sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Mais um acidente grave é registrado na "Curva do Neneco" em Maturéia


Mais um grave capotamento foi registrado na curva de Neneco próximo a Maturéia, desta vez deixou dois comerciantes Matureenses feridos ' Antonio Manoel do Nascimento ' Antonio Mané '  e sua esposa Mariinha.


Eles sairão com destino Santa Terezinha - PE, por volta das 2:30 da tarde vieram a capotar o veiculo Voyage, cor Branca,  de placas OGG-7607, cidade de Patos.
Ainda não se tem informação sobre o que ocasionou o acidente. Já as vitimas foram socorridas para o Hospital Regional de Patos.
Devido ao grande perigo dessa curva, já se cogita fazer um manifesto pedindo a construção de um desvio da curva, devido ao altos indicies de acidentes registrados no local.
Fonte: Desterro1 / Sertão1

Mês de Janeiro tem aumento significativo da criminalidade em Patos

A cidade de Patos, sertão paraibano, era considerada como um lugar pacato, porém, com o crescimento da criminalidade, esse aspecto tem deixado o caráter de tranquilidade.

O delegado de homicídios e entorpecentes, Dr° George Wellington, descreveu que o ano de 2014 houve um aumento fora do normal neste mês de Janeiro, tendo em vista que foram registrados 8 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), ou melhor, homicídio, enquanto que no mesmo período de 2013, apenas dois homicídios foram praticados na cidade.

George explicou que as constantes práticas criminosas representam o inverso do que vem sendo trabalhado pelas Polícias Civil e Militar. “É algo que destoa o que vem sendo trabalhado pela Polícia Civil e Polícia Militar no sentido de conter a criminalidade”, disse.

Dentre os homicídios praticados neste ano, três deles estão ligados ao tráfico de entorpecentes, e os demais seguem outra linha de investigação. “Hoje em dia, principalmente, aqui em Patos, os CVLI’s decorrem de ações criminosas voltadas para o tráfico de drogas e crimes patrimoniais justamente porque são duas linhas de trabalho, e vamos colocar aqui entre parênteses, que acabam financiando marginais, bandidos e criminosos; e o homicídio acaba entrando nessa linha porque termina fazendo parte da sobrevivência dos grupos”, explicou o delegado.
George justificou que o aumento do índice de criminalidade não é um problema de Polícia em si, mas de gestão dos Estados, tendo em vista que os gestores precisam ter a preocupação de construir abrigos para acolher os menores infratores em conflito com a Lei, que são os maiores partícipes destas ações.
Fonte: MaisPatos

Funcionários dos Correios param atividades por tempo indeterminado na Paraíba


Os funcionários dos Correios na Paraíba entraram em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (30). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do estado (Sintect-PB), a decisão de paralisar os serviços foi tomada em uma assembleia realizada na quarta-feira (29). O movimento está acontecendo em várias partes do país e a principal reivindicação é a manutenção do atual plano de saúde da categoria.

Segundo o sindicato, a empresa está mudando o plano dos servidores e 'privatizando' o serviço. O secretário-geral do Sintect, Emanuel Santos, disse que uma determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), emitida após o fim da última paralisação da categoria, no ano passado, estabelece que o atual plano deveria ser mantido, e qualquer modificação só poderia ser feita após diálogo com representantes dos servidores.

“Isso [a mudança de plano] vai levar os trabalhadores à inadimplência pela simples falta de condições de pagamento porque são valores altos, incompatíveis para a maioria da categoria”, argumentou Emanuel Santos. 
O dirigente do Sintect-PB afirmou que a maior adesão à paralisação está acontecendo no setor postal, cerca de 70%. Emanuel ressaltou que não tem a informação de quantos funcionários estão parados, mas afirmou que o movimento tem mais força  em João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Patos, Sousa e Cajazeiras.
Fonte: JPOnline

Matricula de aprovados da segunda chamada do Sisu começa hoje


Os aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2014 devem se matricular a partir desta sexta-feira (31). O prazo continua na segunda (3) e termina na terça-feira (4).
Os candidatos devem consultar nas universidades os documentos necessários para fazer as matrículas.
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas do Sisu podem manifestar interesse em participar da lista de espera das universidades, usada para preencher as vagas que ainda estiverem abertas. O  prazo está aberto e termina no dia 7 de fevereiro. A convocação será feita a partir do dia 11 de fevereiro.
Segundo o MEC, o Sisu teve 2.559.987 inscritos, o que representa um aumento de 31,28% em relação à edição do primeiro semestre de 2013. Em todo o país, foram oferecidas 171.401 vagas em 4.723 cursos de graduação de 115 instituições. O ministério não informou quantas dessas vagas já foram preenchidas nem o total oferecido na segunda chamada da seleção.
Fonte: G1.com

Cássio volta a criticar Governo da PB e boatos sobre ruptura com Ricardo crescem; Veja!

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) voltou a fazer criticas ao governo do estado nas áreas de Saúde e Segurança e ainda soltou uma indireta para o governador Ricardo Coutinho (PSB) dizendo que nenhum governante deve ficar com melindres ao receber criticas.

As declarações foram dadas na cidade de Guarabira, onde o tucano participou do lançamento da Festa da Luz.

"Os problemas estão aí. Dá pra dizer a Paraíba não tem problemas de Segurança?, a Paraíba tem um grave problema de Segurança e que tem que ser debatido e quem está governando não tem que se abespinhar se houver criticas neste sentido", declarou Cássio.

Outro setor do governo que recebeu criticas do senador foi a Saúde.

"A Paraíba tem problemas na área de Saúde? Tem problema na área de Saúde e o quê que o povo quer? que haja melindres, que haja constrangimento no debate? não. O que as pessoas querem é dizer minha gente os problemas estão aí, existem, e o quê que faremos para resolvê-los, ou pelos menos para diminuí-los", declarou.

Fonte: WSCOM

Ministério da Saúde lança aplicativo que integra SAMU ao Facebook; Confira!


Ministério da Saúde apresentou nesta quinta-feira (30) um aplicativo que permite acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com apenas um toque na tela de smartphones, tablets e na página do serviço no Facebook. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha em visita à feira Campus Party, que acontece até o domingo (2) na cidade de São Paulo.
De acordo com o ministério, a criação do aplicativo, que se conecta à rede social Facebook e ao serviço de mapa de trânsito colaborativo Waze, tem como objetivo "diminuir o tempo de espera para cada atendimento realizado, com mais transparência". Os testes serão realizados no carnaval de Salvador e na Copa do Mundo no Brasil.
Ao solicitar o serviço, além de chamar a ambulância facilmente, o usuário poderá ter auxílio de mapa do trajeto percorrido pela ambulância até chegar ao local do atendimento.
O aplicativo pode ser acionado pelo site "samuemergencia.com.br" (clique aqui para acesar) e exige ter uma conta no Facebook. Ao entrar no endereço ele fará a conexão com a conta da rede social.
Fonte: G1.com

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Governo do estado anuncia aumento de 13,57% para os professores; Veja!

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta segunda-feira (27) um reajuste mínimo de 5% para os servidores públicos do estado. O aumento entra em vigor já neste mês de janeiro. Ele também divulgou um reajuste diferenciado para algumas categorias. Com isso, dos 105.422 servidores contemplados com o aumento salarial, mais de 93 mil vão receber reajustes entre 6,78% e 13,57%. O anúncio não é válido para os funcionários da administração indireta.

O anúncio de Ricardo Coutinho foi feito dentro do seu programa semanal de rádio. Com o reajuste dos servidores, o governador cumpre a lei da data base, criada por ele em 2012, que estabelece 1º de janeiro como dia para revisão anual dos vencimentos.
Entre as categorias que terão reajuste diferenciado estão os funcionários que recebem um salário mínimo, um total de 41.528 servidores, que vão receber um aumento de 6,78%. Os funcionários da Saúde terão aumento entre 5% e 10%. Na Segurança Pública, todos os servidores, da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros e Sistema Penitenciário, vão receber 10% de reajuste.


O índice de aumento linear concedido nesta segunda-feira é maior que os aplicados em 2012 e 2013, que foram de 3%. Segundo o governador, o reajuste vai apresentar um impacto de R$ 21 milhões na folha de pagamento do estado, um total de R$ 240 milhões durante o ano.
Fonte: G1-PB
_________________________________________________________________________________
Patrocínio: Instituto Educacional Abelhinha "Semeando o néctar da aprendizagem"
                    Auto Peças Janine "As melhores peças para o seu automóvel"

Dois jovens são assassinados na manhã de hoje em Patos


Mais dois homicídios foram registrados em Patos somente na manhã desta terça-feira, (28).

O crime aconteceu na Rua Felizardo Leite, comunidade Rua do Meio, por volta das 11h30. As vítimas foram José Caio Henrique dos Santos Silva, de 18 anos  e outro jovem de 17 anos,  Jose Everaldo Vieira da Silva Júnior, conhecido como Juninho.

Segundo informações da Polícia Militar, os jovens estavam na manhã desta terça acompanhando alguns amigos que prestavam depoimento no Fórum Miguel Sátiro. A PM acredita que os dois foram perseguidos e alvejados.

José Caio foi atingido por disparos de arma de fogo ao lado do Mini Box Almeida, na Rua Felizardo Leite. Já o adolecente Juninho tentou correr entrando em um beco na Rua do Meio, mas foi perseguido e alvejado pelo assassino a poucos metros de sua residência.

Ainda segundo a Polícia, José Everaldo (Juninho), já era conhecido da Polícia e apreendido várias vezes  pela prática de crimes na cidade. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a STRans estão no local. A Polícia ainda tem pistas sobre a autoria do crime e está em diligências na tentativa de localizar o autor dos disparos.
Fonte: MaisPatos.com

Fotos da PB concorrem pelo Pôr do Sol mais bonito do Brasil; Foto de Coremas está em primeiro lugar

Votação vai até terça-feira e vencedor será anunciado no domingo.
Pôr do sol que vencer mais batalhas vai ser eleito o mais bonito do Brasil.

Pelo menos quatro fotos do sol se pondo em cidades da Paraíba concorrem na batalha do Fantástico que vai escolher o pôr do sol mais bonito do Brasil. A competição começou neste domingo (26) e, até as 16h (horário local) desta segunda-feira (27), o fenômeno no Açude Estevam Marinho, em Coremas, cidade do Sertão paraibano, estava na 5ª colocação.

A votação vai até esta terça-feira (28) e o vencedor será anunciado no domingo (2) durante o Fantástico.

No site do Fantástico, a batalha dá duas opções de fotos para o internauta clicar na que achar mais bonita. Depois, ele vai passar para a próxima batalha, com outras duas fotos diferentes. Embaixo de cada uma, é mostrada a colocação parcial no ranking das mais bonitas. É possível votar quantas vezes quiser. O pôr do sol que vencer mais batalhas vai ser eleito o mais bonito do Brasil.

Na Paraíba, também estão concorrendo o pôr do sol da Praia do Jacaré, em Cabedelo, da Praia de Campina, em Rio Tinto, e da Igreja de São Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa. As fotos estavam nas 33ª, 36ª e 68ª colocações, respectivamente, até as 16h (horário local) desta segunda-feira. CLICK AQUI E VEJA A VOTAÇÃO

Fonte: G1-PB

PM´s cochilam e presos fogem de hospital na Paraíba

Três presos fugiram da enfermaria de custódia do Hospital de Trauma de Campina Grande, na madrugada de ontem.
Dois policiais militares que faziam a vigilância durante a fuga foram presos e autuados em flagrante acusados de peculato e por dormir em serviço, artigos 303 e 203 do Código Penal Militar.

Eles foram recolhidos no 2° Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Os fugitivos, que ainda levaram a pistola ponto 40 de um dos policiais, foram identificados como Daniel Batista Silva de Lima, 46 anos, que responde por lesão corporal e ameaça, Luan Pedro Ferreira Silva, 20 anos, preso por roubo, e Natanael Pereira dos Santos, de idade não divulgada, preso por tráfico de drogas no município de Solânea. Até o fechamento da edição, os três permaneciam foragidos.

De acordo com informações divulgadas pelo Hospital de Trauma, um dos presos teria utilizado o suporte do soro para confeccionar um gancho artesanal, que teria sido usado para atravessar a grade da enfermaria e pegar a chave do quarto, que estava em cima da mesa da sala onde ficam os policiais.
Ele teria aberto a cela por volta de 1h. Outros dois detentos aproveitaram e fugiram pelo menos uma hora depois. Os dois policiais que faziam a vigilância estavam dormindo e não perceberam a movimentação.

Fonte: CatingueiraOnline

Conexão de Internet no Brasil é uma das mais lentas do mundo, afirma estudo; Confira!

O Brasil caiu, pela terceira vez consecutiva, no ranking de velocidade média de conexões de internet divulgado pela empresa de internet americana Akamai. Segundo o estudo publicado nesta terça-feira, os brasileiros acessaram a internet com uma velocidade de 2,7 megabits por segundo (Mbps) no 3º trimestre de 2013. O resultado coloca o país na 84ª posição do ranking, que considerou 140 países. No 1º trimestre do ano passado, o Brasil estava no 73º lugar.

Com esta velocidade média, o Brasil fica atrás de países como a Turquia (4 Mbps), Cazaquistão (3,5 Mbps) e Iraque (3,1 Mbps). A posição do Brasil também é pior que a da maioria dos vizinhos da América do Sul analisados no estudo. O Equador, país latino-americano com melhor posição no ranking global, registrou velocidade média de 3,6 Mbps no período. Chile, Colômbia e Argentina também têm conexões de internet mais velozes que o Brasil.

Outros países emergentes também enfrentam fenômeno semelhante, já que o número de conexões nesses países cresce continuamente, mas a velocidade é, em geral, baixa. No estudo da Akamai, a China ficou em 75º lugar, com velocidade média de 2,9 Mbps no terceiro trimestre. A Índia ficou bem atrás do Brasil, no 123º lugar, com conexão de internet de apenas 1,1 Mbps.
Para elaborar o estudo, a equipe da Akamai analisa os acessos a sua plataforma de entrega de conteúdo, que a empresa afirma representar entre 20% e 30% do tráfego de internet global. 
Fonte: Veja

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Teixeira-PB: Temperatura atingiu nível recorde neste fim de semana no município; Veja!

Temperatura e sensação térmica atingiram nível recorde neste fim de semana em Teixeira. 
Uma temperatura recorde foi registrada na tarde deste Sábado (25/01) no município de Teixeira, sertão da Paraíba. 
De acordo com informações meteorológicas, foi registrada na tarde deste último Sábado, por volta das 14h:35min, uma temperatura média de 48 graus, com 45 graus à sombra e sensação térmica de 51 graus.
Esses números representam uma das temperaturas mais altas registradas no município nos últimos trinta anos, o que indica um aumento significativo nas sensações térmicas nos últimos tempos.

Além de Teixeira, este fim de semana também foi marcado por temperaturas acima da média em outras cidades da região.De acordo com a meteorologia, isso é uma consequencia normal do aquecimento global e também da estação do ano em que se encontra, em pleno verão. Entretanto, é necessário uma série de cuidados com as altas temperaturas, o que inclui manter-se sempre hidratado e evitar a exposição à luz solar em qualquer hora do dia, especialmente durante o período da tarde.
Raízes do Sertão:.s
_________________________________________________________________________________
Patrocínio: Instituto Educacional Abelhinha "Semeando o néctar da aprendizagem"
                   Auto Peças Janine "As melhores peças para o seu automóvel"

Capotamento deixa duas pessoas feridas próximo à Curva do Neneco em Maturéia

Por volta das 7:00 horas deste domingo capotamento deixou duas vitimas feridas. Uma das vitimas é José Edsom de Souza Silva que vinha conduzindo um Fiat Uno de placas CHV - 3617 de cor vermelha que ia sentido Tabira-PE 

Segundo Informações repassadas para o Site sertao1.com.br  vinha duas pessoas no veiculo. 

O Samu foi acionado ao local para fazer os primeiros socorros e as vitimas passa bem.
Fonte: Sertão1.com

Além da seca, vandalismo deixa mais de 150 mil sem água no Sertão do estado


Além da escassez de água provocada pela seca, atos de vandalismo têm deixado a situação de moradores da região polarizada por Patos, no sertão da Paraíba, a cerca de 320 quilômetros de João Pessoa, ainda pior.

Nesta sexta-feira, pelo menos 15 cidades, cerca de 150 mil pessoas, ficaram sem água devido ao rompimento da tubulação da adutora Coremas-Sabugi, provocada por atos de vandalismo.

De acordo com o engenheiro Maciel Damasceno Silva, gerente da Cagepa na região de Patos, os atos de vandalismo foram registrados no trecho que fica localizado próximo ao parque Cruz da Menina, no distrito de Santa Gertrudes, atingindo o abastecimento na região das Espinharas e Sabugi.

“Foi o segundo rompimento em 48 horas”, disse Maciel. “Nos dois casos, os técnicos da Cagepa deram as respostas rápidas aos moradores de todas as cidades atendidas pelo Sistema adutor Coremas-Sabugi, com o uso de equipamentos novos adquiridos recentemente pelo Governo do Estado”, completou, o engenheiro da Cagepa, acrescentando que o abastecimento já está normalizado.

Além de Patos e o distrito de Santa Gertrudes, a ação dos vândalos atingiu as cidades de São Mamede, Várzea, Santa Luzia, São José do Sabugi, Quixaba, Cacimba de Areia, Passagem, Baraúnas, Salgadinho, São José de Espinharas, Malta, Condado, São Bentinho e Cajazeirinhas.
Fonte: Portal Correio

Justiça quer reforço na segurança de agência dos Correios da Paraíba

 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) foi condenada pela Justiça Federal a adotar medidas de segurança nas agências que oferecem o serviço do Banco Postal em 89 municípios da Paraíba.

A sentença dá um prazo de 180 dias para que os Correios garantam a permanência de vigilantes durante todo o expediente e instalem dispositivos como câmeras de vigilância, alarmes e cabines blindadas. O objetivo é evitar a ação de assaltantes.

A decisão é do juiz Gustavo de Paiva Gadelha, titular da 6ª Vara Federal da Paraíba. O magistrado julgou como parcialmente procedente o pedido movido pelo Ministério Público Federal (MPF), que moveu uma Ação Civil Pública solicitando que os Correios sejam obrigadas a adotar nas agências do Banco Postal as mesmas medidas de vigilância e monitoramento exigidas pela lei para os demais estabelecimentos financeiros, como bancos, loterias e correspondentes bancários.

A ação tramita desde 2008, mas a sentença só foi proferida em dezembro de 2013. Na sentença, o magistrado justifica a decisão afirmando que o objetivo da condenação é “garantir a incolumidade (segurança) física dos clientes e dos funcionários das entidades que realizam operações inerentes às atividades bancárias, como é o caso das agências da ECT que atuam como bancos postais”.
Na época em que a ação foi ajuizada pelo MPF, o serviço de Banco Postal era feito em parceria com o Bradesco, mas desde 2012 o serviço passou a ser feito pelo Banco do Brasil, através de contrato firmado com os Correios.
Fonte: Jornal da Paraíba

Prefeituras gastam mais em compra de combustíveis do que em obras na PB

Prefeitos de 78 municípios gastaram mais com combustíveis (R$ 37,2 milhões) do que em obras (R$ 19,6 milhões), entre os meses de janeiro e novembro de 2013. O montante é equivale a 10,79% do que foi investido em obras nos 223 municípios paraibanos. O que chama mais atenção é que os grandes consumidores do produto são os pequenos municípios. A informação está no Sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O líder do ranking dos 78 municípios que gastaram mais com a compra de combustíveis é Mamanguape. Lá, a Prefeitura gastou R$ 1,8 milhão com gasolina, óleo diesel e etanol. Para obras, a Prefeitura destinou R$ 1,2 milhão. Em seguida, vem Cuité, que gastou R$ 1,5 milhão em combustíveis e R$ 1,2 milhão em obras.

Em Caaporã, os combustíveis consumiram R$ 1,4 milhão e as obras, pouco mais de R$ 1 milhão. A prefeitura de Sapé gastou quase o dobro com a compra de combustíveis (R$ 1, 076 milhão) do que os investimentos em melhorias no município (R$ 665 mil). Em Natuba, a disparidade é bem maior entre gastos com o produto (mais de R$ 1 milhão) e investimentos (R$ 339 mil). 

Em 11 meses, as 223 prefeituras da Paraíba gastaram quase R$ 96 milhões na compra de combustíveis (gasolina, óleo diesel e etanol) e óleos lubrificantes. Com os recursos, seria possível comprar mais de 32 milhões de litros de gasolina - ao valor de R$ 2,99 - o que daria para um veículo popular dar mais de oito mil voltas ao redor da Terra, saindo de João Pessoa no sentido norte e acompanhando a imaginária linha do equador. 
Fonte: Jornal da Paraíba

INPE indica chuvas abaixo da média no interior da Paraíba em 2014

 Contrariando as previsões da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou dia 20 de Janeiro a previsão climática para o período de Fevereiro, Março e Abril de 2014.

Essa previsão aponta para chuvas variando entre as categorias normal e abaixo da média histórica, especificamente no setor norte do nordeste, do qual faz parte o semiárido paraibano.

A previsão indica probabilidade de 35% das chuvas ficarem abaixo da média, 40% de ficarem em torno da média, e 25% apenas de chances de chover acima da média histórica no citado período. Ainda de acordo com o instituto, as chuvas dentre do referido período serão irregulares, fato que reflete o cenário desfavorável que se configurou no campo de temperatura das águas dos Oceanos Atlântico Sul e Norte.

Desde o início de 2012, o Oceano Atlântico Sul não vem esquentando normalmente, ou seja, tem ficado com temperaturas abaixo do normal dentro do período de Fevereiro a Maio, o qual corresponde à estação chuvosa do semiárido nordestino, dessa forma, quando o citado oceano não esquenta bem no citado período, as chuvas ocorrem de forma muito irregular e abaixo da média, ou seja, chove em alguns municípios no período mencionado, mas na maioria a situação é de pouca chuva, fato vivenciado principalmente em 2013, quando choveu abaixo da média na grande maioria dos municípios, sendo que vários não choveu quase nada.
Fonte: INPE

Brasileiro encontra falha no Facebook e recebe prêmio de R$ 80 mil; Confira!

São Paulo - O Facebook pagou, nesta última semana, a maior recompensa da história da rede social a um “caçador de bugs”: 33,5 mil dólares, ou cerca de 80 mil reais. O premiado foi o mineiro Reginaldo Silva, engenheiro da computação de 27 anos, que encontrou uma brecha de segurança que permitia a execução de códigos remota afetando os servidores do site.


A premiação vem por meio do programa Facebook Bug Bounty, inaugurado pela rede social em novembro passado. Silva reportou à empresa todo o procedimento feito até chegar à falha, que foi logo corrigida pelos engenheiros do próprio site – todo o longo processo, aliás, você pode conferir aqui. O valor entregue ao brasileiro foi definido de acordo com a gravidade da brecha – e pela alta soma, dá para imaginar o estrago que o bug poderia causar se tivesse sido descoberto por um cracker.
Fonte: Exame.com

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Teixeira-PB: Ex-prefeito tem contas de 2012 aprovadas pelo TCE-PB; Confira!

O ex-prefeito de Teixeira, Wenceslau Sousa Marques (foto) teve as contas de 2012 aprovadas pelo TCE-PB, na sessão desta quarta no pleno do TCE, 22/01/2014.


O ex-prefeito Wenceslau Sousa Marques, que governou o município de Teixeira no período (2009-2012) recebeu a notícia com alegria e declarou que este foi um resultado de um esforço e organização de toda uma equipe.

Segundo o ex-prefeito disse ter à sensação do "dever cumprido", e agradeceu ao povo teixeirense "meus agradecimentos ao povo de Teixeira por ter me dado a oportunidade de governa o município por 4 anos! Todas as contas dos anos de (2009-2012) foram aprovadas pelo TCE-PB, comprovando assim, o compromisso e zelo pelo bem público". Finalizou. 

Marques ressaltou ainda o trabalho e a satisfação de Governar o Município por 4 anos, “Foi difícil, mais com muito planejamento e respeito pelo erário público é que conseguimos esses resultados e a satisfação de mais uma conta aprovada com maioria pelos conselheiros do Tribunal de Contas", disse.
Fonte: Jornalista Thércio Rocha com Assessoria

Perseguição e disparos provocam pânico em bairro de Patos

 Por volta das 22h desta quinta-feira, (23), um homem conduzindo um veículo modelo Celta, de cor prata, perseguiu dois jovens em uma motocicleta e efetuou vários disparos os adolescentes, em Patos.

A perseguição aconteceu no bairro da Maternidade, próximo a Igreja Nossa Senhora de Aparecida.  Vários disparos de arma de fogo foram efetuados pelo condutor do veículo e alguns dos tiros atingiram algumas residências.
De acordo com a Polícia Militar, os jovens conseguiram escapar dos disparos e logo em seguida ligaram para o Copom.Uma viatura foi até a residência de uma das vítimas e bastante nervoso, o jovem relatou aos policiais que não tinha inimigos e não fazia ideia de quem pudesse ter atentado contra a sua vida e de seu colega.


A noite desta quinta-feira foi bastante tumultuada na área policial. Horas antes a perseguição, dois rapazes foram alvejados por disparos de arma de fogo no Bairro Vitória, zona leste da cidade. Um dos feridos não resistiu aos ferimentos e faleceu minutos após dar entrada no Hospital Regional de Patos. Durante o clima de bang-bang, os moradores das localidades leste e oeste se recolheram aos seus lares e demostram o clima de medo através de postagens nas redes sociais.Segundo informações da PM através da Aspirante Natália Aranha, as guarnições realizaram várias diligências em toda cidade, na tentativa  de localizar os autores dos disparos, mas ninguém foi preso.
Fonte: MaisPatos

MP-PB processa prefeitos e ex-prefeitos por fraudes em licitações no estado


Após desarticular um esquema de licitações fraudulentas realizadas em 140 cidades da Paraíba, o Ministério Público divulgou nesta quinta-feira (16) que entrou com ações por improbidade administrativa contra dois prefeitos, três ex-prefeitos, 10 servidores públicos e 10 empresários. A operação Transparência foi realizada em 2009 pelo MPPB, Ministério Público Federal e Polícia Federal.

Estão sendo processados os prefeitos de Cachoeira dos Índios, Francisco Dantas Ricarte; e Monte Horebe, Cláudia Aparecida Dias; os ex-prefeitos de Desterro, Dilson Almeida; de Monte Horebe, Erivan Dias Guarita; e de São João do Rio do Peixe, José Lavoisier Gomes Dantas. Também estão sendo processadas quatro empresas de construção civil. O G1 entrou em contato com as respectivas prefeituras, mas não obteve resposta.

O esquema foi revelado pela Operação Transparência, deflagrada em novembro de 2009, pelo MPPB, Ministério Público Federal e Polícia Federal. A operação apontou ainda que não só empresas participavam diretamente da fraude, mas também havia a colaboração ativa ou passiva de membros de Comissões Permanentes de Licitação, algumas delas envolvendo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fonte: G1-PB

Programa do Leite inicia recadastramento de beneficiários na Paraíba


O Governo da paraíba, por meio da Fundação de Ação Comunitária (FAC), iniciou o recadastramento dos mais de 120 mil beneficiários do Programa Leite da Paraíba. A primeira etapa começou por João Pessoa na segunda-feira (20) e vai seguir até o dia 6 de fevereiro nos bairros de Mangabeira, Valentina de Figueiredo e Cristo Redentor, totalizando 17 pontos de distribuição de pão e leite.
 
No recadastramento, as famílias beneficiárias do Programa Leite da Paraíba atualizam seus dados sobre o endereço, além de apresentarem os documentos de RG, CPF, comprovante de residência, cartão de vacinação, peso e altura das crianças. Nesta quinta-feira (23) e nos dias 27, 28 e 29 de janeiro o recadastramento acontecerá nos postos de várias comunidades do bairro Valentina de Figueiredo. O horário é das 8h às 17h, para todos os bairros.

O recadastramento no bairro do Cristo para a primeira etapa será feito nos dias 30 de janeiro e 3, 4, 5, e 6 de fevereiro. Em Mangabeira, o trabalho foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de janeiro. O Programa Leite da Paraíba promove a melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda, através da distribuição do alimento para combater a fome e a desnutrição infantil. Os beneficiários do programa são gestantes, mães que estão amamentando seus filhos, idosos e crianças de até sete anos de idade.

Segundo o presidente da FAC, Flávio Moreira, as ações de recadastramento acontecem periodicamente. “O recadastramento das famílias beneficiárias é recomendado e necessário a cada seis meses para atualizar as informações e conferir se as pessoas estão dentro dos critérios estabelecidos pelo programa”, explicou. Atualmente, estão inscritas 120.911 famílias no Programa Leite da Paraíba e os que saem do programa são substituídos por novos beneficiários. O novo calendário geral de recadastramento no estado será divulgado em fevereiro.
Fonte: Ascom-PB

Vereador com patrimônio de R$ 5 milhões recebe Bolsa Família na Paraíba

Mais um caso de fraude, envolvendo um parlamentar do interior da Paraíba, chama a atenção da sociedade para um programa que o Governo Federal insiste em propagar aos quatro cantos, como sendo o de maior distribuição de renda do mundo, na promoção da justiça social e erradicação da miséria: O Bolsa Família.

O programa que já sustenta 14,5 Milhões de famílias, atendendo a cerca de 50 milhões de brasileiros, a cada dia vem se mostrando ineficaz na fiscalização da real situação social dos beneficiários, que em muitos casos, não poderiam nem deveriam estar inclusos no programa.

O Caso mais recente é o de Maristela Ribeiro Feitoza Barreto, “Estela”, esposa do vereador de Sumé, Juan Pereira, que recebeu do Bolsa Família, 34 pagamentos, totalizando R$ 3.602,00, entre fevereiro de  2011 à novembro de 2013. Só em 2013, Estela recebeu do Programa Bolsa Família, entre janeiro e novembro, um montante de R$ 1.340,00 (Um mil trezentos e quarenta reais). O vereador Juan Pereira, eleito em 2012, declarou à Justiça Eleitoral, um patrimônio de quase R$ 5 Milhões de reais, conforme declaração no site do Tribunal Superior Eleitoral - TSE.
Fonte: AgoraPB

Será? Pesquisador afirma que Facebook irá perder 80% de seus usuários no próximo ano; Confira!

O Facebook pode estar próximo de um declínio catastrófico. A rede social pode perder 80% de seus usuários já em 2015. 

A alegação é da equipe de Princeton, a qual afirma que a fase de declínio da página já se iniciou. Segundo eles, a primeira ascensão e queda do MySpace provam a teoria e ajudam a prever com precisão que a queda será rápida. 

Os pesquisadores dizem que o Facebook já atingiu seu pico de usuários, e entre 2015 e 2017 vai de certeza perder o alto número de internautas. Segundo eles, as redes sociais são como as “doenças infecciosas”.A afirmação ganha força após o próprio Facebook admitir que está perdendo usuários adolescentes. Mais de 11 milhões de jovens abandonaram a rede social desde 2011. 
Segundo a consultoria Digital iStrategy Labs, a plataforma tem perdido espaço para aplicativos como WhatsApp, Snapchat, entre outros.
Fonte: Techmestre - R7.com

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Açude Riacho de Moças sofre baixa, entra no vermelho, e está em Situação Crítica; Veja!

Nível de água do Riacho de Moças sofre grave queda e entra no vermelho. Situação é crítica.
O nível de água do Açude Riacho de Moças, que abastece os municípios de Teixeira, Maturéia e localidades circunvizinhas, sofreu uma grave baixa neste mês de Janeiro.

De acordo com dados do relatório oficial da Aesa, a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba, o reservatório de Riacho de Moças tem atualmente 303.830 metros cúbicos de água, que corresponde ao número mínimo de 4,7% de sua capacidade total. Com isso, o açude deixa de ser englobado como "Em Observação" (-20%) e passa ser considerado "Situação Crítica" (-5%).

Esses números são extremamente preocupantes, pois o abastecimento nos municípios de Teixeira e Maturéia pode entrar em colapso e ser suspenso a qualquer momento. Dos quatro reservatórios que fornecem água à região, três já tinham entrado em colapso desde meados do ano passado. Agora, foi a vez do Riacho de Moças. Apesar do leve aumento no nível registrado em fins de Dezembro, o que significou 0,5%, o açude perdeu, mesmo havendo grande racionamento, 0,8%. Assim, os números caíram drasticamente e o  reservatório está agora no vermelho.

A esperança nesse momento é que novas chuvas venham a ocorrer na região, para que possam restabelecer os níveis de água do açude o suficiente para voltar a abastecer ambas as cidades em sua normalidade. Caso isso não ocorra, o futuro é incerto. Há a expectativa de que as águas do rio São Francisco cheguem à região da Serra do Teixeira até meados deste ano, pelo projeto da Adutora do Pajeú, entretanto o mesmo encontra-se em estágio licitatório.
O que pode ser feito no momento é, caso seja suspenso o fornecimento, serem disponibilizados carros-pipas e outros meios alternativos de abastecimento, até a situação se normalizar.
Daniel Rodas - Raízes do Sertão:.s

Em Patos: Adolescente é preso acusado de integrar quadrilha que pratica assaltos na região

A Polícia Militar, através do serviço de inteligência do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), conseguiu apreender na manhã desta terça-feira, dia 21, o adolescente acusado praticar vários assaltos na cidade de Patos, entre os quais, dois na loja Estef Turismo, localizada no Bairro do Jatobá.


O adolescente de 17 anos foi apreendido quando chegava a sua residência no próprio Bairro do Jatobá. O jovem foi pego de surpresa por policiais que faziam campana nas imediações da residência, pois estavam de posse de informações concretas fornecidas pelo serviço de inteligência sobre o acusado.
Análises feitas nas imagens do circuito interno da agência de turismo que havia sido assaltada apontaram as características do jovem como praticante do crime. Porte físico, roupas e gestos denunciaram o adolescente que confessou a prática dos assaltos.

No momento da apreensão, o jovem estava de posse de um simulacro de arma de fogo. Essa arma estaria sendo usada na intimidação das vítimas do adolescente durante os assaltos praticados.
O jovem também é acusado de tentativa de homicídio na cidade de Patos e pode integrar uma quadrilha que vem praticando vários assaltos no município. O crime foi praticado contra outro adolescente que fez relatos a polícia apontando o jovem apreendido na manhã desta terça como autor do crime.
Fonte: Jozivan Antero / Patosonline

Comércio ilegal: Mais de 10% das farmácias do estado são irregulares


Mais de 10% das farmácias da Paraíba estão funcionando de forma ilegal, sem a presença de um farmacêutico credenciado.

É o que aponta o censo do Instituto de Ciência e Tecnologia para Qualidade (ICTQ) divulgado ontem, dia nacional do farmacêutico. O levantamento identificou a falta de profissionais em 112 farmácias no Estado, descumprindo o que determina a Lei Federal n° 5.991 de 1973, que regulamenta as atividades do setor.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Estado da Paraíba (Sindifarma-PB), que representa as empresas do setor, existem 1.365 farmácias funcionando de forma regular na Paraíba, mas o Estado dispõe de aproximadamente 2 mil farmacêuticos credenciados no Conselho Regional de Farmácia (CRF-PB). Segundo o Sindifarma, seriam necessários mais 4 mil farmacêuticos no Estado para atender a demanda, garantindo a presença dos profissionais nas farmácias em todos os turnos.

O Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba (Sifep) alerta que toda farmácia precisa confirmar a contratação de um profissional credenciado no CFM para obter autorização para funcionar.
Fonte: Jornal da Paraíba