sexta-feira, 30 de maio de 2014

Teixeira-PB: Prefeitura divulga Programação do São João 2014; Confira!

Prefeitura divulga programação oficial do São João.

A Prefeitura Municipal de Teixeira divulgou na manhã desta Sexta-feira 29/05, em evento no Barracão do Forró, a programação oficial do São João 2014.

Confira a programação abaixo:

Sábado 21/06
ABERTURA OFICIAL
                                                     Forró do Amasso
                                                     Forró do Dono
                                                     Gamadão do Forró
                                                     Tuninho e Banda
Domingo 22/06
Frabrício Rodrigues
Forró do Beka
Banda Roupa de Marca
Puro Veneno

Segunda-feira 23/06
Forró Badauê
Forró da Nanah
Branco Guedes
The Brothers

Terça-feira 24/06
ENCERRAMENTO
Pinto do Acordeon
Cininho Lima
Feitiço de Menina
Cezar e Banda

Raízes do Sertão:.s

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Chove forte na noite desta Quarta em Teixeira; Veja os milímetros!

Chove forte na noite desta Quarta-feira em Teixeira.

Choveu forte durante a noite desta Quarta e madrugada de Quinta no município de Teixeira. As chuvas começaram com pouca intensidade, apenas um sereno, por volta das 4h da tarde, se intensificou e virou uma chuva muito forte ainda no início da noite.

De acordo com dados enviados à nossa redação, as precipitações que caíram ontem em Teixeira atingiram a marca dos 80,5 milímetros.

As chuvas seguiram por toda a noite e pela madrugada de hoje, estendo-se ainda nas primeiras horas da manhã. A água correu livremente pelas ruas da cidade, como sempre inundando ruas, formando grandes poças de lama e causando pequenos transtornos à população.

Graças à chuvas, os termômetros caíram na cidade e uma névoa espessa tomou conta do céu hoje de manhã. A previsão da Aesa é de que continuarão havendo pequenas precipitações durante todo o dia.
Raízes do Sertão:.s

Teixeira-PB: Prefeitura divulgará programação oficial do São João nesta Sexta


O prefeito Edmilson Alves dos Reis anunciará nesta sexta-feira (30/05) a programação oficial do São João 2014, na tradicional “Praça do Forró”.
A atividade acontecerá no Barracão do Forró, local onde é realizada toda a produção da ornamentação junina, por uma equipe que incansavelmente vem trabalhando com o objetivo de acrescentar mais beleza ao município.
Na ocasião, a animação ficará sob responsabilidade do sanfoneiro Luiz e banda, com o autêntico forró pé de serra.
Fonte: SecomTeixeira-PB

AESA diz que chuvas no Sertão do estado devem continuar neste fim de semana

Após dia de tempo fechado e chuvas esporádicas em várias regiões do estado, a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba é de que as precipitações continuem em pontos isolados nesta quinta-feira.

Segundo a meteorologista da AESA, Marle Bandeira, o índice pluviométrico registrado na Capital até o final da tarde desta quarta-feira (28) foi de 20,7 mm. A cidade apresentou forte nebulosidade e alguns pontos de alagamento, dificultando o tráfego de veículos em certos pontos.

Conforme a agência, a chuva pode se estender para várias localidades do Litoral, Brejo, Cariri, Agreste e Sertão nas próximas horas. “Para o litoral estão previstas condições de nebulosidade variada, com pancadas de chuva. No Agreste e Brejo esperam-se precipitações esparsas, enquanto que no Cariri e Sertão deve chover apenas em pontos isolados”, afirmou a profissional do órgão.

As chuvas no Sertão, sempre comemoradas pelos moradores, aconteceram principalmente nas cidades e proximidades de Patos, Catolé do Rocha e Cajazeiras. Nesta última, por exemplo, precipitaram-se 20,4mm em apenas uma hora, entre as 19h e 20h. Na região do Cariri as cidades que demonstraram tempo chuvoso foram Monteiro e Sumé.
O boletim meteorológico mais recente da agência indica que nuvens vindas do oceano Atlântico devem manter o céu encoberto. O resultado das chuvas da últimas 24h deve ser divulgado pela AESA na manhã desta quinta-feira (29).
Internautas de cidades como Monteiro e Patos comemoraram o dia de chuvas com postagens em redes sociais.

Fonte: Aesa

Última verba do FPM deste mês terá acréscimo de mais de 8% para as Prefeituras; Confira!

Percentual de aumento é referente ao mesmo período de 2014. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios.
O terceiro e último repasse do maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 1.543.036.973,54. Este repasse tem descontado os recursos para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, o montante é de R$ 1.928.796.216,93. Este decêndio será creditado na sexta-feira, dia 30.

De acordo com cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), este repasse é 9,31% maior que o previsto pela Receita Federal do Brasil (RFB). O crescimento em relação ao mesmo decêndio do ano passado foi de 8,25%, em termos nominais - sem considerar a inflação.

Apesar de positivo este último repasse do mês, a CNM lembra que em maio, o FPM historicamente apresenta crescimento. A partir de junho até outubro, o repasse do Fundo é menor. “Controlem suas despesas para enfrentar estes meses. A previsão para junho é de queda em 16% com relação ao mês anterior, segundo estimativa de Receita Federal”, alerta o presidente Paulo Ziulkoski.

Fonte: CNM

TSE reduz número de deputados estaduais e federais na Paraíba; Confira!


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ratificou, por unanimidade, na sessão administrativa desta terça-feira (27), a redefinição da distribuição do número de deputados federais e a composição das assembleias legislativas e da Câmara Distrital.Com essa decisão, a bancada da Paraíba na Câmara Federal será reduzida de 12 para 10 deputados. Na Assembleia Legislativa, a redução será de 36 para 30 deputados estaduais. 

Além da Paraíba, sete estados perdem representatividade na Câmara Federal: Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Piauí. Ao mesmo tempo, outros cinco ganham mais deputados federais: Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará.

Na prática, a Câmara Federal continua com 513 deputados. O que muda é a sua distribuição pelos estados. Na nova fórmula de cálculo, estados com maior população, caso do Pará, ganham mais deputados e outros perdem.

As mudanças já valem para a próxima legislatura e os eleitores paraibanos vão escolher apenas 10 deputados federais e 30 estaduais. Os efeitos da norma haviam sido suspensos pelo Decreto Legislativo nº 424/2013, aprovado pelo Congresso Nacional, no ano passado, mas com a decisão desta terça-feira volta a valer o entendimento do TSE.

O Plenário do TSE entendeu que somente uma lei complementar – aprovada por maioria absoluta das duas casas do Congresso –, e não um decreto legislativo – aprovado por maioria simples –, poderia suspender os efeitos de sua resolução, já que esta fora editada em cumprimento ao estabelecido pela Lei Complementar n° 78/1993.
Fonte: PortalCorreio

Indignados com gastos, muitos brasileiros vão torcer contra a Seleção na Copa; Confira!


Há duas semanas do início do Mundial e com as tensões em alta devido aos custos do evento que durará um mês, alguns estão demonstrando a sua revolta dizendo que irão torcer contra a seleção brasileira, talvez o símbolo de maior destaque do país na arena internacional.

“Nunca antes a Copa provocou estes sentimentos de ódio entre os brasileiros”, disse o cineasta e comentarista esportivo Ugo Giorgetti. “Tem gente que ama futebol, ama o Brasil, mas está torcendo contra a seleção como nunca fez antes”. Esse coro contra o Brasil é um enorme contraste com a típica caricatura do torcedor de rosto pintado de verde e amarelo, cantando e gritando pela sua seleção ao som de tambores de escola de samba.

“Estou torcendo pela Holanda”, disse Marco Silva, consultor de 33 anos do subúrbio do Rio de Janeiro. “Se o Brasil for campeão, toda a corrupção relacionada ao torneio vai ser esquecida. O país não irá acordar”. A maioria dos brasileiros, de fato, irá cerrar fileiras com a seleção, que busca um inédito sexto título mundial, mas o governo teme que os críticos ocupem as ruas aos milhares e prejudiquem a imagem do país. Nesta semana, manifestantes revoltados deram socos e pontapés no ônibus que levava os jogadores da seleção do Rio de Janeiro para a Granja Comary, na cidade fluminense de Teresópolis, o centro de treinamento da equipe.

Os críticos dizem que a Copa do Mundo, com seus estádios superfaturados, projetos de infraestrutura atrasados ou não entregues e o potencial constrangimento com os problemas de organização, fez mais mal do que bem ao desviar fundos de programas sociais e projetos de investimento mais importantes.
“Eu e muitas pessoas que conheço estamos torcendo para que o Brasil seja eliminado logo, embora nem todos sejam sinceros a esse respeito”, afirmou Edson Alves, químico de 52 anos fanático por futebol. “É triste, mas neste momento estou pensando mais no Brasil país, não no Brasil seleção de futebol”.
Fonte: Veja

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Em clima de São João, Teixeira começa a receber ornamentação junina; Veja!

A cidade de Teixeira já está em clima junino. Na manhã da última sexta-feira (23/05) a ornamentação foi iniciada na praça da Pedra do Galo, lugar que acolhe os visitantes e aos que passam com sentido a outros municípios.


A ornamentação será continuada em outros pontos da cidade, principalmente na Praça Cassiano Rodrigues, palco dos festejos. A exemplo do ano passado, a praça abrigará o “Cantinho do Forró”, com muito forró pé de serra após o encerramento das quadrilhas juninas. O diferencial será a disponibilidade de telão, para exibição dos jogos do Brasil na Copa do mundo.
Auxiliando nos trabalhos de ornamentação de rua está a equipe dodo "Mais Educação" da Escola José Elias de Amorim.
                                      
Os festejos juninos no município compreenderão o período de 21 a 24 de junho. Em breve, a programação completa será divulgada.
Fonte: SecomTeixeira-PB

Teixeira-PB: Jovem morre afogada no "Poço da Besta"; Confira!


Nesse sábado, 24 de maio, por volta das 13h30, a polícia militar de Teixeira junto da guarnição de São José do Bonfim, foi informada pelo COPOM DA 4ª CIA, que havia um afogamento no Poço da Besta, localizado entre os município de Teixeira e São José do Bonfim. 

Chegando até o local a polícia constatou que havia uma vítima, de imediato a vítima foi reconhecida, era a jovem ETELVINA CATAMDUBA DA SILVA, filha de Maria Gorete, conhecida por (29-30), a jovem ainda estava nas águas quando a polícia chegou no local.

Segundo testemunhas, havia quatro pessoas e uma criança de 6 anos, filho da vítima. Todos estavam entretidos e bebendo, e a vítima estava tomando banho, quando foi avistada pela criança, que apavorada viu sua mãe afundado.

O pessoal que estava presente entrou na água a procura do corpo e não conseguiu localizar, sendo preciso solicitar uma guarnição do Corpo de Bombeiro da cidade de Patos comandada pelo Cabo Brasiliano, que localizaram a vítima aproximadamente três metros, mais já sem vida.
O fato foi informado a autoridade policial competente que compareceu ao local para os procedimentos cabíveis.
Fonte: JornalistaThércioRocha

Bando armado explode banco, atira na polícia e foge em Junco do Seridó


Por volta das 03h00 da madrugada de hoje, dia 26 de maio de 2014, o caixa eletrônico do Banco Bradesco em Junco do Seridó-PB foi explodido.

A Polícia ainda está obtendo informações sobre a quantidade de bandidos, características dos mesmos, além do tipo e quantidade de veículos utilizado nessa ação delituosa.

Diligências já estão sendo realizadas em toda a região. De acordo com populares, foram mais de 20 minutos de tiroteio. Ainda de acordo com populares, informações ainda extra-oficiais, foram cerca de oito homens em 4 motos.

Audácia
A viatura da Polícia Militar do Junco do Seridó-PB foi atingida por vários disparos. Bando fortemente armado. Uma informação ainda extra-oficial é de que, armas de alto calibre foram utilizadas nesta ação delituosa, a exemplo de armamentos de calibre 762, 12, ponto 40, além de 38 (está última de baixo calibre). O prédio chegou a cair com a explosão.
Fonte: SertãoPB

Cássio tem 45%, Ricardo 26,6% e Veneziano 10,3% dos votos, diz pesquisa

Pesquisa de intenções de voto (consulta estimulada) realizada pelo Instituto Souza Lopes, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, revela que, se as eleições fossem hoje, o pré-candidato do PSDB ao Governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima, teria 45,9% das preferências dos paraibanos.

O governador Ricardo Coutinho, pré-candidato do PSB, teria 26,6%. Em terceiro lugar, ficaria o pré-candidato do PMDB, Veneziano Vital do Rêgo, com 10,3%. Tárcio Teixeira (Psol) teria 0,7%. Em seguida, ficaria Leonardo Gadelha (PSC), com 0,5% e Major Fábio (Pros), com 0,3%. Os votos brancos e nulos seriam 8,1%. Não souberam responder e não opinaram na pesquisa 7,7% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de maio nas quatro regiões geoadministrativas do Estado da Paraíba: Mata, Agreste, Borborema e Sertão. O Instituto Souza Lopes ouviu 1.500 eleitores de todas as faixas etárias. O erro amostral é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Está registrada no TRE-PB sob o número PB-010/2014 e no TSE, com o número BR-00125/2014. O registro ocorreu no último dia 20.

Fonte: PortalCorreio

Ministério Público investiga campanha eleitoral antecipada na Paraíba; Confira!

O Ministério Público Eleitoral (MPE) já instaurou 12 procedimentos para investigar a antecipação da campanha eleitoral e a veiculação de propaganda eleitoral irregular para as eleições deste ano na Paraíba. De acordo com procurador da República Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga, que também é procurador regional eleitoral auxiliar, o órgão já está trabalhando em dezenas de procedimentos para investigar tais práticas, emitiu várias recomendações a agentes públicos, que são pretensos candidatos, e já ajuizou uma representação no âmbito da Justiça Eleitoral.

O procurador Marcos Queiroga ressaltou que a propaganda eleitoral de pré-candidatos e qualquer tipo de campanha eleitoral para o pleito deste ano, só são permitidas após o dia 5 de julho, como dispõe expressamente o artigo 36 da Lei 9.504/97, a chamada Lei das Eleições. Por isso, o MPE deflagrou desde o início do ano o processo de fiscalização, para coibir tais práticas, que são consideradas irregulares, abrindo um canal direto de comunicação para receber denúncia da população.

“Qualquer pessoa poderá denunciar propaganda eleitoral antecipada. O link pode ser acessado a partir de um banner específico na página do Ministério Público Federal na Paraíba, por meio do endereço eletrônico www.prpb.mpf.mp.br, pelo qual temos recebido muitas colaborações, que deram origem a diversos procedimentos investigatórios”, comentou.

Fonte: JornalCorreiodaParaíba

Inscrições do Enem batem recorde com mais 9,5 milhões de inscritos; Crescimento foi de 21%; Confira!


O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou ao recorde de 9,519 milhões este ano, com crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). Somente na sexta-feira (23), último dia de inscrições, foi 1,8 milhão de inscritos. Os dados divulgados hoje (24) são preliminares e dependem da confirmação do pagamentos da taxa de inscrição até a próxima quarta-feira (28).

No Sudeste, foram 3,407 milhões de inscritos; no Nordeste, 3,062 milhões; no Sul, 1,159 milhão; no Norte, 1,033 milhão, e no Centro-Oeste, 857,195 mil.
O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou o crescimento das inscrições em estados da Região Nordeste. “No Ceará, temos uma população de 8,8 mil habitantes e quase 600 mil inscritos”, disse.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, alertou para o prazo de pagamento da taxa de inscrição, de R$ 35, que vai até a próxima quarta-feira (28). “Se a inscrição não estiver paga até 28 de maio, não será confirmada”, disse.

Segundo o ministro da Educação, no ano passado houve problemas com estudantes que agendaram o pagamento pela internet e em caixa eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. “Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia”, alertou o ministro.
De acordo com Henrique Paim, no ano passado cerca de 10% dos inscritos não confirmaram a inscrição com o pagamento. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. No ano passado, 60% dos inscritos se declararam isentos.
O Enem será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro.
Fonte: AgênciaBrasil

Pesquisa diz que Dilma tem 56%, Campos 13,6% e Aécio 11,8%; Confira!

Na consulta estimulada de intenções de voto para presidente da República, o Instituto Souza Lopes constou um crescimento de 6,9 pontos percentuais da presidente Dilma (pré-candidata à reeleição pelo PT), em relação à primeira pesquisa. 

O Instituto Souza Lopes também constatou o crescimento do pré-candidato do PSB, Eduardo Campo, sobre o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves na Paraíba. Na primeira pesquisa, Aécio estava em segundo lugar e Campos, em terceiro. Agora, ocorre o contrário. 

Se as eleições fossem hoje, Dilma teria 56% das intenções de votos, contra 49,1% verificados na pesquisa anterior. Eduardo Campos ficaria em segundo lugar, com 13,6%. Na pesquisa anterior, ele estava em terceiro, com 12,9%. Aécio Neves ficaria em terceiro lugar, hoje, com 11,8%. Na pesquisa anterior, ele apareceu em segundo lugar, com 14,3%. 

Segundo o Instituto Souza Lopes, os votos brancos e nulos na consulta estimulada para presidente agora, somariam 11%, contra 13,6% da pesquisa anterior. Os eleitores que não sabiam em quem votar ou não responderam à pesquisa anterior para presidente da República eram 10,1%. Agora, são 7,7%. 

Fonte: JornalCorreio

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Teixeira-PB: Populares reclamam de postes com luz acesa durante o dia; Veja!

Populares reclamam de postes com luz acesa durante o dia.
Os teixeirenses têm utilizado das redes sociais nos últimos dias para denunciar um grave caso de desperdício de energia: as luzes dos postes acesas durante o dia.

De acordo com populares, as luzes, que são acesas por volta das 5h da tarde, ficam ligadas no período da noite e continuam acesas durante boa parte do dia, sem necessidade.

Isso constitui um desperdício significativo de energia e um grande prejuízo para os teixeirenses, uma vez com que é a população quem paga a conta e a manutenção dos referidos postes.

A situação já vem acontecendo há semanas, tendo ocorrido principalmente nos setores do bairro Caipira e outras áreas ao redor do centro da cidade.

"É inadmissível. Nós já pagamos a parcela da conta da rua, e ainda temos que arcar com o desperdício. Pedimos à Energisa ou qualquer órgão responsável pela iluminação que resolva de imediato o problema" afirmou um popular à nossa reportagem.
Raízes do Sertão:.s

Número de homicídios em Patos tem aumento de 90% no primeiro trimestre; Confira!

Um relatório divulgado pela Secretaria de Segurança Pública da Paraíba na última segunda-feira, (19), aponta que a cidade de Patos teve um aumento de 90% no número de homicídios no primeiro trimestre de 2014, em relação ao ano passado.

Os dados demonstram que apesar de uma redução de 40% em João Pessoa, várias cidades do interior do Estado tiveram aumentos significativos nas taxas de homicídio.

Segundo o relatório, em 2013, Patos registrou nos quatro primeiros meses do ano 10 assassinatos. Nesse mesmo período este ano, 19 mortes já haviam sido contabilizadas.

As cidades que tiveram grandes aumentos também foram Solânea (250%), Lagoa Seca (233%) e Caaporã (150%).

O último homicídio registrado em Patos esse ano foi no dia 02 de maio, em uma localidade conhecida como “Cangote do Urubu”. A vítima, Francisco Alves Rodrigues, 19 anos, foi morto a tiro por dois homens, enquanto participava de uma partida de futebol. Os acusados ainda não foram identificados pela Polícia. 
Até o momento, 21 pessoas foram assassinadas em Patos.
Fonte: MaisPatos.com

Previsão do tempo indica chuvas de intensidades moderada e forte na Paraíba


O boletim meteorológico da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), emitido às 9 horas da manhã desta quarta-feira (21), prevê tempo nublado e chuvas de intensidades moderada e forte no Litoral, nas próximas 24 horas. Também deve chover no Brejo e Agreste.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, o litoral paraibano está com o céu encoberto devido ao deslocamento de nuvens vindos do Oceano Atlântico. “É o que chamamos de Distúrbios Ondulatórios de Leste ou Ondas de Leste. A presença desse sistema poderá induzir, nas próximas 24 horas, chuvas de intensidade moderada a forte no Litoral paraibano”, alertou.

Em todo o Estado, as temperaturas devem variar entre a mínima de 20°C (no Brejo) e a máxima de 35 °C (no Sertão). 
Fonte: Secom-PB

TCE elabora listagem com 700 "fichas sujas" inelegíveis na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai encaminhar à Justiça Eleitoral no mês de junho uma lista com cerca de 700 políticos paraibanos que estarão inelegíveis para a próxima eleição. Este número corresponde ao trabalho de fiscalização da Corregedoria do TCE que tem encontrado problemas na prestação de contas desses gestores que já somam mais de R$ 40 milhões em desvio ou aplicação indevida dos recursos públicos.

A revelação foi feita ontem pelo presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, que prestigiou a palestra do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro João Augusto Nardes, sobre "A contribuição do TCU para a Governança e o Desenvolvimento", na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

De acordo com Fábio Nogueira, 700 é um número expressivo no que diz respeito à quantidade de agentes públicos que deverão ser considerados inelegíveis com vistas ao pleito deste ano. Os recursos utilizados pelos gestores públicos não foram empregados de acordo com a lei. “Nós já encaminhamos para o Ministério Público do Estado os documentos indicando esses problemas, uma vez que esse é um número expressivo para um Estado do porte da Paraíba. Os recursos já são poucos e se tornam escassos se desviados ou aplicados indevidamente”, apontou Fábio Nogueira.

Fonte: JornaldaParaíba

Concursos têm mais 2.000 vagas e salários de até R$ 8 mil na Paraíba


Estão abertos os editais para seis concursos públicos na Paraíba. Sendo duas prefeituras paraibanas - Patos e Montadas -, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT da 13 ª Região) e a Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Ao todo são oferecidos 2.591 vagas e os salários variam de R$ 724 a R$ 8 mil. A maior parte dos prazos de inscrição se encerram até o final deste mês.
Para as prefeituras paraibanas estão sendo ofertadas 611 vagas, sendo 469 para a prefeitura de Patos  e 142 para a prefeitura de Montadas. Em ambos, os cargos são para os níveis fundamental, médio e superior, com carga horária que variam de 20h a 40h semanais. Os salários variam de um salário mínimo a R$ 4,7 mil. As taxas variam de R$ 60 a R$ 110 de acordo com a função. As provas serão aplicadas em Julho.
Em Patos, as inscrições se encerram em 20 de junho, e podem ser feitas através da internet, por meio do www.promunicipio.com. Já em Montadas, as inscrições vão até o próximo dia 22, pelo site www.ufcg.edu.br. As validades dos concursos serão de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
Fonte: PortalCorreio

Política: Justiça determina bloqueio de bens de Veneziano por irregularidades; Confira!


A 3ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande determinou, na tarde desta terça-feira, 20, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo e do ex-presidente do Ipsem, Vanderley Medeiros. A medida foi tomada depois que a Procuradoria Geral do Município propôs uma Ação Civil Pública contra os dois ex-gestores.
De acordo com a ação, os dois ex-gestores não teriam pago o parcelamento de contribuições patronais da prefeitura ao instituto, no período de junho a dezembro de 2012, e o décimo terceiro salário, provocando prejuízos e gerando dívidas para o Ipsem.
Segundo o procurador geral do Município, José Fernandes Mariz, “a PGM atuou nesse caso, assim como em outras ações que propomos na Justiça, em defesa do patrimônio público e do patrimônio e do direito dos servidores públicos da prefeitura, que jamais poderão ser lesados por ex-gestores. Toda e qualquer ação que vá de encontro à lei e que tenha sido praticada por ex-gestores será objeto de nossas ações e o poder judiciário mais uma vez reconhece isso”, frisou.
O ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto governou o Município entre os anos de 2005 e 2012. Os débitos deixados por gestões anteriores no Ipsem, segundo relata a sentença judicial, ultrapassam os R$ 45 milhões.
“No presente caso, analisando o contexto exordial, bem como os documentos acostados aos presentes autos, verifica-se que existiram os parcelamentos mencionados pelo autor, e há fortes indícios de que o gestor municipal efetuava os descontos da previdência dos vencimentos dos servidores e não repassava para o Instituto de Previdência”, assevera Ruy Jander, em sua decisão liminar.
Fonte: ClickPB / Assessoria

Policiais entram em greve em vários estados; Paraíba está de fora; Confira!


Policiais civis de vários estados do país decidiram fazer uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (21). A categoria pede melhores condições de infraestrutura, segurança e o nivelamento do salário dos policiais em todo o país.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a reivindicação não pode trazer transtornos, prejuízos e violência para a sociedade. Ele disse ainda que, se necessário, o governo tem condições de garantir a lei e a ordem no país.

“Os policiais que servem a lei e a Constituição sabem que a greve está proibida por decisões do Supremo. Em segundo lugar, não creio que nenhum brasileiro e nenhuma brasileira queira que a sociedade pague a conta de um processo que tem de ser de diálogo e de reivindicação. Caso ocorra, podemos perfeitamente encaminhar a Força Nacional de Segurança Pública e as Forças Armadas para garantir a Lei e Ordem, porque a Constituição nos autoriza. A população brasileira deve ficar tranquila”, afirmou.
Na Paraíba, os policiais apoiarão a greve, mas não irão paralisar suas atividades.
Fonte: G1

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Teixeira-PB: Populares denunciam supostas irregularidades no Hospital Sancho Leite; Veja!

Populares denunciam supostas irregularidades no Hospital Sancho Leite.
Nos últimos dias, muitas pessoas vêm utilizando as redes sociais para denunciar supostas irregularidades, descaso e falta de recursos mínimos para o funcionamento no Hospital Sancho Leite, principal unidade de saúde do município de Teixeira.

De acordo com informações de populares, estariam acontecendo diversas irregularidades no hospital, entre elas a venda ilegal de remédios que deveriam ser gratuitos; pacientes em macas quebradas e sem lençóis; mofo nas enfermarias e ar-condicionados quebrados; falta de espaço para atender pacientes, etc.

Segundo funcionários, também na há seringas nem máscaras adequadas. Além disso, devido à falta de estrutura, casos mais graves como acidentes e cirurgias mais complexas têm que ser encaminhados para o Hospital Regional de Patos. Em muitos casos, não há tempo para a transferência e os pacientes acabam vindo à óbito.

"Dizem que isso aqui é a guerra, mas acho que na guerra é melhor, mesmo sem estrutura" afirmou um paciente que estaria aguardando atendimento por falta de seringa há mais de 8 horas.

Outro fato que estaria ocorrendo no hospital é a venda de medicamentos para pacientes do SUS, que deveriam se fornecidos gratuitamente, mas devido à falta dos mesmos estariam sendo comercializados.
Raízes do Sertão:.s / Informações Stallone Landon (Via Facebook)