domingo, 31 de março de 2013

Teixeira PB: Bispo Diocesano visita município na manhã de hoje

Foto: Thadeu Filmagens
O Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, foi recebido com muita alegria pela Paróquia de Santa Maria Madalena na manhã deste Domingo (31/03).

Na ocasião, o bispo foi recebido pelo padre José Nildo, pelo prefeito de Teixeira Nêgo de Guri, demais autoridades e parte da população católica do município. Também houve uma apresentação da banda filarmônica e fogos. Em seguida, Dom Eraldo participou da celebração da Missa de Páscoa na Igreja Matriz.

O bispo ficará em Teixeira, onde será ofertado a ele um almoço com alguns membros de pastorais, movimentos e serviços. Descansa um pouco e às 16h fará sua visita a Paróquia de São Francisco em Matureia.
Raízes do Sertão com informações do EJCTeixeira

Prefeito de Teixeira Nêgo de Guri sanciona duas nova leis. Confira!


O prefeito “Nego de Guri” sancionou no último dia 26, duas leis que beneficiam diretamente o município de Teixeira.

A primeira delas é a Lei nº 207, de 20 de fevereiro de 2013, que institui no calendário oficial de eventos da cidade a “Semana Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher”.

De acordo com a lei, o evento acontecerá no período o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, sendo encabeçado pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com outras secretarias e mantendo parceria com a iniciativa privada e instituições governamentais.

Já a Lei nº 208, de 20 de fevereiro de 2013, propõe a contratação de artistas locais para a realização de quaisquer festividade promovida e patrocinada pelo Poder Público Municipal, como festas juninas, emancipação política, entre outras. Tal lei visa a valorização dos artistas locais, dando-lhes incentivo na representação do município.
Segundo o prefeito, “a meta da atual gestão é trabalhar para o bem da população, buscando fazer sempre o melhor, de acordo com as possibilidades e com o que todos os teixeirenses merecem.”
Secom Teixeira-PB

Governo do Estado faz ampliação na Maternidade Peregrino Filho em Patos


O Governo do Estado vem ampliando serviços na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, a fim de garantir maior assistência à saúde da mulher. Na próxima quarta-feira, dia 03, será reaberto o ambulatório de pré-natal de alto risco, que atenderá a elevada demanda de toda a região.

Exame de colposcopia, CAF - Cirurgia de Alta Frequência, considerado na atualidade o melhor tratamento para a remoção de lesões pré-malignas do colo uterino, sendo importante para se evitar cirurgias mais agressivas e mutiladoras como a histerectomia total, são alguns dos procedimentos que farão parte da rotina dessa nova área que contará com equipe multiprofissional da Maternidade.

Sobre a abertura desse consultório, o diretor clínico da Peregrino Filho, Paulo Athayde, explica que existe uma carência muito grande por esse serviço direcionado ao pré-natal de alto risco, o que eleva a demanda de pacientes do SUS, fazendo-os procurar centros como Campina Grande e João Pessoa, por não poderem pagar um tratamento particular. “Existe deficiência de atendimento de pré-natal de alto risco nessa região. Uma das preocupações é em relação ao colo de útero. Sabemos que quando ele é diagnosticado precocemente se consegue a cura na maioria das vezes”, explica o diretor clínico da Maternidade de Patos.
MaisPatos

Cidade da Paraíba tem Educação do futuro; Confira!


Com 2.504 habitantes, o município de Várzea, no Sertão da Paraíba, conseguiu ser o único do Estado e um dos três nordestinos com educação do futuro. O município faz parte das 90 cidades brasileiras que cumpriram requisitos de aprendizagem esperados para o ano de 2022. De acordo com os educadores da cidade, não há segredo em se tratando de ensino. Em Várzea, as escolas públicas municipais trabalham a base do aluno, desde a pré-escola, de uma forma integrada, entre gestores, professores e família.

Uma das menores cidades da Paraíba, mais exatamente a 14ª no quesito população, Várzea poderia ser um município como outro qualquer, mas ganhou destaque na Educação depois de um esforço contínuo que conseguiu transformar o aprendizado local. Nas cinco unidades de ensino municipais (além de uma creche), sendo que apenas uma escola na zona urbana, estudam 542 alunos, com 42 professores (apenas um não possui graduação).Segundo o secretário Municipal de Educação, José Amilton Medeiros, 25% dos professores possuem especialização na área de Educação Infantil, mas o diferencial vai além da graduação dos docentes.

A preocupação com a educação das crianças e jovens do município projetou a cidade para um reconhecimento nacional, através da meta que foi instituída pelo ‘Todos pela Educação’, um movimento da sociedade civil brasileira que contribui para assegurar que as crianças e jovens brasileiros tenham educação básica de qualidade no prazo de nove anos. Dentro dos requisitos esperados, as escolas devem ter, pelo menos, 70% dos alunos no 5º ano do Ensino Fundamental com o aprendizado esperado em Português e Matemática.
Blog Paraiba Hoje

Número de pessoas assassinadas na Semana Santa sobe para 20 em JP


A onda de assassinatos não para na região metropolitana de João Pessoa. Entre a noite desta sexta-feira santa (29) e a manhã deste domingo (31), 20 homicídios foram registrados. Os últimos crimes ocorreram nos bairros do Altiplano Cabo Branco, João Agripino, Funcionários em Santa Rita.

Na madrugada deste domingo, o jardineiro Jonathan Micael Feitosa Barbosa (18) morreu depois de sofrer quatro tiros no bairro dos Funcionários I. Segundo a polícia, ele bebia com um amigo, que fugiu do local. As autoridades investigam para descobrir as causas e saber se o rapaz que bebia com a vítima fugiu para não ser assassinado ou se ele tem alguma responsabilidade no crime.Na noite do último sábado, o auxiliar de serviços gerais, Carlos Alexandre Pereira dos Santos, (30), foi morto com dois golpes de faca no pescoço, no bairro João Agripino, na Capital. A polícia informa que os motivos do crime ainda são desconhecidos, mas disse que havia muitas garrafas de bebida, o que indica que a vítima pode ter ficado escessivamente embriagada.

Na tarde de sábado, dois assassinatos foram registrados. O primeiro crime ocorreu dentro de um bar em Santa Rita. O outro crime aconteceu no Altiplano Cabo Branco. As vítimas não foram identificadas e a polícia não tem pistas dos autores. Os corpos foram levados à Gerência de Medicina e Odontologia Legal, no bairro do Cristo Redentor.
Portal Correio

Prefeitos paraibanos cobram mais ações e recursos do Governo Federal


Prestes a completar 100 dias de mandato, prefeitos paraibanos reclamam dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do atual Pacto Federativo e das ações do Governo Federal de combate à seca – que assola a região Nordeste e, principalmente, o Sertão paraibano. Para tentar mudar a situação, a Confederação Nacional de Municípios (CNN) já definiu a pauta da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá na primeira quinzena de julho.

O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Rubens Germano, Buba Germano, disse que a pauta do encontro será voltada para a discussão de possíveis mudanças no Pacto Federativo. “O atual modelo é complicado, porque concentra renda em quem não executa que é a União”, ressaltou.Buba afirmou que à relação do Governo Federal com os municípios é muito complicada. Segundo ele, esse problema é antigo, pois os governos não abrem mão de suas receitas. Ele acredita que é através da mobilização que os prefeitos têm conseguido muitos avanços no que diz respeito à relação com o Governo Federal. “Não tem outra maneira, a não ser, a discussão pacifica. Acho que o grande avanço, agora, é colocar em pauta a discussão do Pacto Federativo”, comentou Buba.

O prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB), disse que a mobilização dos prefeitos tem surtido efeito, principalmente, em relação à divisão igualitária dos recursos oriundos dos royalties. Ele espera que as discussões sobre o Pacto Federativo também avancem, já que é pauta da próxima Marcha. O gestor classificou a divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como injusta.
Correio da Paraíba

AESA diz que 51 reservatórios estão com até 20% da capacidade na PB

Açude em Serra Grande, no Sertão, registrou sangria na terça-feira.
O período de chuvas começou e conforme previsão dos analistas da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba, alguns açudes já estão retomando seus volumes. 

O órgão registrou o primeiro sangramento de um reservatório este ano no açude Cafundó, localizado no município de Serra Grande, no Sertão paraibano. O manancial do Cafundó tem capacidade para 313.680 metros cúbicos de água e ultrapassou o limite de sua lâmina máxima na última terça-feira (26).O açude do Serrote, em Monteiro, no Cariri, foi também o primeiro a entrar em colapso este ano e secou no último dia 18 de março, quando a Aesa registrou no local uma medição de 0,0% do seu volume. Conforme medição da Aesa, 51 reservatórios ainda estão com até 20% da capacidade, sendo 36 em observação e 15 em situação considerada crítica.

Ainda de acordo com a agência, oito municípios tiveram chuvas, segundo registro da última quarta-feira (27). As precipitações atingiram as estações de monitoramento nas cidades de Baraúnas, Cuité, Emas, Frei Martinho, Ouro Velho, Serra Branca, São Bento e Taperoá, no Curimataú, Cariri e Sertão do estado. A previsão dos meteorologistas da Aesa é de que o período chuvoso deve se estender até o mês de maio.

Fonte: Do G1 Paraíba

sábado, 30 de março de 2013

Aesa prevê mais chuvas no Sertão da Paraíba


A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) é de chuvas no Sertão do Estado durante o final de semana. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, a maior probabilidade é de que as precipitações ocorram durante as noites e madrugadas. O órgão não informou onde choveu entre a última quinta-feira e ontem, porque não houve expediente nos postos que registram o volume pluviométrico, em decorrência do feriado da Semana Santa. 

As chuvas ocorridas ao longo da semana no Alto Sertão fizeram com que o primeiro reservatório monitorado pela Aesa atingisse a sua capacidade máxima. O açude do Cafundó, no município de Serra Grande sangrou. Sua capacidade total é de 313.680 metros cúbicos, e no início do ano ele estava com apenas 44%.

A Aesa registrou ainda chuvas fracas em algumas cidades do interior. No município de Cajazeiras choveu na quinta-feira, deixando os agricultores esperançosos, conforme destacou o padre Janilson Rolim. De acordo com a Aesa, a previsão para hoje no Litoral é de sol com variação de nuvens, podendo ocorrer chuvas ocasionais. No Brejo, Agreste e Cariri, a previsão é de sol com variação de nuvens. Já para o Sertão, a agência prevê chuvas isoladas.
Correio da Paraíba

Escolas Públicas tem até 30 de Abril para se recadastrar no Mais Educação

As 32 mil escolas públicas que já participam do Programa Mais Educação têm até 30 de abril para fazer o recadastramento via internet na página do Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças (Simec) do Ministério da Educação. Sem o novo cadastro, as escolas deixarão de receber recursos financeiros e material didático de apoio para a educação integral, que amplia a jornada escolar para 35 horas semanais. 

O prazo para que as escolas pré-selecionadas para o programa façam o cadastramento, na mesma página, termina domingo (31). De acordo com o ministério, a meta é chegar até o final deste ano com 45 mil escolas públicas, situadas em regiões de vulnerabilidade social. 
O Mais Educação trará, de acordo com o MEC, novidades para este ano letivo. As atividades de cultura, lazer e de esporte foram agrupadas em um eixo comum, chamado de orientação de estudos e de leitura. Além disso, universitários, preferencialmente do curso de pedagogia, atuarão como monitores para acompanhar os alunos do Mais Educação. 

O programa garante aos estudantes do primeiro ao nono ano das escolas públicas participar de atividades no turno oposto ao que está em sala de aula, além de reforço escolar. As atividades ofertadas são voltadas para: meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, comunicação, educação científica e educação econômica. As instituições foram escolhidas por terem a maioria dos alunos atendida pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, assim como unidades com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) maior que 3,5 pontos e menor que 4,6 nos anos iniciais e entre 3,9 e 4,6 pontos nos anos finais do ensino fundamental. Também foram contempladas todas as escolas com menos de 3,5 pontos no Ideb.
Agência Brasil

Açude do Sertão é o primeiro a sangrar em 2013 na PB, diz Aesa


O período de chuvas começou e conforme previsão dos analistas da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba, alguns açudes já estão retomando seus volumes. O órgão registrou o primeiro sangramento de um reservatório este ano no açude Cafundó, localizado no município de Serra Grande, no Sertão paraibano. O manancial do Cafundó tem capacidade para 313.680 metros cúbicos de água e ultrapassou o limite de sua lâmina máxima na última terça-feira (26).

O açude do Serrote, em Monteiro, no Cariri, foi também o primeiro a entrar em colapso este ano e secou no último dia 18 de março, quando a Aesa registrou no local uma medição de 0,0% do seu volume. Conforme medição da Aesa, 51 reservatórios ainda estão com até 20% da capacidade, sendo 36 em observação e 15 em situação considerada crítica.

Ainda de acordo com a agência, oito municípios tiveram chuvas, segundo registro da última quarta-feira (27). As precipitações atingiram as estações de monitoramento nas cidades de Baraúnas, Cuité, Emas, Frei Martinho, Ouro Velho, Serra Branca, São Bento e Taperoá, no Curimataú, Cariri e Sertão do estado. A previsão dos meteorologistas da Aesa é de que o período chuvoso deve se estender até o mês de maio."Continuamos apresentando a mesma situação prevista na reunião climática, com início da temporada de chuvas. Já tivemos chuvas isoladas nos últimos dias no Sertão, que devem continuar", disse a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. Segundo o gerente de bacias hidrográficas Lucílio Vieira, as precipitações registradas ainda são insuficientes para que haja uma recarga nos volumes dos açudes.
Do G1 PB

Remédios sofrerão reajuste na próxima Segunda. Veja!


Os paraibanos vão ter somente este fim de semana para comprar remédios antes do anúncio do reajuste anual dos medicamentos. O Ministério da Saúde informou que nesta segunda-feira será publicada no Diário Oficial da União a tabela com o valor do teto máximo de reajuste autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), formada por uma equipe interministerial liderada pelo ministério. Se o aumento adotar o acumulado dos últimos 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Banco Central, como ocorreu no ano passado, a alta chegará a 6,31%.

Segundo o Ministério da Saúde, a indústria farmacêutica renova os preços logo após o anúncio do governo federal. O aumento de preços é calculado a partir de variáveis como as expectativas de inflação, de ganhos de produtividade das empresas de medicamentos e o preço dos insumos usados na produção dos remédios. É ainda levada em consideração no cálculo a variação da cotação do dólar e o índice de preços da energia elétrica.

Para o secretário da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos da Paraíba e membro do Conselho Deliberativo da Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Francisco Nóbrega, os gastos com remédios representam até, em alguns casos, cerca de 40% do orçamento mensal dos aposentados que ganham um salário mínimo (R$ 678).O farmacêutico da Big Ben, Sandro Michel, disse que o reajuste causa estranhamento nos clientes, mas não causa queda nas vendas. “Muita gente nota a diferença no preço, mas não deixa de comprar”.
Jornal da Paraíba

Um milhão de páginas da Ditadura Militar serão divulgadas na Internet


O antigo Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops) de São Paulo terá seus documentos divulgados na internet na próxima segunda-feira. 

Ao todo, são mais de um milhão de páginas digitalizadas.

O órgão era um dos maiores responsáveis pela opressão no período da ditadura militar. Segundo o Ministério da Justiça, as informações tendem a facilitar o trabalho da Comissão de Anistia, pois podem ajudar perseguidos políticos a provarem as agressões que sofriam.

A divulgação das informações é resultado de uma parceria entre a Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) .A digitalização está sendo feita há 2 anos e deve continuar até 2014.
SRZD

sexta-feira, 29 de março de 2013

Teixeira PB: Volta a chover forte na noite desta Quinta-feira.Confira!

Chuva foi marcada por fortes relâmpagos e trovões.
Choveu forte no início da noite desta Quinta-feira (28) em Teixeira, durante as celebrações da Páscoa.

A chuva ocorreu no início da noite, por volta das 6h30 e se prolongou até às 8h, sendo bastante forte, marcada por trovões, relâmpagos e muita água. As principais vias da cidade foram tomadas pela enxurrada que criou pequenos riachos e formou grandes poças d´agua.

Não é a primeira vez que choveu forte esta semana. Na última Terça-feira choveu no município durante quase toda a madrugada e também ouve pancadas na Segunda. As últimas chuvas estão ocorrendo em geral à noite e se intensificando durante a madrugada; o mesmo acontecendo nos municípios circunvizinhos. A ocorrência de chuvas esta semana em todo o estado foi uma pancada para a meteorologia, que previu dias secos e ensolarados.
Raízes do Sertão:.s

Incêndio destrói residência em bairro de Patos

Por volta das 08h:00 da manhã desta quinta-feira, (28), um incêndio foi registrado no Bairro Placas, em Patos.

O incêndio aconteceu na Rua Vila Santo Antônio, na residência da dona de casa Josefa Lopes da Silva, 42 anos.Segundo Dona Josefa, ela tinha ido a um velório, visitar um vizinho que faleceu. Logo em seguida, sua filha chegou chamando-a e dizendo que a residência estava pegando fogo.
De acordo com o Tenente Laurentino, vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros que após muito trabalho, conseguiu  dominar as chamas, que já se alastravam para uma residência vizinha, que também foi atingida parcialmente pelo fogo. Segundo relatos de moradores, uma das filhas da dona de casa é deficiente mental e provavelmente teria acendido um fósforo, dando início ao incêndio.As duas filhas da dona de casa estavam no interior  da residência no momento do incêndio, uma delas conseguiu sair, a outra foi resgatada por um vizinho. A residência de dona Josefa ficou totalmente destruída.  Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
MaisPatos.com

Prefeitura de Catolé do Rocha distribui sete toneladas de peixe à famílias carentes


A Prefeitura Municipal de Catolé do Rocha, através da Secretaria de Ação Social, efetuou na manhã desta quarta-feira (27), a distribuição do peixe da semana santa, as famílias carentes que residem nos bairros da cidade, além das comunidades rurais de Pau do leite e Rancho do Povo.

Mantendo a tradição, o prefeito Leomar Benício Maia determinou a compra dos pescado, através da Ação Social, numa quantidade de 07 (sete) toneladas de peixe d'água doce (tilápia), que foram entregues a cerca de 3.500 famílias carentes.O critério utilizado pela secretaria, para entrega das fichas, foi o de sempre, ou seja, famílias residentes nas localidades escritas e que já estão no cadastro dos programas sociais. As fichas foram entregues nas residências pelos agentes comunitários de saúde, e funcionários da própria Secretaria de Ação Social.
Este ano, além dos dois quilos de pescado, também foi entregue a cada família beneficiada, dois pacotes de macarrão.
A entrega foi efetuada na manhã desta quarta-feira, em pontos estratégicos, localizados nas adjacências dos bairros e comunidades atendidas.
Fonte: CatoléNews

Feriadão começa com acidentes graves na Paraíba


O primeiro dia da Operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal já registra até as 18h20 desta quinta-feira (28) oito acidentes com três mortos e cinco feridos. Uma mulher e dois homens morreram em dois acidentes, sendo um na BR-412 e outro na BR-230, de acordo com o inspetor Lucas da PRF-PB, o excesso de velocidade está entre as principais causas dos acidentes registrados até o momento.
Por volta das 8h da manhã desta quinta-feira (28) uma mulher morreu e cinco pessoas ficaram feridas em dois acidentes no interior da Paraíba, segundo a Polícia Rodoviária Federal, um dos acidentes aconteceu na BR-412 no sentido Campina Grande - Monteiro, no Cariri do estado, quando um veículo GM Prisma perdeu o controle e se chocou contra um caminhão-pipa que vinha no sentido contrário. Uma outra collisão na BR-230 deixou cinco pessoa feridas. Os feridos foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, o corpo da vítima do acidente no Cariri foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) também em Campina Grande.
Durante a tarde, dois homens morreram carbonizados quando um caminhão tombou e pegou fogo, segundo a PRF, um caminhão de sinalização viária que viajava em alta velocidade pela BR-230 no sentido Campina Grande - João Pessoa, invadiu a pista contrária, tombou e pegou fogo em seguida. Os dois homens que morreram estavam sendo transportados no compartimento de carga do veículo e não tiveram tempo de fugir.
G1-PB

João Pessoa é a décima cidade mais violenta do mundo. Veja!


A Rede de TV norte-americana CNN divulgou nesta quinta-feira (28) o ranking das 100 cidades mais violentas do mundo. Dados levantados pela organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Criminal apontaram João Pessoa como a 10ª cidade onde mais se praticam homicídios violentos, levando em conta a proporcionalidade da população.

Os dados são de 2012, quando a capital paraibana registrou 518 homicídios, com uma taxa de 71,59 assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes.Em 2011, João Pessoa ocupava a 29ª posição no mesmo ranking, após fechar o ano com 583 assassinatos, sendo 48,64 para cada grupo de 100 mil habitantes.Mesmo tendo apresentado uma pequena redução de um ano para outro, a cidade acabou ganhando mais destaque negativo na lista. A explicação é que as outras cidades mostradas pela ONG mexicana intensificaram ações para reduzir o número de assassinatos intencionais e violentos.

Como é o caso de Maceió, capital de Alagoas. No ranking de 2011, a cidade aparece ocupando o vergonhoso terceiro lugar, com 1.564 homicídios registrados e a absurda taxa de 135,26 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2012, após reforço nas ações de segurança pública, inclusive com interferência da Força Nacional de Segurança, Maceió reduziu para 801 homicídios (85,88/100 mil habitantes). Mesmo assim, ainda figura na relação divulga nesta quinta com no vergonhoso sexto lugar.Outras 15 cidades brasileiras aparecem na relação das 50 cidades mais violentas do mundo. A pesquisa levou em conta dados oficiais pesquisados em 189 países, alguns inclusive em conflitos e guerras civis. Mesmo assim, o Brasil, que sediará eventos esportivos internacionais, surge como o mais violento entre todos os pesquisados.
PortalCorreio

Papa Francisco lava pés de jovens detentos em Roma


O Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (28) uma cerimônia de Páscoa inédita em uma prisão de Roma, onde lavou os pés de detentos, incluindo jovens mulheres.

Mantendo a tradição da cerimônia da época em que era arcebispo de Buenos Aires, o Papa argentino celebrou a última ceia de Cristo e seus discípulos com o tradicional lava-pés de pessoas humildes e em dificuldade, em uma cerimônia que não foi transmitida ao vivo pela televisão.
"Quem está no ponto mais alto deve servir aos outros", disse o Papa, que preside pela primeira vez como pontífice os tradicionais ritos da Semana Santa.

"Isso é um símbolo e um gesto: lavar os pés quer dizer que estou a seu serviço", explicou o novo Papa a um grupo de cerca de 50 detentos de várias nacionalidades que participaram da missa.
Pensem que com esta cerimônia de lava-pés você mostra que está disposto a ajudar os demais. Pensem que é como um carinho de Jesus, porque veio para isso, para nos ajudar", disse o pontífice, que lavou os pés de 12 jovens, entre eles duas meninas, uma católica e uma muçulmana .A cerimônia foi acompanhada por cantos e música de violão e transmitida apenas pela emissora do Vaticano para proteger os detentos.Os demais ritos da Semana Santa serão realizados segundo a tradição.O Papa participará também da Via Crucis em torno do Coliseu romano na sexta-feira à noite, que deve ser transmitida ao vivo por diversas redes de televisão de vários países.
G1

quinta-feira, 28 de março de 2013

Teixeira-PB: Açude Riacho de Moças tem aumento de 2% em seu nível de água

Chuvas dos últimos dias aumentaram nível hídrico do açude.
O Açude de Riacho de Moças, que abastece os municípios de Teixeira, Maturéia e outros da região, registrou um pequeno mais significativo aumento em seu nível de água, que vinha bastante baixo desde o ano passado.

Segundo informações extraoficiais da Aesa, a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba, o açude Riacho de Moças teve um aumento de 1,4% em seu nível total de água, o que significa que o açude tem hoje 16% de sua capacidade em relação ao mês anterior que era de 14,6%. Os dados oficiais no site da Aesa ainda não foram divulgados com os níveis atuais, o que deve ser feito até o fim deste mês.

A capacidade máxima do açude Riacho de Moças é de 6.413.411 metros cúbicos de água, mas se encontra atualmente com apenas 933.681 metros cúbicos. Apesar das chuvas dos últimos dias, a previsão da metereologia não é animadora, de modo que o período de chuvas no estado começou bastante atrasado, o que para alguns especialistas pode significar mais um ano de seca. A população, porém, continua otimista, pois muitos açudes já estão sangrando devido as chuvas, e como se sabe a meterologia não é uma ciência exata.
Raízes do Sertão:.s

Prefeitura de Teixeira decreta ponto facultativo para a Páscoa.Veja!

A Prefeitura Municipal de Teixeira decretou ponto facultativo em todas as suas repartições por ocasião da Páscoa. Confira abaixo o decreto na íntegra:
DECRETO Nº 014/2013, DE 27 DE MARÇO DE 2013


Estabelece ponto facultativo nos órgãos e entidades da
Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Po-
der Executivo Municipal. O PREFEITO MUNICIPAL DE TEIXEIRA/PB, no uso de suas atribuições legais estabelecidas na Lei Orgânica do Município eCONSIDERANDO que o Município, tradicionalmente, festeja a semana santa como um evento que absorve grande parte dos seus habitantes dos mais diversos segmentos e atividades plurais;CONSIDERANDO, que o Município recebe durante este período muitos visitantes;

DECRETA:
Art. 1º. Fica declarado Ponto Facultativo nas repartições internas e externas da Prefeitura Municipal, no dia 28 de março de 2013, ressalvados os serviços e as atividades considerados de natureza essencial, especialmente na área da Saúde, Educação, coleta de lixo urbano e Segurança Pública.
Art. 2º. Os serviços essenciais deverão ser mantidos normalmente.
Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.
Teixeira/PB, 27 de março de 2013.

Secom Teixeira-PB

Prefeitura Municipal realiza limpeza do cacimbão do Açude Velho em Teixeira

O cacimbão do Açude Velho, reservatório muito antigo da cidade de Teixeira que há anos não recebia nenhum tratamento e/ou limpeza, foi enxergado pela atual administração. 

Nesta semana em que se comemorou o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Teixeira realizou do Cacimbão, retirando lixo e lama, e reconstruindo a parede que o rodeia. Segundo o prefeito “Nego de Guri”, além do reconhecimento histórico, o cacimbão é uma fonte riquíssima de água, e na situação em que a cidade se encontra, irá amenizar o sofrimento de muitos, inclusive dos criadores que podem utilizar a água para matar a sede dos animais. 

“Este cacimbão faz parte da história de nossa cidade, merece ter um cuidado especial, e hoje com a seca que estamos vivendo ele vai amenizar o sofrimento de muitos, em especial daqueles que criam alguns animais para o sustento da família e não tem de onde tirar água”, afirmou o prefeito. O cacimbão fica localizado no meio do Açude Velho, na entrada da cidade (sentido Patos-Teixeira).
Secom Teixeira-PB

Polícia Civil esclarece 78% dos crimes de homicídio em Patos


A Polícia Civil já alcançou  no ano de 2013, um alto índice de esclarecimentos dos  crimes cometidos em Patos.
 
Dos nove homicídios registrados até o momento, a Polícia já conseguiu elucidar sete, ou seja, 78% dos casos já foram solucionados.Em entrevista à imprensa na noite desta terça-feira, (26), o Superintendente da Delegacia de Polícia Civil de Patos Danilo Orengo, disse que essa é uma resposta rápida à sociedade que clama por justiça em casos como o de Grasielle Ramalho Sátiro, 26 anos, que foi assassinada na última sexta, (22), e afirmou que esse é um resultado do trabalho em conjunto das policias, que tem sido eficaz nesses números.
 
Na tarde desta terça, a Polícia conseguiu localizar e prender Samuel Rozendro da Silva, 30 anos, acusado de matar a jovem Grasielle. O acusado foi preso no Loteamento Massangana, Cruz do Espírito Santo, próximo a cidade de João Pessoa. Apesar do caso Grasielle ter sido crime passional, a maioria dos homicídios registrados em Patos estão relacionados por envolvimento com o tráfico de drogas.
 A população pode ajudar denunciando práticas criminosas através do Disque-Denúncia pelo 197 ou pelo contato de emergência da Polícia através do número 190.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima e o denunciante não precisa se identificar.
maispatos.com

AESA registra aumento de 8% na reserva hídrica do estado. Confira!

As chuvas registradas neste mês de março na Paraíba confirmaram as previsões meteorológicas da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) de que os índices pluviométricos ficaram dentro da normalidade. Estas precipitações provocaram um aumento de 8% na reserva hídrica do Estado. Nesta terça-feira (26), o açude Cafundó, em Serra Grande, sangrou.

De acordo com o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos Santos Vieira, no início deste mês a Paraíba estava com 27,28% de sua capacidade máxima, ou seja, a água acumulada nos reservatórios girava em torno de 1.075.000 metros cúbicos de água. Hoje este número é aproximadamente 1.416.000 metros cúbicos, o que representa 35,92%. “A recarga em nossos açudes foi significativa durante estes 27 dias de março e confirmaram a previsão de nossos meteorologistas. Além desta quantidade que ficou acumulada, temos que lembrar que muito já foi consumido durante o mês e também há uma porcentagem que naturalmente é perdida na evaporação”, observou. 


Sangrando – Nesta terça-feira (26), no município de Serra Grande, os moradores comemoraram o sangramento do açude Cafundó, que tem capacidade para 313.680 metros cúbicos. “Muitos açudes estão pegando água e a perspectiva é de que novos reservatórios voltem a sangrar nos próximos dias”, completou Vieira. Entre os mais beneficiados com as chuvas também está o açude Engenheiro Ávidos, na cidade de Cajazeiras, que tinha 39.000 metros cúbicos no começo do mês e hoje está com 43.000 metros cúbicos. A lista completa dos açudes monitorados pela Aesa e seus respectivos volumes estão disponíveis na internet, no site www.aesa.pb.gov.br.
Fonte: SECOM-PB

PRF inicia Operação Semana Santa na Paraíba


Assim como em todo o país, a Polícia Rodoviária Federal na Paraíba inicia à 0h desta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa.

De acordo com a assessoria de imprensa, a operação terá como objetivos intensificar as fiscalizações nas estradas federais que cortam o estado, combater o excesso de velocidade e embriaguez ao volante.A Operação Semana Santa termina à meia-noite do domingo (31).A PRF informou que houve um reforço nas escalas de serviço nos 11 postos fixos e nas rondas que fazem o patrulhamento móvel. Durante as fiscalizações, serão utilizados etilômetros – o popular bafômetro – e radares. Ações educativas contra acidentes também integram a mobilização da PRF para o feriado prolongado. Durante a abordagem, o motorista que cometer algum tipo de infração de trânsito será convidado a assistir a filmes de curta duração, do projeto “Cinema Rodoviário”. Segundo a PRF, o objetivo é sensibilizar os motorista quanto às consequências do desrespeito à legislação do Código Brasileiro de Trânsito.

Durante as fiscalizações, a PRF informou que dará maior atenção à BR-230, sobretudo nos trechos que ligam o litoral ao interior da Paraíba. A BR-101 também receberá atenção dos policiais rodoviários federais, principalmente nas proximidades de acesso às praias. Na Operação Semana Santa de 2012, a Polícia Rodoviária Federal na Paraíba registrou 49 ocorrências de acidentes com 32 feridos e três mortos.
G1PB