terça-feira, 28 de outubro de 2014

Ricardo Coutinho fará "reforma administrativa" até o final do ano na Paraíba

O governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), informou hoje à noite que deverá fazer uma reforma administrativa ainda este ano. A declaração foi dada em entrevista ao programa Conexão Master, da TV Master. "Posso e devo fazer [a reforma]. Vou começar um diálogo com os partidos e buscar cada vez mais qualificar o governo. Quero fazer isso o quanto antes para que no dia 1º de janeiro não assuma um monte de pessoas e para que tenhamos uma transição tranquila", disse o socialista.
 
Com uma base estimada atualmente em 15 parlamentares, o governador concordou com a tese divulgada hoje por Estela Bezerra sobre a substituição de Ricardo Marcelo no comando do legislativo. Ele foi comedido em relação à quantidade de membros de seu bloco de apoio: "O que Estela disse foi coerente. O que se esperaria dela? Que pregasse a continuidade de uma política de confronto? De uma política que gerasse R$ 48 milhões de prejuízo para o contribuinte no caso do empréstimo da Cagepa? É normal que se pregue isso, mas quem deve responder é ela. Eu concordo com ela nos meus limites porque não interfiro nos destinos da Assembleia. Posso dizer que temos uma boa base, mas eu não faço essas contas. Não tive condições ainda de pensar no líder, mas posso dizer que respeito a autonomia dos poderes. As declarações que dei sobre a Assembleia foram em reação a uma série de confrontos", afirmou.
 
Outro tema abordado por Ricardo Coutinho foi o eventual terceiro turno, com o ajuizamento, pela Coligação "A Vontade do Povo", de ações contra sua reeleição, apontando abuso de poder. " Acho que eles têm é que ir atrás de voto. Eu nunca tive caminhonete cheia de dinheiro e ninguém deu essa notícia. Se alguém cometeu ilícito, bastar ir à polícia consultar de onde sairam todos os crimes eleitorais. Não tem um da nossa coligação. Deputado, cesta básica com adesivo de deputado... eu nunca vi isso na minha vida. Então, esperem quatro anos para disputar uma eleição de novo. E vir falar em Aije. Aije temos nós! A polícia foi autônoma e não submissa. O infrator foi se dizer afrontado pela polícia que não deixou ele cometer o crime. Eu parabenizo a polícia por ter dado uma demonstração de organização, respeito. As polícias merecem todo o reconhecimento da população".
Fonte: Parlamento-PB

Governo Federal reconhece Situação de Emergência em 170 cidades paraibanas

A estiagem prolongada registrada em diversas regiões da Paraíba fez o Ministério da Integração Nacional reconhecer situação de emergência em 170 municípios. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27) e visa acelerar o processo de liberação de recursos para ações da defesa civil.

No último dia 23, o governo do Estado já havia decretado situação de emergência nestes municípios por 180 dias. Outros 25, aguardam o reconhecimento. Segundo a Defesa Civil Estadual, as regiões mais atingidas são Sertão, Alto Sertão, parte do Curimataú e da Borborema. Dentre as cidades atingidas pela seca são Jericó, Mogeiro, Juazeirinho, Nova Floresta, São Bentinho, São José do Bonfim, Quixabá, Algodão de Jandaíra e  Sumé.

O gerente-executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Cícero Hermínio, disse que todos os municípios elencados foram afetados no mesmo grau. Quando do reconhecimento por parte do Estado, o governo remeteu a lista à Secretaria Nacional de Defesa Civil para solicitar ao Ministério da Integração, afim de receber recursos federais a serem revertidos em ações voltadas para minimizar os danos causados pela seca, como distribuição de água, manutenção de poços e distribuição de ração animal.
Para ter direito aos recursos, prestação de serviços de voluntários para o reforço das ações de respostas ao desastre natural e dispensa de licitações, contratos e aquisições de bens e serviços necessários para amenizar os efeitos da estiagem, previstos no decreto nº 35.456 de 21 de outubro de 2014, os municípios precisam apresentar prova documental estabelecida pelo Formulário de Informação e Desastre (Fide), e pelo croqui das áreas afetadas.
Fonte: JornaldaParaíba

Grupo é preso após usar armas de brinquedo em assalto a ônibus na Paraíba; Confira!

A Polícia Militar prendeu, na noite dessa segunda-feira (28), duas pessoas por estarem praticando assaltos a ônibus com uma arma de brinquedo na cidade de Campina Grande. Com a dupla, foram apreendidos dois adolescentes. Um de 15 e o outro de 17 anos.

De acordo com informações da Polícia, o grupo teria entrado no Terminal de Integração e após chegar no bairro São José anunciou o assalto utilizando um revólver de brinquedo, réplica de uma arma calibre 38.

A Polícia disse ainda que o motorista do ônibus levou o coletivo até a frente do prédio onde funciona o 2º Batalhão de Polícia Militar.

Na oportunidade, os policiais desconfiaram da movimentação e foram averiguar o que estava acontecendo. Nesse momento, os suspeitos fugiram ao perceberem a aproximação dos PM´s. Após perseguição, foram detidos pela viatura da Força Tática e Rádio Patrulha.

Os assaltantes foram conduzidos para a Central de Polícia Civil e vão responder pelo crime cometido. Com o grupo, a Polícia recuperou 11 aparelhos celulares provavelmente fruto dos assaltos.

Fonte: MaisPB

Institutos de pesquisa acertaram resultado das Eleições na Paraíba; Confira!

Os institutos de pesquisa Ibope e Ipespe acertaram os resultados das eleições na Paraíba, tanto para o governo do Estado como para presidente da República. Ambas as pesquisas foram divulgadas pelo Jornal da Paraíba ao longo da campanha eleitoral. Dentro da margem de erro de cada instituto, os números se aproximaram dos dados oficiais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Tanto o Ibope como o Ipespe apontavam uma disputa apertada na Paraíba. No segundo turno, Ricardo Coutinho (PSB) virou o jogo e venceu a eleição para o governo do Estado com 52,61% dos votos. Seu adversário, Cássio Cunha Lima (PSDB), obteve 47,39%. Na eleição presidencial, Dilma Rousseff (PT) venceu na Paraíba com 64,26% dos votos contra 35,74% de Aécio Neves (PSDB).
Na pesquisa Ibope, Ricardo venceria a eleição com 53% dos votos válidos, enquanto Cássio obteria 47%. A margem de erro era de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Pelos números da pesquisa Ipespe, o candidato do PSB se apresentava com 52% dos votos válidos, enquanto o candidato do PSDB detinha 48% dos votos válidos. A margem de erro era de 2,6%. Na disputa para a Presidência da República, o Ibope apontava a vitória de Dilma na Paraíba com 63% dos votos válidos, ficando Aécio na segunda colocação com 37%. Já o Ipespe, dava a candidata do PT com 66% dos votos válidos, enquanto o candidato do PSDB aparecia com 34%.
Fonte: JornaldaParaíba

Dilma afirma que anunciará até o final de ano medidas para conter inflação e controlar economia; Confira!

A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou na noite desta segunda-feira (27), em entrevista ao Jornal Nacional, que antes do fim do ano vai anunciar "de forma muito clara" as medidas que tomará em relação à economia.
Ela disse que pretende dialogar com todos os setores da economia antes de começar a adotar medidas para "transformar e melhorar o crescimento da nossa economia".
A exemplo do que fez no discurso pronunciado neste domingo, após o anúncio do resultado da eleição, a presidente voltou a defender um plebiscito para aprovação de uma reforma política, o que classificou como prioridade para o próximo mandato. Um dos pontos que ela defendeu durante a campanha eleitoral foi o fim do financiamento de empresas às campanhas eleitorais.
Dilma também defendeu a adoção de medidas de combate à corrupção – na campanha eleitoral, propôs transformar em crime a prática de caixa dois. Segundo ela, a prisão de corruptos não deve ser motivo para instabilidade política.
Fonte: G1

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Teixeira-PB: Veja quais foram os candidatos mais votados na cidade

Dilma e Cássio obtiveram as maiores votações.
Ricardo também teve votação expressiva.

Os eleitores teixeirenses foram às urnas ontem (Domingo 26/10) escolher seus representantes para o Governo do Estado e a Presidência da República.

Com 10.527 eleitores (Dados do TSE), ao todo 78,55% desse total compareceram às urnas, havendo 21,45% de abstenção. Em votos válidos, foram contabilizados 7.794 votos (94,26%), havendo ainda 122 votos em Branco (1,48%) e 353 Nulos (4,27%).

Para governador, Cássio Cunha Lima obteve a maior votação na cidade, obtendo 4.049 votos, o que corresponde a 52,88% do eleitorado local. Logo em seguida veio o governador reeleito Ricardo Coutinho, que obteve na cidade 3.608 votos, o que corresponde a 47,12% dos eleitores. Em números gerais, a disputa entre os dois candidatos em Teixeira foi apertada, com apenas 441 votos de diferença. No Primeiro Turno, Cássio havia ganhado com uma vantagem bem mais expressiva.

Para presidente, houve a vitória esmagadora da presidenta reeleita Dilma Rousseff, que obteve no município 79,28% (6.179 votos) dos votos, contra 20,72% (1.615 votos) do candidato derrotado Aécio Neves.

Esses resultados já eram esperados devido ao apoio do prefeito Nego de Guri e outras lideranças locais aos respectivos candidatos, além da tradicional preferência do eleitorado teixeirense às coligações encabeçadas pelos mesmos.
Raízes do Sertão:.s

Mais de meio milhão de paraibanos não compareceram às urnas neste Domingo

Paraíba manteve o alto índice de abstenção de eleitores, assim, como no primeiro. Neste domingo (26), 510.208, dos 2.834.880 paraibanos aptos a votar, não compareceram às urnas para exercer sua cidadania. O número representa (18%) do eleitorado.

O percentual de abstenção é quase cinco vezes mais que a diferença de votos entre o governador reeleito Ricardo Coutinho (PSB) e o derrotado Cássio Cunha Lima (PSDB), que foi de 111.563 votos. O socialista obteve 1.125.956 votos (52,61%), enquanto o tucano ficou com 1.014.393 votos (47,39%). 

Além dos que faltaram a votação, também tiveram aqueles eleitores que preferiam anular ou votar em branco. Foram 43.095 votos em branco (1,85%) e 141.228 nulos (6,08%).

No primeiro turno abstenção nas eleições da Paraíba este ano chegou a 17,65%, ou seja, 500.260 eleitores. Votos brancos foram 107.143 (4,59%) e nulos de 192.482 votos (8,25%).
Fonte: TRE-PB

Reeleito com 52,61% dos votos, Ricardo Coutinho venceu em 117 cidades; Cássio em 106; Confira!

Cássio Cunha Lima conseguiu os melhores resultados nas urnas em 106 municípios do estado
O mapa eleitoral paraibano mudou no segundo turno. Com a vitória em 117 municípios o governador Ricardo Coutinho (PSB) foi reeleito com 52,61% dos votos válidos. O socialista venceu nos maiores colégios eleitorais e conseguiu reverter a votação sobre seu concorrente Cássio Cunha Lima (PSDB) em 26 cidades paraibanas, em relação a votação do primeiro turno. Ricardo venceu ainda em todos os municípios do litoral paraibano e no Cariri e no Sertão.

Na briga pelo voto, o tucano Cássio Cunha Lima conseguiu ultrapassar Ricardo Coutinho em oito cidades em que o socialista tinha vencido no primeiro turno. O tucano Cássio Cunha Lima que obteve a maioria dos votos em 124 cidades perdeu espaço e ganhou agora em 106 municípios, ficando em segundo lugar na disputa com 47,39%.

Ricardo Coutinho conseguiu virar a votação sobre Cássio Cunha Lima nos municípios de Alcantil, Alhandra, Aparecida, Areia, Aroeiras, Boqueirão, Brejo do Cruz, Damião, Dona Inês, Gado Bravo, Guarabira, Ibiara, Itabaiana, Jacaraú, Natuba, Pedras de Fogo, Pilar, Pilões, Pitimbu, Remígio, Salgado de São Félix, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José dos Ramos, Sobrado e Triunfo. Em todos esses municípios, o tucano obteve a maioria dos votos no primeiro turno.

Depois de receber o apoio do PMDB na corrida eleitoral do segundo turno, Ricardo Coutinho conseguiu ampliar sua votação em Patos com o apoio da prefeita Chica Motta e dos deputados eleitos Nabor Wanderley e Hugo Motta. Na cidade o socialista teve 30.831 votos enquanto que Cássio conseguiu 18.773. 

Fonte: CorreiodaParaíba

Nordestinos são hostilizados na Internet após vitória de Dilma Rousseff; Confira!

Logo após a divulgação do resultado da eleição presidencial que deu a vitória à presidente Dilma Rousseff, diversas manifestações começaram a aparecer no Twitter e, a exemplo do primeiro turno, mais uma vez a população do Nordeste foi vítima de preconceito.

Muitos eleitores de outras regiões do Brasil "culparam" os cidadãos dos Estados do Nordeste pelas mazelas da nação. Segundo esses internautas, a boa votação da petista no norte e no nordeste é culpa única e exclusivamente dos programas sociais. 
Essa visão míope sobre a política nacional provocou uma onda de ódio nas redes sociais, que foi prontamente respondida pelos próprios nordestinos e por quem acha o tipo de ofensa sem cabimento. Na manhã desta segunda, a hashtag #SoudoNordesteMesmoEComOrgulho estava no topo dos Trending Topics no Brasil.

"Se eu ver um cangaceiro nordestino fdp aqui em SP eu mato", disse uma eleitora paulista, talvez se esquecendo que a cidade onde ela mora foi construída por migrantes e imigrantes de todo o mundo, incluindo os nordestinos.
Já um eleitor carioca resolveu atacar os nordestinos com um argumento um pouco sem sentido, ainda mais em tempos de falta de água no Sudeste. "Esses nordestino (sic) fdp tem que morrer na seca mermo, povo escroto, mamando na teta do governo, tudo ignorante fdp". As ofensas se repetiram por várias partes do Brasil, sobretudo no Sudeste. Mas, ao menos, a reação veio rápido e muitos vieram em defesa da população do nordeste. "E viva o Nordeste, que além de ter praias lindas, tem um povo que (ao contrário do que falam!) é batalhador!", disse a internauta Rafaele Souza.
Já os nordestinos, resolveram brincar com a falta de água em São Paulo. "Brindando aqui no Nordeste com a vitória da Dilma com uma bebida deliciosa chamada água", disse uma internauta. Confira a repercussão do assunto no Twitter:
Fonte: Terra

Abstenções, brancos e nulos somam mais de 37 milhões em todo o país; Confira!

Mais de 37 milhões de brasileiros não optaram por Dilma Rousseff (PT) nem Aécio Neves (PT) nessa eleição presidencial. De acordo com os dados do TSE, 37.278.569 eleitores se abstiveram ou votaram em branco ou nulo nas urnas. 
Entre eles, as abstenções foram o maior número: 30.137.165 brasileiros (21,10%) não compareceram às suas seções. Além deles, de um total de 142.819.480 apurados, 1.921.812 (1,71%)  selecionaram a opção "em branco" e 5.219.592 (4,63%) anularam a votação. 
Com 98% dos votos apurados, Dilma Rousseff (PT) foi matematicamente reeleita para mais um mandato como presidente do Brasil. Com 51,45% dos votos válidos, ela derrotou Aécio Neves (PSDB), com 48,55%.
Fonte: ClickPB

domingo, 26 de outubro de 2014

#Eleições2014 Dilma Rousseff é reeleita Presidenta do Brasil; Veja!

Dilma Rousseff é reeleita Presidenta do Brasil;

O TSE acabou de divulgar o resultado oficial do Segundo Turno das eleições para presidente, apontando a vitória de Dilma Rousseff (PT) sobre Aécio Neves (PSDB).
O resultado final foi:
Dilma Rousseff: 51,48%
                                                      Aécio Neves: 48,52%

A eleição foi acirradíssima, decidida voto a votos. Dilma obteve ao todo 53.503.219 votos contra 50.424.324 de Aécio Neves. As vitórias da presidenta em Minas Gerais e Rio de Janeiro foram decisivas para o resultado final. Dilma ainda venceu em todos os estado do Nordeste e em quase todos da Região Norte.
Raízes do Sertão:.s

#Eleições2014 Ricardo Coutinho é reeleito Governador da Paraíba; Veja!

Ricardo Coutinho é reeleito Governador da Paraíba.

O TSE acabou de divulgar o resultado do Segundo Turno das eleições aqui na Paraíba, apontando a vitória do atual governador Ricardo Coutinho (PSB) para o seu segundo mandato contra o adversário Cássio Cunha Lima (PSDB).
Confira abaixo o resultado final:
Ricardo Coutinho: 52,58%
Cássio Cunha Lima: 47,42% 

O resultado já era esperado após a divulgação da pesquisa Ibope na noite de ontem, que apontada a vitória de Coutinho com 53% dos votos, resultado que ficou bem próximo da realidade.
Os dados da apuração para presidente serão divulgados logo mais às 7h00 (horário local) e você acompanha aqui no Blog Raízes do Sertão.
Raízes do Sertão:.s                                           

Com mais de 40% das urnas apuradas, Ricardo tem 52% e Cássio 47%; Veja!

Com quase 30% das urnas apuradas, Ricardo tem 52% e Cássio 47%;

De acordo com os dados oficiais do TSE, já foram apuradas 29,43% das urnas na Paraíba.
Segundo o que já foi apurado, é apresentado o seguinte modelo dos votos até o momento:
Ricardo: 52,90%
Cássio: 47,10%

Todos os dados da apuração você confere aqui no Blog Raízes do Sertão.
Raízes do Sertão:.s

Teixeira-PB: População encerra votação sem grandes incidentes

População encerra votação sem grandes incidentes.

Os teixeirenses encerraram agora a pouco às 5h a votação do Segundo Turno para Presidente e Governador.

O pleito no município ocorreu felizmente de forma pacífica e sem grandes incidentes, sendo registradas apenas algumas detenções por "boca de urna" e outra atividades irregulares.
A apuração dos votos para governador já teve início e você acompanha tudo no Blog Raízes do Sertão.
Raízes do Sertão:.s

Teixeira-PB: Eleitores são detidos por "boca de urna" no município; Veja!

Eleitores teriam sido detidos por "boca de urna" durante a manhã e a tarde de hoje.

Segundo informações repassadas à nossa reportagem, pelo menos duas pessoas teriam sido detidas fazendo "boca de urna" neste Domingo 26/10, durante o pleito eleitoral.

De acordo com essas informações, ainda não confirmadas, os mesmos teriam sido detidos pedindo votos e distribuindo santinhos pelas ruas da cidade, o que constitui crime eleitoral.
Há ainda a denúncia de que duas pessoas estariam pedindo votos para a candidatura de Ricardo Coutinho nas proximidades do Colégio Sebastião Guedes da Silva, onde funcionam várias sessões eleitorais.

A "boca de urna" é considerada crime pela Justiça Eleitoral, podendo render detenção e multa de até R$ 25 mil.
A Cobertura completa do Segundo Turno das #Eleições2014 você confere aqui no Blog Raízes do Sertão
Raízes do Sertão:.s

Horário de verão não altera período de votação na Paraíba

O horário de votação no 2º turno das eleições, que acontece no domingo (26), não vai sofrer alterações na Paraíba, de acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Com isso, os eleitores paraibanos devem comparecer às urnas nos mesmos horários de votação do primeiro turno, entre 8h e 17h em horário local.

De acordo com Saulo Henriques, a não alteração no horário se deve ao fato de que a Paraíba não participa do Horário Brasileiro de Verão este ano, que teve início à 0h do domingo (19). Como os relógios estarão adiantados nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, a divulgação dos resultados da apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só poderá ser feita a partir das 19h no horário local (20h em Brasília).

Biometria
O presidente do TRE-PB explica também sobre a importância dos eleitores levarem um documento de identificação com foto na hora em que forem para as seções eleitorais. “Embora nos municípios onde a votação é feita com biometria o eleitor possa ser identificado apenas pela digital, nós recomendamos que leve um documento com foto para no caso de por alguma razão a identificação biométrica não se efetivar ele está preparado para se identificar através do documento e votar assinando o caderno de votação”, disse.
Fonte: G1-PB

Distribuição de material de campanha no dia da eleição terá multa de R$ 25 mil a R$ 75 mil; Confira!

A juíza auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Niliane Meira, concedeu liminar determinando que as coligações “A Vontade do Povo” e “A Força do Trabalho”, assim como seus candidatos que concorrem aos cargos de governador e vice nas eleições deste domingo, se abstenham de distribuir (jogar, derramar ou espalhar), pelas vias públicas do Estado qualquer material de campanha, tais como santinhos e panfletos.

A juíza fixou uma multa de R$ 25 mil para cada ponto em que for verificado o descumprimento da liminar e R$ 75 mil para cada derramamento disseminado. Ela ressaltou que a concessão da medida e a fixação da multa ocorrem sem prejuízo da apuração de eventual prática dos crimes de 'boca de urna' e poluição, bem como de providências para instauração de representação por prática de propaganda vedada, com aplicação das consequências de anulação da votação e, sendo o caso de abuso, cassação de diploma e inelegibilidade.

A liminar atende a uma representação da Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba e foi aprovada pela Corte Eleitoral na sessão extraordinária deste sábado.
Fonte: TRE-PB

TSE concede direito de resposta a Dilma após acusações da Revista Veja; Confira!

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu, em caráter preliminar, que a revista "Veja" faça propaganda em veículos de comunicação sobre sua mais recente edição, na qual acusa a presidente Dilma Rousseff de saber da suposta rede de corrupção da Petrobras, e concedeu neste sábado à candidata à reeleição o direito de resposta.
O ministro Admar Gonzaga, do TSE, ressaltou que a revista "Veja" antecipou o conteúdo, o que "transformar a veiculação em verdadeiro panfletário de campanha, que, a toda evidência, desborda do direito/dever de informação e da liberdade de expressão".
O Tribunal Superior Eleitoral concedeu este sábado, também em caráter preliminar, a possibilidade de Dilma e Lula responderem às acusações da "Veja" no próprio site da revista. Desta forma, a "Veja" está obrigada a incluir, de forma imediata, a resposta do PT "no mesmo lugar e tamanho em que exibida a capa do periódico, bem como com a utilização de caracteres que permitam a ocupação de todo o espaço indicado". Em uma edição que chegou às bancas na sexta-feira, um dia antes do habitual, a revista afirmou, sem citar fontes, que o doleiro Alberto Youssef, sob a acusação de chefiar um esquema de lavagem de dinheiro na Petrobras, teria reconhecido à polícia que a presidente e Lula estavam a par dos desvios.
Fonte: Terra

sábado, 25 de outubro de 2014

Ricardo tem 53% e Cássio 47% dos votos válidos, diz Ibope; Veja!

Nas vésperas do segundo turno, os resultados da pesquisa Ibope, divulgados neste sábado (25), mostram Ricardo Coutinho (PSB), que é o atual governador do Estado, com 53% das intenções de voto para a eleição de governador na Paraíba. O candidato está à frente de Cássio Cunha Lima (PSDB), que segue com 47% das intenções de voto.
Os resultados são iguais aos obtidos na pesquisa anterior, divulgada no último dia 17. O estudo foi encomendado pelas TVs locais Cabo Branco e Paraíba.
Para fazer os cálculos são excluídos os votos brancos e nulos, e a opinião de eleitores que se disseram indecisos. 
O Ibope ouviu 812 eleitores entre os dias 22 e 24 de outubro. A pesquisa tem margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como número BR-01197/2014, e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número PB-00052/2014. 
Fonte: R7

Na véspera das eleições, Dilma tem 49% e Aécio 43% dos votos válidos, aponta Ibope

Na véspera do segundo turno das Eleições 2014, a última pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25) indica novamente a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) à frente do senador Aécio Neves (PSDB) na corrida à Presidência da República. No entanto, a vantagem que já foi de oito pontos percentuais caiu para seis.
A presidente aparece com 49% das intenções de votos totais e o tucano soma 43%. Os brancos e nulos são 5%, e os eleitores indecisos totalizam 3%. Na última pesquisa do instituto, divulgada na última quinta-feira (23), Dilma tinha 49% da preferência do eleitorado e o tucano somava 41%.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, o levantamento mostra que, em votos válidos, ou seja, sem brancos, nulos e eleitores indecisos, Dilma Rousseff tem 53% e Aécio Neves chega aos 47%. Na última pesquisa, o placar estava 54% a 46% a favor da presidente.
Fonte: R7

Liminar autoriza venda de bebidas alcoólicas durante o Segundo Turno na PB; Confira!

A comercialização de bebidas alcoólicas está liberada no domingo (26), dia do segundo turno das Eleições, em estabelecimentos vinculados à Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Paraíba. 

A decisão é do Tribunal de Justiça, que atendeu a mandado de segurança  preventivo com pedido de liminar impetrado pela Abrasel e foi publicada no Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira (23).

Cerca de 30% dos bares e restaurantes do estado são vinculados à Abrajet. A ação da associação se antecipou a uma possível portaria da Secretaria de Defesa Social do estado estabelecendo a lei seca durante o segundo turno das Eleições.

O pedido foi analisado pelo juiz João Batista Barbosa, que citou em seu despacho a ausência de previsão legal para a proibição do exercício da atividade comercial. “Não havendo previsão legal no sentido de proibir a comercialização de bebida alcoólica no dia das eleições, resta patente a fumaça do bom direito”, diz.

O Secretário de Defesa Social do estado, Claudio Lima, disse que já foi notificado sobre a decisão e que vai cumpri-la. Segundo ele, ainda não há definição da secretaria sobre a publicação de portaria decretando a lei seca.

Fonte: G1

Cássio tenta barrar divulgação de pesquisa Ibope, mas TRE nega; Confira!

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negou neste sábado (25) pedido de liminar impetrado pela coligação A Vontade do Povo, encabeçada pelo candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB), para suspender a divulgação da pesquisa Ibope sobre a sucessão estadual. Os números da consulta serão divulgados no início desta noite, dentro do programa JPB 2ª Edição.

Às vésperas do primeiro turno, a coligação de Cássio também chegou a acionar a Justiça Eleitoral na tentativa de suspender a divulgação da pesquisa encomendada pelo Sistema Paraíba de Comunicação do Instituto Ibope. Assim como ocorreu agora, o TRE indeferiu o pedido.

Na primeira pesquisa divulgada pelo Ibope sobre o segundo turno das eleições na Paraíba, o governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB) apareceu na liderança, com 53% dos votos válidos, contra 47% do candidato do PSDB.
Fonte: Parlamento-PB

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Teixeira-PB: Vice-prefeito Deci Queiroz declara apoio a Cássio Cunha Lima; Veja!

O vice-prefeito de Teixeira, Deci Queiroz (PMDB), anunciou, nesta segunda-feira (20), que após decisão tomada em conjunto com suas bases, estará a partir de agora engajado na campanha do candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB).
Além do vice-prefeito Deci, quem também esteve com Cássio foi o vereador Carlos de Teína, presidente do PMDB local e que votou no primeiro turno, a exemplo do vice-prefeito, no candidato do PMDB, Vital do Rêgo. Os dois disseram não concordar com a decisão da cúpula peemedebista em celebrar uma aliança com o socialista.
Fonte: ClickPB

Falta d´agua preocupa população de Desterro

Com menos de 0,6% da capacidade o açude Jeremias, em Desterro, chega ao estado mais crítico dos últimos anos, sem aumento de sua capacidade e os três anos de seca que passaram a cidade e a zona rural passa por grandes dificuldades. 

A cidade tem uma população urbana de 4.890 habitantes, segundo pesquisa do IBGE/2010 e está sendo afetada diretamente com esta seca de 2011 até dias atuais, assim como a maioria dos municípios do Nordeste. 

O Reservatório de Desterro abastece diretamente através de adutora o município de Cacimbas e o Distrito de São Sebastião, também estavam sendo abastecidas através de Carros Pipas algumas comunidades rurais e o Distrito de Tataíra, mas agora não há mais possibilidade a quantidade de água restante é muito pouca e o município fica vulnerável a cada dia.
Fonte: Desterro1

MP irá apurar denúncias de omissão de socorro no Hospital Regional de Patos; Confira!

Por falta de médico cirurgião pacientes encaminhados ao Hospital regional de Patos deixaram de ser atendidos no último domingo (19). Os médicos plantonistas se recusaram atender alegando não ser especialidade deles. 

Quatro boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia de policia civil de Patos relatando omissão de socorro por parte do hospital que supostamente teria se negado a receber os pacientes.

Em três das ocorrências os denunciantes foram socorristas do Serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) que ao socorrer os pacientes, grande parte vítimas de acidente de moto e uma das vítimas por disparo de arma de fogo, teve como resposta que não seriam atendidos, pois faltava médico cirurgião naquele plantão.
A determinação era de que casos mais graves fossem encaminhados para Campina Grande João Pessoa.

Em dos boletins uma senhora acusa o hospital por omissão, pois segundo a denunciante sua mãe está internada há cerca de 16 dias  com uma infecção na perna e desde o último dia 15 não está sendo medicada pois o cirurgião vascular desde quarta não comparece ao hospital.

A diretora do hospital Higia Lucena nega que os pacientes não tenham sido atendidos e todos receberam atendimento que apenas um dos pacientes que era mais grave precisou ser transferido para Campina Grande.
Fonte: MaisPatos.com

Ricardo tem 53% e Cássio 47% das intenções de votos, diz Ibope; Confira!

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (17) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo da Paraíba:


Ricardo Coutinho (PSB) – 53%
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 47%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi encomendada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.
Fomte: G1-PB

Dilma tem 52% e Aécio 48% dos votos válidos, aponta Datafolha; Confira!

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 52%
- Aécio Neves (PSDB): 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno.
No levantamento anterior do institutos, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.
Fonte: G1

sábado, 18 de outubro de 2014

"Dia D" para vacinação contra a raiva acontece neste Sábado na Paraíba;

Neste sábado (18), das 8h às 17h, será realizado o “Dia D” da campanha de vacinação contra a raiva, em mais de 900 postos de espalhados por todo estado da Paraíba. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Estado (SES-PB), esta é a 32ª edição do evento, e terá a participação de todas as Gerências Regionais de Saúde e o Nível Central. O período total da campanha é de cerca de 30 dias, no entanto, este será o único sábado em que são disponibilizados, em grande número, postos fixos para vacinar cães e gatos a partir dos três meses de idade, na zona rural e também em áreas urbanas mais distantes.
Segundo Francisco de Assis, chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES-PB, não há contraindicações para a vacina. Mas, se o animal estiver em tratamento a base de antibióticos, recomenda-se que este só seja vacinado após concluir a medicação."Os animais precisam estar em bom estado de saúde e é importante salientar que a vacina não tem contraindicação. Eles não sentirão dor nenhuma pois a aplicação é sub-cutânea”, explicou Francisco de Assis.
No estado, a meta é imunizar 80% dos animais, entre cães e gatos. Atualmente, segundo a SES-PB, o estado possui 518.515 cães e 192.751 gatos a partir de três meses de idade. Neste ano, serão colocados a disposição da população mais de 900 postos espalhados nos 223 municípios do Estado.
Fonte: G1-PB

Horário de verão tem início neste Sábado e terá uma semana a mais; Confira!

O horário de verão de 2014/2015 começa a valer neste sábado (18).
À meia-noite, os relógios tiveram de ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

A mudança, adotada anualmente para economizar energia no horário de maior consumo, vai até 22 de fevereiro de 2015.

Este ano, o horário de verão será estendido em uma semana por causa do carnaval. A estimativa é reduzir 4,5% na demanda de energia no horário de pico, entre 18h e 21h, o que representa 2.595 megawatts.

De acordo com Ildo Grüdtner, secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, isso equivale a uma economia de R$ 4,5 bilhões em investimentos que não precisarão ser feitos pelo setor para a construção de usinas térmicas.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. No ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.

Fonte: UOL

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Homenagem do Blog Raízes do Sertão ao Dia do Professor

Nesse 15 de Outubro, Dia do Professor, o Blog Raízes do Sertão posta sua humilde homenagem a esse profissional tão importante e tão necessário à formação de todos nós, não apenas como cidadãos, mas também como pessoas.


Homenagem ao Professor

As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas…
Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia a dia tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas certamente farão parte do seu dia a dia e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz.
Feliz Dia do Professor
A Redação

Mistério: Homem sai de casa e desaparece misteriosamente em Cacimbas

O agricultor José Ferreira Neto de 55 anos, conhecido popularmente por Zezinho de João Ferreira, residente no Sítio São João, zona rural de Cacimbas, cidade do interior da Paraíba, está desaparecido desde a manhã da última segunda feira dia 13/10. “Zezinho é muito ligado à família e se preocupava muito com os bichos, deixou tudo ai e desapareceu, misteriosamente, acho que ele sofreu algum surto e está perdido sem saber voltar”, disse um dos amigos que está empenhado nas buscas.   

Segundo seus familiares, Zezinho havia saído com seus cachorros no domingo para caçar na região, ao retornar na segunda feira pela manhã, ordenhou as vacas, preparou o café e saiu novamente com destino desconhecido, levando apenas uma foice roçadeira, já os cães ficaram amarrados em casa. Zezinho não tinha inimizades com ninguém e é muito querido por todos, prova disso é que grande quantidade de pessoas está preocupada e reunida a sua procura. 

Como Zezinho não retornou durante o dia de ontem, começou o desespero da família que por volta das 18 horas de ontem, começou a se mobilizar em buscar de informações que pudessem levar ao paradeiro do desaparecido, sem êxito, foram mobilizadas mais de 50 pessoas voluntárias que se dividiram em grupos entre homens e mulheres para procurar pelo agricultor.

Até o final da tarde desta terça feira dia 14, Zizinho de João Ferreira ainda continuava desaparecido, e as buscas foram intensificadas por toda a região. Quem avistar ou souber de notícias que possam levar ao paradeiro deste senhor, favor entrar em contato com os familiares nos telefones de números: 9647-5733 ou 9924-3474. (Tim).
Fonte: Blog do Olavo Silva

Dupla assalta distribuidora de bebidas e leva quase R$ 6 mil em Patos

Um assalto foi registrado na manhã desta terça-feira, (14), por volta das 9h, na Distribuidora de Bebidas Schin, no Centro de Patos.
 
Segundo informações da Polícia Militar, dois homens armados chegaram ao estabelecimento e anunciaram o assalto.
 
Os criminosos conseguiram subtrair a quantia de R$ 5.860 em dinheiro e fugiram em seguida, tomando destino ignorado.
 
A PM foi acionada e realizou várias diligências, mas ninguém foi preso.
 
As câmeras de segurança do circuito interno serão entregues a polícia para ajudar na identificação dos assaltantes.
Fonte: MaisPatos