 200 ficaram feridas. O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. A área está isolada. 

"É um incêndio que causou dezenas de mortes. Estamos apurando o número final. É realmente significativo. Montamos um comitê gestor da crise no Farrezão (Centro Desportivo Municipal), onde está sendo feita a identificação dos corpos e facilitar o mais breve possível a liberação para os familiares", informou o comandante.De acordo com o tenente-coronel da Brigada Militar e vereador da cidade, João Vargas, o número pode chegar a 200. "As pessoas erraram a porta de saída, que fica ao lado do banheiro. Quase a totalidade morreu por asfixia. No desespero para sair, as pessoas foram encontradas no banheiro empilhadas, quase o teto", contou em entrevista à Rádio Gaúcha.Segundo um segurança que trabalhava no local no momento do incêndio, muita gente foi pisoteada. "Na hora que o fogo começou foi um desepero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou.

Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar está envolvido no atendimento, além de equipes da região e também da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, da Base Aérea, da Superintência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e voluntários.A assessoria do governador do Estado, Tarso Genro, informou que ele irá chegar ao município às 11h30. O governador se manifestou em seu Twitter na manhã deste domingo. "Domingo triste. Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", publicou.Em seguida, Tarso Genro divulgou uma mensagem de áudio sobre a tragédia. "Recebemos hoje pela manhã essa notícia gravíssima que enluta o Rio Grande do Sul e a cidade. Estou indo em seguido para acompanhar o trabalho e para compartilhar o luto da cidade que é de todo o Estado e todo o País", disse.Os corpos das vítimas estão sendo retirados em um caminhão da Brigada Militar e levados para um ginásio da região central onde será feito o reconhecimento. Uma força-tarefa do Instituto-Geral de Perícias foi montada para acelerar os trabalhos de identificação, além da investigação sobre as causas da tragédia. “Temos que agir rapidamente para amenizar as conseqüências”, declarou Michels.
Clique Aqui e Veja mais informações
Terra.com

sábado, 26 de janeiro de 2013

Em Matureia, calçamento de lateral da Av. José Jerônimo está sendo concluída


A prefeitura municipal juntamente com o governo do estado estão concluindo a obra que teve início dia 05 de Janeiro de 2011. De acordo com Taciana Wanderley, secretária de administração e finanças, a obra completa está avaliada em R$150 mil, disponibilizados através da Caixa Econômica Federal.

Com a obra, as pessoas que residem nas imediações da avenida não estarão mais sujeitas aos problemas causados pela poeira e pela lama na época das chuvas.

Maturéia1

TJPB notifica 107 prefeitos paraibanos por débito

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Abraham Lincoln, disse ontem que 107 prefeitos paraibanos foram notificados, no mês passado, por causa de débitos com precatórios. Segundo ele, os gestores podem ser condenados por improbidade administrativa. O desembargador, que foi o entrevistado de ontem do programa Correio Debate (Correio Sat), esteve acompanhado do juiz Aluízio Bezerra e foi recebido pelo superintendente do Sistema Correio, Alexandre Jubert.

“Existem precatórios de seis anos atrás. Alguns prefeitos já procuraram o nosso núcleo de precatório, e fizeram propostas para a quitação dos débitos. Os que ficarem inertes vão sofrer o sequestro de valores”, alertou, durante entrevista ao programa Correio Debate (Correio Sat). O desembargador disse que existem precatórios decorrentes da desapropriação de bens e da condenação dos entes públicos para o pagamento de salários atrasados. “O gestor condenado pelo não-pagamento de precatórios poderá responder por improbidade administrativa e, consequentemente, ser julgado pela Lei da Ficha Limpa”, esclareceu.


Durante a entrevista, Abraham Lincoln revelou que a Paraíba sofre o déficit de 70 magistrados. “Existem 230 juízes e mais de 500 mil processos em tramitação somente na primeira instância do TJ. Dividindo os 500 mil pelos 230 magistrados, verificamos que a média está bem acima do limite suportável. O número ideal desses profissionais seria na faixa de 300. Se tivéssemos mais magistrados e servidores, certamente teríamos uma prestação jurisdicional melhor”, destacou.
PortalCorreio

Aeronáutica investigará causa de acidente com avião do Governador Ricardo Coutinho

Secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, diz que avião passa por vistoria para emissão de laudo técnico. Aeroclube de São José da Mata é fechado O secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, informou no início da tarde desta sexta-feira (25) que as investigações sobre o acidente com o avião oficial do Governo do Estado, que conduzia o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, serão feitas pela Aeronáutica. O avião teve que fazer um pouso de emergência hoje, no aeroclube de São José da Mata, distrito de Campina Grande. Ele pousou de barriga na pista do aeroclube que está fechado.

As primeiras informações são de que o avião apresentou um problema no trem de pouso e o piloto precisou fazer um pouso forçado. Estavam no aviao o governador , o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento, Ricardo Barbosa, o ajudante de Ordens, capitão Anderson Pessoa, e dois tripulantes.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do Estado. Ninguém ficou ferido.O avião ficou bastante danificado. O trem de pouso do avião, modelo Sêneca, que tem lugar para cinco pessoas, não teria funcionado. O piloto teve que fazer a manobra arriscada. O pouso já estava previsto para ocorrer mesmo no aeroclube de Campina Grande, segundo o secretário chefe do Gabinete Militar, coronel Fernando Soares Chaves.

Após o susto, o governador manteve sua agenda de trabalho em Campina. Ele participou da inauguração de uma Unidade de Policiamento Solidário (UPS), no bairro do Mutirão.A causa do defeito no avião do Governo do Estado, ainda é desconhecida. O avião permanecerá no Aeroclube de Campina Grande, no distrito de São José da Mata. Será submetido à uma vistoria, para a emissão de laudo técnico informando a causa da avaria.
PortalCorreio

Conta de luz fica mais barata em todo o País, mas redução na Paraíba é mínima. Veja!


Em pronunciamento em rede nacional, no rádio e na TV, a presidente Dilma Rousseff anunciou ontem à noite que decidiu ampliar a redução das contas de luz e também antecipar o início do desconto.
Segundo afirmou a presidente, a partir de hoje as contas residenciais ficarão 18% mais baratas, ao contrário dos 16,2% anunciados inicialmente. No caso da indústria, agricultura, comércio e serviços, a redução será de até 32%. A promessa inicial era reduzir as tarifas a partir do dia 5 de fevereiro.

REDUÇÃO MENOR NA PARAÍBA
Contudo, na Paraíba, a partir de abril, a redução na conta da energia deverá ficar menor para os usuários que consumem entre 50 KW/hora e 300 KW/hora. A lei 9.933, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Ricardo Coutinho, em dezembro, elevou a alíquota de ICMS de 20% para 25% para as unidades que consomem acima de 50 KW/hora a 100 KW/hora, enquanto os consumidores acima de 100 KW/hora vão contribuir a partir de abril com o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep), em mais 2%, o que totalizará 27%.

COFRES PÚBLICOS
A presidente Dilma Rousseff não explicou, contudo, quanto será necessário desembolsar dos cofres públicos para bancar a redução. Nem a Aneel nem o Tesouro Nacional explicaram qual será o impacto dessa bondade adicional. A previsão inicial, para os percentuais antigos, era de que fossem aplicados R$ 3,3 bilhões do caixa federal.Em meados de 2012, havia uma proposta no Ministério da Fazenda que previa um desconto para a indústria de até 30%, mas esse cálculo acabou sendo descartado à época por conta do aperto fiscal.
Com JP

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Teixeira PB: Prefeitura decide por parcelamento dos salários atrasados; Saiba como será o pagamento

A Prefeitura Municipal de Teixeira decidiu, em sua última reunião com representantes do Sindsert na Sexta-feira passada (18/01), pelo parcelamento do pagamento dos salários do servidores, atrasados desde o mês de Dezembro. A decisão tomada na reunião não havia sido divulgada até o momento, mas soubemos por fonte fidedigna que a notícia do parcelamento dos salários procede.

Segundo informações cedidas a nossa reportagem, os salários serão pagos em 10 vezes, com o pagamento das parcelas se iniciando no fim de Janeiro e sendo quitadas em Outubro. Também foi mantida a proposta do pagamento do Terço de Férias agora no fim de Janeiro, juntamente com o salário do mês e a primeira parcela do pagamento de Dezembro. O pagamento será feito nesses termos aos servidores que aceitarem a proposta, do contrário devem entrar com processo judicial. Os servidores que aceitarem a proposta devem assinar um documento em suas respectivas secretarias imediatamente, e aguardar o pagamento.

Os salários dos servidores municipais de Teixeira está atrasado desde o final da gestão anterior (Dezembro de 2012) e ainda não foram pagos. Muitos servidores nem sequer puderam pagar suas contas mensais, atrasando-as, e prejudicando o próprio funcionamento da economia local. A expectativa é de que, com essa medida, o problema seja finalmente resolvido.
Raízes do Sertão:.s

Teixeira começa aração de terras de pequenos produtores rurais

A Prefeitura Municipal de Teixeira por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura iniciou hoje (terça-feira 23), aração de terra dos agricultores de baixa renda do município.

O prefeito Edmilson Alves dos Reis “Nego de Guri” acompanhado do secretário de agricultura, Urbano Batista, fez a locação de duas máquinas, o trabalho é executado a partir de recursos próprios do município.

O Secretário Urbano Batista disse que o programa de aração das terras será feito obedecendo a um calendário discutido e aprovado pelo CMDRS, e que segundo os próprios agricultores a aração das terras não vinha acontecendo de forma igualitária há anos.

“Esses cortes de terras serão feitos dentro de uma programação elaborada e aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, os agricultores reclamavam muito que suas terras não eram aradas em anos anteriores” afirmou Urbano.

A prefeitura este ano está colocando á disposição dos agricultores dois tratores, na próxima sexta-feira (25), haverá uma reunião com o CMDRS Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e Sustentável, para aprovação do calendário e posteriormente informar a cada Associação Comunitária o dia em que as máquinas estarão no setor.

Secom Teixeira-PB

Hemonúcleo de Patos realiza campanha para aumentar número de doadores

A equipe do Hemonúcleo da cidade de Patos vai realizar uma mobilização, no próximo dia 30, onde haverá entrega de panfletos visando sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Durante a campanha, será feito o transporte de pessoas que queiram doar até a sede do Hemonúcleo, local onde será feita a coleta.De acordo com a secretária do Hemonúcleo de Patos, Silvana Corsino, a unidade precisa garantir o estoque sanguíneo. “A situação é preocupante, tendo em vista que durante esse mês faltou sangue do tipo B+ e os dos fatores NH negativos: A, O e AB – no nosso estoque, o que nos obrigou a fazer um trabalho mais específico na busca ativa desse tipo de sangue”, enfatizou Silvana.

Ela revelou também que outro problema que dificulta o trabalho de coleta diz respeito aos doadores que chegam embriagados, principalmente nesse período, querendo doar, o que não é permitido, uma vez que pessoas alcoolizadas não podem fazer doações, por isso o trabalho de coleta para o período carnavalesco é feito com antecedência.Atualmente o Hemonúcleo de Patos trabalha com um déficit de 100 doadores, tendo em vista que o número atual de doadores é em torno de 400, e o necessário para garantir um estoque de segurança seriam 500 doadores. 

Todo o sangue coletado fica armazenado na sede do órgão e abastece os hospitais locais e também de outras cidades que, quando necessitam de um determinado tipo de sangue, solicitam ao Hemonúcleo, pois é feito um trabalho em parceria com toda a rede de Hemonúcleos de Estado.A validade de cada bolsa de sangue é de 34 dias para o concentrado de hemácias, que é o mais usado, e um ano para o plasma, que é usado em casos de queimaduras. O intervalo entre cada doação é de dois meses para homens e três para mulheres. Para ser doador a pessoa deve ter entre 16 a 65 anos, ter acima de 50 kg e portar documento com foto. Na hora da doação a pessoa deve estar bem alimentada e com boa saúde.
PortalCorreio

Procon pede investigação sobre empresa Telexfree; prática comercial é amplamente divulgada em Patos e região

Em Patos, uma prática comercial aparentemente fácil e lucrativa promovida por uma empresa internacional está incorporando muitos adeptos. Os exemplos de sucesso transparecidos por algumas pessoas e a facilidade de ingresso são alguns dos fatores que têm levado cada vez mais pessoas a entrar no quadro de consumidores da TelexFree. Porém, o que pode ser uma fórmula infalível para conseguir uma renda extra, também pode se tornar uma incômoda dor de cabeça.

Isto porque a prática empregada pela empresa de venda de VoIP foi estudada pelo Procon do Estado do Acre depois de consumidores acreanos requisitarem esclarecimentos sobre a legitimidade do empreendimento. De acordo com os primeiros estudos, a marca pode ser categorizada como infratora contra a economia popular de acordo com a lei nº 1.521 de 26 de dezembro de 1951 por utilizar marketing multinível com o modelo financeiro da Pirâmide de Ponzi. Diante das primeiras constatações, o órgão enviou uma denúncia ao Ministério Público do Estado no início deste ano para investigar a legitimidade do funcionamento da TelexFree.

Já conhecido por ser empregado em outras empresas, o Marketing Multinível é um método financeiro de recrutamento que requer o investimento de novos associados. Estes novos recrutas têm, entre suas tarefas, recrutar outros novos associados, levando possivelmente à saturação de mercado ou até mesmo à desestruturação da rede de contatos. O que pode levar ao uso da Pirâmide de Ponzi: de acordo com este sistema um produto de alto valor é posto à venda. O recrutamento de outras pessoas para o processo seria a melhor forma de adquirir o tal produto. A insustentabilidade do processo está no grande risco das pessoas que ficam na base da pirâmide não lucrarem e perderem o investimento aplicado.
MaisPatos/GaleraJovem

MPF entrou com 76 ações de improbidade em 2012


O Ministério Público Federal na Paraíba divulgou nesta quarta-feira (23) uma balanço da atuação realizada em 2012. Durante todo o ano as três unidades do órgão na Paraíba ajuizaram 76 ações de improbidade administrativa. Elas são referentes a irregularidades ocorridas entre os anos de 2001 e 2011, sendo que sete tramitam em segredo de justiça. Entre as punições cobradas está a devolução de recursos federais aplicados irregularmente.

Um balanço preliminar divulgado em dezembro apontava que o MPF havia impetrado 63 ações de improbidade administrativa contra prefeitos, ex-prefeitos e servidores públicos em 2012. Os dados eram referentes ao período entre janeiro e novembro do ano passado e foram publicizados quando da divulgação do relatório anula de atividades do Fórum Paraibano de Combate À Corrupção (Focco).Segundo o que foi divulgado nesta quarta, em decorrência das denúncias envolvendo diversas irregularidades na aplicação de recursos públicos federais, foram instaurados pelo MPF, diversos procedimentos investigativos a partir de relatórios de fiscalização da Controladoria Geral da União, Tomadas de Contas Especias, Relatórios de Fiscalização, Acórdãos do Tribunal de Contas da União, dentre outros. Durante a instrução, foram identificadas evidências de enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e desobediência aos princípios da administração pública.

O MPF destacou que os fatos citados nas ações de improbidade administrativa também geraram ações penas, que estão tramitando na Justiça Federal da Paraíba e nos casos que envolvem foro privilegiado serão ajuizadas ações no Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
G1.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Teixeira PB: Chuvas indicam início de "inverno" no município, diz metereologia

Chuvas podem indicar início de inverno e fim da seca na região.
A chuvas que vem caindo diariamente no município de Teixeira e em toda a região desde o último Sábado, não só vem animando os munícipes, mas também a metereologia.

Segundo dados da AESA, a Agência de Gestão de Águas do estado da Paraíba, órgão responsável pela monitoração da chuva na região serteneja, a chuvas que estão animando a população são um importantes sinal de que o longo período de seca que já dura mais de 1 ano, está chegando bem perto do fim. Os dados da agência indicam que choveu ao todo 265 milímetros em toda a região serrana (Serra do Teixeira) com destaque para os municípios de Desterro, que choveu 126 mm; e Teixeira, cujos dados oficiais ainda não foram apurados. Esses dados são fortes indícios do início de período de chuvas na região.

Outro forte indício, ainda apontado pela metereologia, é o horário em que começam as pancadas de chuva. Em todo o município de Teixeira e nas cidade vizinhas, os primeiros "serenos" começam por volta da 17h e se prolongam até as 3h, quando estão mais forte. Essas características são bastante comuns nas chuvas invernadas, ou seja, que ocorrem no Verão. Mas como sempre, há os dois lados da moeda. Os dados metereológicos indicam, porém, que ainda não é hora de se alegrar tanto. Assim como o período de chuvas é continuo, uma estiagem posterior também pode ser; ou seja, ainda não é hora dos agricultores iniciarem  grandes plantações e sim de estocar água. Apesar dessa informação, a expectativa de chuvas ainda é bastantes animadora, pois deve chover diariamente até este fim de semana. Clique Aqui e Veja a previsão do tempo para Teixeira.
Raízes do Sertão:.s

Acidente com jovens de Desterro foi destaque no JPB desta Segunda-feira

O JPB 1ª Edição desta segunda (21), destacou o acidente ocorrido com as jovens desterrenses Bruna Silva e Vanusa Silva Limeira, ambas morreram quando o carro em que elas viajava colidiu com um caminhão que trafegava na contramão na cidade de São Paulo, o acidente ocorreu na madrugada do Domingo (20).Duas paraibanas que estavam de férias em São Paulo morreram em um acidente de trânsito ocorrido na madrugada deste domingo (20) na rodovia Raposo Tavares. Um caminhão de lixo na contramão provocou a colisão, segundo a polícia. 

As paraibanas Bruna Silva Batista, de 17 anos, e Vanuza Silva Limeira, de 25 anos, morreram na local. Elas voltariam na terça-feira (22) para o Estado e moravam no distrito de Tataíra, pertencente ao município paraibano de Desterro ( a 368 quilômetros de João Pessoa).O veículo estava com cinco pessoas. As outras três vítimas continuam internadas no hospital na Capital paulista.O impacto da batida foi tão forte que um dos eixos do caminhão quebrou. Destroços ficaram espalhados pela via. Três das quatro faixas da pista chegaram a ser interditadas para a realização da perícia.

O motorista do caminhão de lixo, José Carlos Rodrigues, de 47 anos, tinha saído do Rio de Janeiro e iria entregar o veículo em Santa Catarina. De acordo com a polícia, ele contou que pretendia pegar a rodovia Régis Bittencourt, mas se confundiu com as placas e entrou na contramão na Raposo, provocando o acidente.O motorista não fez o teste do bafômetro, mas a Polícia informou que ele não apresentava sinais de embriaguez. Ele foi indiciado por homicídio culposo e vai responder em liberdade.Clique Aqui e Assista ao vídeo no YouTube
Desterro1