quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Teixeira-PB: Após 181 dias de licença, vereador retornará à Câmara Municipal; Confira!


Após 181 dias licenciado do Parlamento Municipal, o vereador Assis Catanduba (PR) retornará às atividades parlamentares na tarde desta quinta-feira, 31. O afastamento do vereador Assis possibilitou a posse do Suplente de vereador,José Edmilson Alves Monteiro (PR), popularmente conhecido como “Galego Prateado”.

De acordo com informações divulgadas por sua assessoria, Assis fez um acompanhamento médico para tratar de um problema de saúde que foi motivo para intervenção cirúrgica. Ele informou que continuará em acompanhamento médico.

Da base oposicionista, o vereador chegou a comentar que vem acompanhando os acontecimentos recentes na Casa de Leis. 
"Estou de volta ao Parlamento municipal e me coloco a disposição dos pares para continuar defendendo os interesses da sociedade”, afirmou Assis.

As Sessões da Câmara Municipal acontecem todas as quintas à partir das 17:00 horas.
Fonte: BlogdoAssisCatanduba

Teixeira tem dois dos sete açudes completamente secos da Paraíba; Veja!

Decreto do governo que prorroga o estado de emergência nas cidades foi publicado na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial

Devido à longa estiagem que afeta o Nordeste, o governo da Paraíba decidiu manter a situação de emergência em 170 municípios do estado por mais seis meses. Até a primeira quinzena de outubro, cinco reservatórios estavam completamente secos. De acordo com levantamento da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o número já chegou a sete.

O decreto do governo que prorroga o estado de emergência nas cidades foi publicado na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial. Antes, o prazo terminaria no próximo dia 3 de novembro.

(Cidade: capacidade do reservatório): Santa Luzia:11.960.250 metros cúbicos de capacidade
São José do Sabugi: 554.100 metros cúbicos de capacidade
Várzea: 1.132.975 metros cúbicos de capacidade
Picuí: 2.709.260 metros cúbicos de capacidadeSão João do Rio do Peixe: 2.764.100 metros cúbicos de capacidade.
Teixeira: há dois açudes com capacidades de 1.271.560 e 4.920.720, ambos estão totalmente secos
Portal Correio

Estudante é baleado por menores de 14 e 15 anos no Jatobá, em Patos


Duas tentativas de homicídio foram registradas na tarde desta quarta-feira, (30), no Bairro Jatobá, em Patos.
 
A primeira delas aconteceu por volta das 17h. Segundo a Polícia, dois menores começaram a perseguir o jovem Manoel Messias Farias dos Santos, de 21 anos, na Rua Dezenove. Os adolescentes efetuaram seis disparos contra  Manoel, porém, nenhum deles atingiu a vítima.
 
Minutos depois, os mesmos adolescentes também efetuaram disparos contra o estudante Ray Leandro Martins, de 19 anos. Ray foi atingido na cabeça e no ombro .A vítima foi socorrida pelo SAMU e encaminhada para o Hospital Regional de Patos em estado gravíssimo.
A Polícia conseguiu apreender os menores, sendo um de 14 e o outro de 15 anos e com eles encontrou um revolver calibre 38 e onze munições, sendo seis deflagradas. Os jovens foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil para que sejam tomadas as providências cabíveis.
maispatos.com

Justiça Federal condena ex-prefeito sertanejo a quatro anos de prisão na Paraíba


A Justiça Federal da Paraíba condenou a quatro anos de prisão o ex-prefeito de Pombal e ex-deputado estadual Abmael de Sousa Lacerda, conhecido como Doutor Verissinho, pelo crime de fraude em licitação. Segundo os autos do processo, a irregularidade aconteceu em 2004 quando ele administrava a cidade do Sertão paraibana. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (30) e também condenou o ex-presidente da Comissão de Licitação de Pombal.
A decisão do juiz Cláudio Girão Barreto foi dada em uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF). De acordo com o processo, a prefeitura de Pombal firmou em 2004 um convênio com a União para a aquisição de uma unidade móvel de saúde, com a destinação de R$ 84 mil, que exigia a realização de procedimento licitatório do tipo tomada de preços.
No entanto, o ex-prefeito teria fracionado a aquisição em duas licitações na modalidade carta-convite. Também teria ocorrido o direcionamento da concorrência para que fossem vencedoras empresas vinculadas ao esquema criminoso conhecido como 'máfia das sanguessugas' e também o superfaturamento de preços.
Nos autos do processo, Verissinho negou que tenha cometido as irregularidades. Ele alegou que apenas assinava os documentos, sem verificar a regularidade dos procedimentos licitatórios ou a forma como as verbas federais eram aplicadas. Para o juiz, esse argumento não é convincente. “Enquanto gestor do município, era o responsável pela administração dos recursos públicos, não sendo razoável admitir que tais recursos fossem empregados de uma forma ou de outra sem o seu acompanhamento ou, ao menos, seu consentimento”, disse o magistrado na decisão.
Jornal da Paraíba

Contas do Governo Federal tem maior déficit desde 1996; Confira!


A arrecadação de impostos e outras receitas ficou longe do necessário para cobrir no mês passado as despesas do governo com pessoal,programas sociais, custeio administrativo e investimentos.
Faltaram R$ 10,5 bilhões no caixa do Tesouro Nacional, o pior desempenho para o mês desde o Plano Real _as estatísticas anteriores são distorcidas pela hiperinflação. O resultado mostra a ineficácia do ajuste fiscal prometido em julho para ajudar no controle da inflação: em agosto, o resultado já havia sido o pior para o período desde 1996.
Sem disposição política para conter a alta de seus gastos, a administração petista torce por uma recuperação espetacular da arrecadação para fechar as contas do ano. Isso ainda não aconteceu: no mês passado, a receita subiu razoáveis 6,9% _mas a despesa cresceu 20,4%.
O deficit significa que o governo não apenas deixou de poupar para reduzir sua dívida, mas também foi obrigado a tomar mais dinheiro emprestado para bancar seus gastos rotineiros e as obras públicas.
Setembro é normalmente um mês de despesas elevadas, em razão do pagamento da primeira parcela da gratificação natalina, espécie de 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Fonte: WSCOM

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PB tem oito cidade à beira do colapso de água; Teixeira é uma delas


O prolongamento da estiagem no Nordeste deixou a maioria dos reservatórios de água em situação crítica e ameaça o abastecimento dos moradores de algumas cidades da região nos próximos meses.
A falta de acúmulo de água pelas poucas chuva é apontada por especialistas como um dos principais problemas a média prazo causados pela seca que atinge a região desde o final de 2011. A atual estiagem, segundo o governo, foi responsável pela morte de 4 milhões de animais somente em 2012.
A situação das barragens e açudes de abastecimento é preocupante em pelo menos cinco Estados, segundo dados colhidos pelo UOL com os institutos de recursos hídricos e meio ambiente. Ao todo, oito dos nove Estados do Nordeste estão em área do semiárido -- só o Maranhão está fora-- e sofrem com a seca. "Em 2013, por exemplo, a região enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados", disse o meteorologista Humberto Barbosa, da Universidade Federal de Alagoas.
Na Paraíba, dos 121 reservatórios, 56 estão em situação crítica com menos de 20% da capacidade total de água. O açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, o quarto maior do Estado, é um dos exemplos: dos 255 milhões de litros de capacidade, o volume atual está em apenas 34 milhões –13,5% do total.
Em Teixeira, no sertão paraibano, por exemplo, tem o seu açude de abastecimento com apenas 6,7% da capacidade total, correndo risco de sofrer colapso no abastecimento, assim como outras cidades da região.
Fonte: Uol

Tecnologia usada em túnel feito por bandidos em Patos impressiona especialistas; Veja!


Ainda repercute em toda região o fato de bandidos estarem escavando um túnel em pleno Centro de Patos rumo aos cofres de uma empresa de valores. A quadrilha estava usando um sistema eficiente de ventilação, tinham rádios comunicadores e estavam preparados com máscaras contra gases.
O fato foi tão impactante que a Rede Globo enviou quase que de imediato um repórter de sua Central no Rio de Janeiro direto para o Sertão com a finalidade de produzir uma matéria especial sobre a tentativa de roubo.
Outras emissoras de alcance nacional também produziram matérias sobre o fato. A própria Globo já começou a divulgar a tentativa em outros telejornais da emissora foi o caso do Jornal Hoje.Clique Aqui e veja o vídeo da matéria produzida pela rede de TV carioca.
Patosonline

Duas crianças de 10 anos são presas suspeitas de assalto na Paraíba


A Polícia Militar registrou outro assalto a ônibus em João Pessoa. O crime ocorreu na noite de terça-feira (29), no momento que o transporte coletivo passava no trecho por trás da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro do Castelo Branco. Segundo a PM, testemunhas do assalto afirmam que os suspeitos do roubo seriam meninos que aparentam ter aproximadamente dez anos de idade. Todo o dinheiro apurado da viagem foi levado no assalto.
O número de adolescentes apreendidos por suspeitas de assaltos a ônibus em João Pessoachega a 27, segundo balanço da Polícia Militar. As apreensões compreendem o período que vai de 1º de setembro ao dia 29 de outubro. A Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP) informou que de janeiro a setembro deste ano foram contabilizados 301 assaltos a ônibus na capital. No último final de semana foram registradas 14 ocorrências do tipo.
G1PB

300 mil alunos ficam sem aulas na rede estadual na Paraíba; Confira!

Mil escolas deixam de funcionar em adesão à paralisação nacional.
Secretaria garante que Estado paga piso proporcional à carga horária.

Os professores e técnicos da educação pública no Estado paralisam atividades nesta quarta-feira (30) em adesão à Mobilização Nacional dos Funcionários da Educação. Segundo o sindicato, mais de 300 mil estudantes devem ficar sem aulas em mil escolas onde lecionam 14 mil docentes. Os servidores reivindicam cumprimento das ascensões previstas no PCCR e pagamento do Piso Nacional junto com gratificações que foram retiradas para implantação das bolsas de cumprimento de metas.

Um protesto está marcado em Brasília, no Distrito Federal, em frente ao Ministério da Educação (MEC), às 10h. O objetivo é fortalecer a luta pelo direito à formação e à valorização profissional dos funcionários e pela regulamentação do piso e das diretrizes nacionais para os planos de carreira dos profissionais da educação.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), não estão sendo cumpridas as ascensões funcionais previstas no Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) de docentes e ainda não foi aprovado o PCCR dos técnicos-administrativos. Os sindicalistas ainda reivindicam melhorias de condições de trabalho, pagamento do Piso Nacional com retorno das gratificações removidas após aplicação das bolsas de produtividade.

G1-PB

Divulgado GABARITO OFICIAL do Enem 2013; Confira!


Já estão disponíveis para consulta, no portal enem.inep.gov.br os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013.A divulgação dos resultados individuais está prevista para a primeira semana de janeiro, em data a ser divulgada.
 Os participantes podem verificar as respostas das provas, aplicadas sábado e domingo (26 e 27 de outubro). A exemplo do ano passado, os participantes terão acesso ao espelho da correção somente para fins pedagógicos - ainda não há data. Este ano, o tema  foi "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". 
A redação será avaliada por dois corretores independentes. A discrepância entre as notas de ambos não poderá ultrapassar 100 pontos. No ano passado, o limite era de 200 pontos. Se houver discrepância superior a 100, a redação passará por um terceiro corretor. Caso a diferença permaneça, o texto será submetido a uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também serão analisadas por um terceiro corretor.
O Estadão

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Teixeira-PB: Falta de numeração prejudica entrega de correspondência no município; Veja!

Falta de numeração prejudica entrega de correspondências postais no município.
Ruas sem nome, casas sem endereço e placas sem nomenclatura constituem um dos principais problemas urbanos do município de Teixeira: a ausência de números nas casas.

A ausência de numeração nas casas do município, principalmente naquelas mais afastadas do centro, prejudica a entrega e recebimento de correspondências por parte da agência dos Correios e da população. Sem os números de identificação nas casas, os carteiros não conseguem encontrá-las e assim a encomenda acaba extraviando ou retornando ao remetente, fato que já ocorreu inúmeras vezes no município. O problema impossibilita a entrega de todo tipo de correspondência como cartas, compras da Internet, documentos de inscrição (Enem, Vestibular e concursos) entre outros pacotes.

Outra face desse problema é a questão da nomenclatura das ruas. Como a cidade está em acelerado crescimento urbano, surgem em Teixeira a cada dia novas ruas e bairros, ficando essas ruas sem nome, placa ou endereço. Os bairros Caipira, Novo Caipira, Nova Teixeira, Vila Matu, Vila Feliz, setores das Malvinas, Três Postes e Água Azul são exemplos de áreas que sofrem com esse problema, por serem bairros de constituição mais recente e distantes do Centro.
Sem endereço, nomenclatura nem placa, fica praticamente impossível a entrega da correspondência, tendo o destinatário ter que aguardar diretamente na agência dos Correio a chegada do pacote. Há cerca de dois anos, foi feita uma proposta para a colocação de números nas casas e uma nova nomenclatura das ruas, mas o projeto não saiu do papel.
O problema, apesar de grande, é fácil de ser resolvido. Basta que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, coloque os números e estabeleça as nomenclaturas das ruas, findando assim um problema que persiste há anos.
Raízes do Sertão:.s

MEC aprova implantação do curso de Medicina em Patos


O Ministério da Educação (MEC) aprovou na manhã desta terça-feira (29), a instalação do curso de Medicina das FIP (Faculdades Integradas de Patos).

A comissão avaliadora concedeu a nota quatro no conceito final do curso, dando ênfase ao projeto pedagógico que visa favorecer a formação de médicos no interior da Paraíba, possibilitando assim, que esses profissionais contribuam para melhoria dos indicadores de saúde da nossa região.

O relatório aponta que a instituição está dentro dos requisitos exigidos pelo Governo Federal para a implantação de um curso de Medicina.Após reconhecimento do Conselho Nacional de Saúde o termo será publicado no Diário Oficial da União.
Às 10h da manhã desta terça, o diretor das FIP, João Leuson Palmeira, concederá uma entrevista coletiva à imprensa dando maiores detalhes dessa conquista. Se tudo ocorrer dentro do previsto, o processo seletivo de vestibular poderá acontecer ainda este ano e as turmas terão início em 2014.
maispatos.com 

Situação de seca se agrava e compromete abastecimento na Paraíba

A situação dos poços de água do município de Mãe d’Água voltou a atingir níveis críticos e pode voltar a comprometer o abastecimento de água da população. A informação foi repassada pelo secretário de Infraestrutura do município, Rivaldo Campos. De acordo com ele, “a situação começou a se agravar na segunda quinzena do mês de setembro quando os principais poços de onde nós tiramos a água para as caixas de distribuição, começaram a secar”. Segundo o secretário, os órgãos públicos como escolas, postos de saúde, prefeitura e secretarias, estão sendo abastecidas por um único poço que ainda dispõe de um certo volume de água, localizado no Sítio Mãe D’água de propriedade do senhor Carlos Canuto.

As residências estão sendo abastecidas com a água do açude capoeira (distante cerca de 10 Km da sede) transportada em carros pipa. São 04 caminhões da Defesa Civil do Estado e mais 02 da prefeitura trabalhando diariamente para garantir água para mais de 2.892 moradores, somente da Zona Urbana. “Os custos só com esse abastecimento são altíssimos e isso acaba atrapalhando os investimentos em outros setores”. Lamentou Campos. “O Estado, através da Defesa Civil, nos ajuda com os carros pipas, mas a prefeitura faz o abastecimento do óleo combustível e ainda disponibiliza um trabalhador para auxiliar o motorista, e quando somamos os gastos dos pipas da Defesa Civil com os da prefeitura, esse custo fica muito elevado, até porque o consumo de combustível é muito alto por conta das serras que os caminhões têm que subir ao longo de mais de 10 Km de estradas esburacadas e quase sem condições de tráfego”. Explica o secretário.

Situação difícil vive também os moradores da Zona Rural. De acordo com Rivaldo Campos, apenas um poço abastece cerca de 564 moradores do Sítio Carirí. “O problema é que os níveis de água nesse poço estão diminuindo e em pouco tempo nós teremos que fazer o abastecimento também através de carro pipa”. A situação só não é tão preocupante, pelo menos por enquanto, no Distrito de Santa Maria Gorete e na Vila Capoeira. “A Rua Velha (assim chamada a Vila Capeoria) vive uma situação mais confortável, pois os 59 moradores daquela comunidade ainda dispõe de água nas torneiras distribuída através da caixa d’água, pois o poço do local ainda tem garantido esse abastecimento”. Ressaltou Campos.

MaisPatos.com

Comerciante empresta carro a desconhecido e cai em "conto do vigário" na Paraíba

Foi registrada na 5ª Delegacia Regional de Polícia na cidade de Patos (PB), um Boletim de Ocorrência sobre o furto de um veículo Fiat Pálio, cor vinho, ano 2002, placa CZI-4521/Patos – PB.

O fato aconteceu ontem (27) por volta das 11h, na cidade de Santa Terezinha (PB). O transporte pertence ao comerciante Antônio Alves Claudino (41).

Em contato com a nossa reportagem, ele nos informou que um homem de prenome Wiliam chegou em seu estabelecimento comercial acompanhado de uma comerciante local. O acusado se identificou como representante de uma empresa de telefonia móvel e estaria na cidade para alugar um terreno para a instalação de uma antena e precisaria alugar um transporte para se deslocar na cidade durante o tempo de montagem do suposto equipamento. Tony como é conhecido na cidade emprestou o veiculo para o homem ir com a comerciante para verem alguns lotes na região.

Após visitar alguns terrenos da comerciante, para o possível aluguel, o homem identificado por Wiliam deixou a comerciante em seu estabelecimento e saiu com destino a Patos, sem dá nenhuma explicação aos dois comerciantes da pacata Santa Terezinha. Até a tarde destata segunda (28), o veículo ainda não havia sido localizado.

Tony caiu no famoso “conto do vigário”, ele possui um bar e restaurante na Rua Mineo Leite, s/n, Centro, BR 361.

Fonte: Portal Santa Teresinha

João Pessoa é a décima cidade mais violenta do mundo e a maior do país; Veja!


O assunto certamente causa urticária ao Governo do Estado. Mas, nessa olimpíada da violência, João Pessoa acaba de bater mais um recorde negativo: dobrou o número de assaltos a ônibus em apenas nove meses de Governo Ricardo Coutinho. Em todo o ano 2012, foram registrados 152 assaltos a ônibus em João Pessoa…
De janeiro a setembro de 2013 já foram registradas mais de 301 ocorrências, o que projeta um número próximo a 400 assaltos até o final do ano. Somente no último final de semana, foram 14 assaltos. Um deles, inclusive, resultou na morte de um cobrador. Os números revelam um cenário apocalíptico para quem precisa pegar um ônibus.
Segundo relatório da AETC (Associação das Empresas de Transportes Coletivos), “a média é de um assalto por dia”. Apesar das câmeras que foram instaladas na frota de veículos, os bandidos simplesmente não se intimidam. Agem à luz do dia, mostram a cara, quase como um desafio ao sistema de (in)segurança pública do Estado.
O que se vê claramente na Paraíba é o confronto entre os números habitualmente apresentados pelo Governo, que insiste em falar na redução da criminalidade, no contraponto com a realidade das ruas. Para a população, refém da bandidagem, os números representam precisamente ao nível da violência, no contraponto a sistema de segurança incapaz de enfrentar os bandidos.
Blog Helder Moura / Jornal da Paraíba

Futebol: Flamengo pode se classificar para Libertadores mesmo sem ganhar Copa do Brasil


A sorte parece mesmo estar do lado do Flamengo. O time comandado por Jaime de Almeida pode se classificar para a Libertadores em 2014, mesmo em caso de eliminação para o Goiás, na semifinal da Copa do Brasil.

O detalhe é que os outros três semifinalistas da Copa do Brasil, casos do Goiás, adversário do Flamengo, além de Grêmio e Atlético-PR, que farão a outra semifinal, podem garantir o acesso a competição sulamericana, através do campeonato Brasileiro, competição que também está na reta final.

Nessa combinação, a única equipe que ainda não chegou ao G-4 foi o Goiás, mas está a quatro pontos de tomar a vaga do Botafogo, que foi goleado por 4x0, pelo Flamengo e eliminado da Copa do Brasil.

O time esmeraldino faz um confronto decisivo contra o Botafogo, na 32ª, no Serra Dourada, e se vencer o alvinegro ficará a um ponto do alvinegro carioca e chegará praticamente em igualdade de condições na tabela de classificação para as seis rodadas finais. Para não depender do Goiás, o Flamengo precisaria apenas eliminar o alviverde goiano, e torcer para que Grêmio e Atlético-PR se garantam na Libertadores através do Brasileirão.
MaisPatos.com

Igreja pede para fiéis darem falso testemunho de doença para arrecadar dinheiro; Confira!

Depois de perder horários na Band e Canal 21 para a Igreja Universal, a Igreja Mundial resolveu apostar alto na tentativa de arrecadar fundos para comprar uma emissora na TV aberta.

Uma carta começou a circular na internet e mostra que, supostamente, o apóstolo Valdemiro Santiago (FOTO) pediu aos fiéis que dessem falsos testemunhos de cura, para atrair mais pessoas à sua igreja (VEJA ABAIXO).

No documento, há um espaço em branco para o pastor responsável preencher com o próprio nome e também orientações para o seguidor, que deve ter disponibilidade para viagens. 'Estaremos pagando uma ajuda de custo. Procuramos pessoas para se passarem por enfermos curados, ex-drogados e aleijados', diz parte da carta.

Na sequência, o texto explica que a organização precisa muito de ajuda para 'aquisição do canal 32', pertencente ao Grupo Abril, que era utilizado para a transmissão da MTV. 'Esta é a maneira mais eficiente de conseguir convencer as pessoas que realizamos milagres. Com isso, certamente irão contribuir financeiramente com a nossa Igreja', finaliza a carta, que também orienta a pessoa a destruir o documento, caso não tenha interesse em participar da ação.
A Igreja Mundial do Poder de Deus passa por grave crise financeira. Devendo entre R$ 13 milhões e R$ 21 milhões para o Grupo Bandeirantes, perdeu a locação de 23 horas diárias da Rede 21 e de três horas diárias nas madrugadas da Band.
Fonte: MSN

domingo, 27 de outubro de 2013

Teixeira-PB: População começa a utilizar carros-pipa para abastecer cisternas e reservatórios; Veja!

Imagem meramente ilustrativa
População começa a utilizar carros-pipa para abastecer cisternas e reservatórios no município.
A população do município de Teixeira vem utilizando com muita frequencia nas últimas semanas os famosos carros-pipa, para abastecer cisternas e reservatórios preparando-se para a seca.

Teixeira, que há cerca de dois anos sofre com a grande seca que assola o Nordeste, está em situação alarmante desde que os níveis de água do Açude Riacho de Moças, que abastece a cidade, diminuíram drasticamente, aumentando assim o risco de colapso. De acordo com os dados oficiais da Aesa, o açude tem atualmente apenas 6,7% da capacidade total o que, considerando o consumo mensal, deve durar apenas até meados de Novembro.

Com, isso a população tanto urbana quanto rural vem se preparando para o colapso iminente, o que inclui a construção de poços artesianos, cisternas, caixas d´agua e racionamento. Nas últimas semanas, diversos carros-pipa estão sendo vistos circulando nas ruas da cidade e enchendo os reservatórios para enfrentar o período árduo. Na zona rural, além do carro pipa, a população vem se utilizando também das carroças d´agua, que pegam água em reservatórios próximos e encaminham para as comunidades.
A crise no abastecimento do município é um perigo iminente, e por isso precisa de atenção das autoridades (prefeitura, câmara, entidades sindicais) para que possam se unir e solicitar maiores recursos para a população, possibilitando assim que a cidade não sofra tanto com os efeitos dessa grande seca.
Raízes do Sertão:.s

Ladrões cavam túnel para roubar empresa de seguros em Patos


A Polícia Federal descobriu neste sábado (26) um túnel que ligava uma casa à uma empresa de segurança de valores em Patos, Sertão da Paraíba. De acordo com o delegado responsável  pela investigação, Antônio Gualter, havia 50 metros de escavação. O túnel tinha sistema de ventilação e iluminação. Não havia ninguém na residência, mas a polícia acredita que uma quadrilha especializada seja a responsável.
 
O delegado Antônio Glauter explicou que a Polícia Federal chegou até o local por meio de uma denúncia anônima. Desde a quinta-feira (24) a casa vinha sendo monitorada e a polícia por solicitar um mandado de  busca e apreensão que foi cumprido neste sábado.

A residência fica em uma rua no Centro de Patos e a empresa ficou em outra rua, localizada exatamente atrás da casa. Conforme o delegado, faltavam cerca de 30 metros para os autores do crime chegaram ao cofre da seguradora de valores. Dentro do local foram encontrados vários sacos de areia.
 
“O túnel é imenso. Pelo que a gente levantou, do local da casa para a empresa daria mais ou menos 80 metros de escavação. A estrutura que montaram é semelhante  ao caso do assalto ao Banco Central de Fortaleza. Era um túnel com ventilação, bomba para jogar oxigênio e iluminação. Estrutura muito bem feita, são profissionais”, destacou Antônio Glauter fazendo referência ao crime ocorrido em 2005 no Ceará.
G1-PB

Batata doce vira "ouro" no sertão e cidade da PB é a quarta maior produtora do país


Debaixo de sol forte e temperatura acima de 40º, o agricultor José Nildo Gomes, 49 anos, sertanejo de poucas palavras e carisma contagiante, enfrenta as adversidades climáticas para colher nos cinco hectares de terra a raiz que vem mudando a economia da cidade de Conceição, no Sertão paraibano: a batata doce.

O ‘ouro do Sertão’, como é considerada, a batata reacendeu a economia local e o produto está sendo exportado para outros estados brasileiros, como Pernambuco, Bahia e Ceará. A raiz, que contém um alto poder nutritivo, está mudando o cenário de tristeza deixado pela escassez de água.

A cidade com pouco mais de 19 mil habitantes, localizada a 482 km de João Pessoa, é considerada a maior produtora do vegetal na Paraíba e a 4ª no Brasil. Sem precisar de investir em maquinários e com o baixo custo de produção, famílias estão fazendo uma força-tarefa para aproveitar os espaços, tornando possível encontrar mudas sendo plantadas em vários pedaços de terra. O resultado é satisfatório.
Seu José Nildo disse que o resultado está sendo satisfatório para as famílias. “Hoje a batata doce mudou a economia da cidade; quem tem mais condições, planta em grande quantidade; quem não tem, planta também. Há dois anos que a raiz mudou a realidade de Conceição” .Preocupados com a situação dos agricultores, os vereadores discutiram a criação de um projeto para incentivar a plantação e colheita da batata doce. Também foi sugerida a criação do ‘Dia da Batata’ e a ‘Festa da Batata’, para valorizar cada vez mais a matéria-prima local.
Portal Correio

Aesa prevê temperatura de 18 graus e chuvas passageiras na Paraíba

A temperatura vai esfriar nas regiões Cariri e Curimataú nas próximas 24 horas. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águasda Paraíba (Aesa) é de que durante a madrugada deste sábado (26) os termômetros cheguem aos 18ºC. Além disso, a análise meteorológica indica possibilidade de chuvas passageiras no Alto Sertão, Sertão, Agreste, Brejo e Litoral.

“Permanecem as condições de maior nebulosidade sobre o Estado da Paraíba, principalmente entre o Litoral e Agreste, onde vêm sendo registradas chuvas ocasionais. A tendência para as próximas horas é de nebulosidade variável, podendo ocorrer chuvas passageiras em áreas isoladas. Com isto, as temperaturas ficam um pouco mais amenas”, explicou a meteorologista da Aesa, Carmem Becker.

As variações de tempo e temperatura na Paraíba são acompanhadas pelos técnicos do Centro de Gestão de Situações Críticas, conhecido como Sala de Situação. Instalado em Campina Grande, o serviço também informa as condições do solo e o nível dos reservatórios. Com o auxílio de estações meteorológicas instaladas em várias cidades, as condições climáticas são monitoradas em tempo real, o que possibilita o conhecimento prévio de secas ou enchentes.

Fonte: Secom-PB

Medida Provisória sobre a Seca será votada nesta Terça; Confira os benefícios da medida

 Expectativa do governo é que aproximadamente 93 mil operações sejam abrangidas por esta medida
A comissão mista que analisa a MedidaProvisória (MP) 623/13 se reúne na próxima terça-feira, às 14h30, para apresentação do relatório do senador Cícero Lucena (PSDB-PB). A votação já foi adiada duas vezes, em razão de deputados terem pedido mais tempo para analisar as mudanças feitas pelo relator ao texto original.

A MP, que tem validade até 15 de novembro, facilita a quitação de dívidas de produtores atingidos pela seca na região Nordeste. A expectativa do governo é que aproximadamente 93 mil operações sejam abrangidas por esta medida, cujo custo para o Tesouro Nacional está estimado em R$ 126 milhões.

De acordo com a proposta, as dívidas contratadas até R$ 15 mil (preço originário) terão desconto de 65%; para valores de R$ 15 mil a R$ 35 mil, o desconto é de 45%; e finalmente, para valores superiores a R$ 35 mil até o teto de R$ 100 mil, o desconto é de 40%.

Entre as alterações feitas pelo relator está a inserção de cooperativas entre os beneficiários da medida, a autorização para a Advocacia Geral da União (AGU) atuar na negociação de dívidas rurais, e a exigência de que os bancos apresentem extratos da evolução das dívidas – a falta de extratos é uma das principais reclamações dos produtores rurais. A reunião será realizada no Plenário 6 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Fonte: Agência Câmara

Enem tem neste Domingo prova mais "puxada" e redação com novas regras; Confira!

 O segundo dia da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (27) a partir das 13h, no horário oficial de Brasília. Os candidatos vão encarar o dia mais desgastante. São 5h30 de provas para resolver 45 questões de linguagens e códigos, outras 45 de matemática e ainda escrever uma redação.

O G1 terá após o término das provas um programa ao vivo com professores e alunos comentando a prova. Terá ainda a correção das questões feita por cursinhos. Controlar o tempo será decisivo para o candidato fazer uma boa prova. Professores aconselham que o aluno faça a redação em uma hora, incluindo o tepmo que terá para passar o texto a limpo na folha de respostas.

Neste ano, as regras da correção da redação se tornaram ainda mais rígidas. Inserção de trechos indevidos, como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderão resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores. Além disso, o limite para a discrepância entre as duas notas dos corretores foi reduzido. Neste ano, todas as redações do Enem serão corrigidas por pelo menos duas pessoas.
Todas as vezes que as duas notas tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, um terceiro avaliador corrigirá a prova para que se chegue à nota final. No ano passado, essa tolerância era de 200 pontos.
G1-PB

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Teixeira-PB: Crescimento da economia local beneficia consumidores teixeirenses

Crescimento da economia local beneficia população e consumidores teixeirenses.
O recente crescimento da economia e do comércio local do município de Teixeira vem beneficiando os consumidores e a população em geral do município, graças a concorrência e consequente redução dos preços.

De acordo com fonte, nos últimos doze meses foram aberto 16 estabelecimentos comerciais no município, entre vendas, mercadinhos, supermercados, lojas de roupa e calçado e eletrodomésticos. Devido ao aumento da oferta feita aos consumidores e também a grande procura por produtos, ocasionado pelo crescimento da população teixeirenses, os preços dos produtos vão diminuindo de acordo com as novas ofertas que entram no mercado.

Um dos exemplos do crescimento da economia de Teixeira é o grande número de lojas de roupas e eletrodomésticos no município, muita delas abertas recentemente. Também é notável o número de supermercados e mercadinhos que abriram nos últimos meses, o que beneficia tanto os consumidores com os preços baixos quanto os comerciantes com a grande clientela.
"A concorrência é boa nesse sentido. Quem faz a melhor a oferta, leva a fraguesia" afirmou um comerciante à nossa reportagem.
"Quando mais baixo o preço, melhor. Vejo como um grande benefício o aumento do comércio e da concorrência em nossa cidade" disse um consumidor.
Outro benefício para o município em relação ao crescimento da economia é a maior circulação de dinheiro, o que favorece outros investimentos.
Raízes do Sertão:.s

Polícia prende suspeitos acusados de matar menino 12 anos em assalto na PB; Confira!

A Polícia Militar apreendeu na noite desta quinta-feira (24) dois adolescentes suspeitos de participarem no assassinato de um menino de 12 anos em Lagoa Seca, no Agreste paraibano, durante uma tentativa de assalto na madrugada do mesmo dia. De acordo com as informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a PM também prendeu uma jovem de 18 anos, que seria dona da casa onde os adolescentes estavam escondidos.

Segundo a polícia, após a tentativa de assalto os três suspeitos do crime fugiram para a casa da jovem. Durante rondas realizadas pela Patrulha Rural do 2º Batalhão de Polícia Militar, os policiais acharam a residência em Lagoa Seca e encontraram os suspeitos. Um terceiro suspeito, que já foi identificado mas ainda está foragido, seria o autor dos disparos que mataram a criança. Com o grupo detido, estava uma pequena quantia de maconha.

O crime aconteceu por volta das 4h da quinta-feira. A criança seguia para Campina Grande na garupa de uma moto conduzida pelo pai, que ao passar pelo bairro do São José, em Lagoa Seca, foi abordado por três suspeitos armados que anunciaram o assalto. O condutor tentou fugir do local e um dos suspeitos disparou contra a moto. O menino foi atingido nas costas e os suspeitos fugiram. A criança ainda foi socorrida para o hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos.

G1-PB