sábado, 28 de fevereiro de 2015

Teixeira-PB: Após adiamento, I Sarau Cultural será realizado hoje; Veja!


Após ter sido cancelado por questões climáticas acontece hoje (28/02), na cidade de Teixeira, o 1° Sarau Cultural. O evento será realizado na praça Cassiano Rodrigues, centro da cidade, a partir das 19h.

Os interessados em participar do sarau, que tem o objetivo levar a cultura para as pessoas, bastam comparecer ao local levando uma poesia, música ou qualquer outra coisa que tenha relação com a arte.

A Organização do evento é formada por um Grupo de Jovens de Teixeira, que conversando sobre o quanto elas gostam de artes e resolveram levar isso para a rua. Contando com o apoio da prefeitura municipal e da sociedade, o sarau será gratuito.

Se acaso, as questões climáticas vierem novamente ‘atrapalhar’, o sarau será realizado na quadra do colégio estadual Sebastião Guedes da Silva. Confira Atrações:
Declamadores: Dona Benedita, Claudio de Patinha, Jayres Fernandes, Professor Alexandre Nunes, Tota Guedes, Sonia Leite, Marzio Araújo, Rhyan Lucas
Declamadores de outra cidade: Gislândio Araújo, Iago Daniel , Camila Leite, Abraahão Filho
Violeiros: João Batista e Pedro Ivo, Adelmo Aguiar  e Arnaldo Pessoa
Emboladores: Naldo e Naldão
Banda: Trio Maurício
Estande de livros: Abraahão Filho, Lima Junior, Lenelson Piancó, Nego de Tana
Apresentação: Wescley Queiroz
Fonte: BlogTeixeiraAgora

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Aumento da Conta de luz será de até 5,7% a partir desta Segunda na Paraíba; Veja!


Os paraibanos irão pagar mais caro pelo consumo da energia elétrica,  a partir da próxima segunda-feira (2),  quando começa a vigorar a revisão extraordinária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovada nesta sexta-feira (27).
De acordo com os índices, a Energisa-PB, foi liberada a aumentar em 3,8% a conta da luz dos seus clientes. Já a Energisa Borborema, que atende a região de Campina Grande,  ira aumentar a energia elétrica em 5,7%.
Também serão reajustadas as contas de luz de outras 56 distribuidoras de todo o país. As revisões de hoje são um aumento extra aplicado quando há risco de desequilíbrio nas contas das distribuidoras. Outros reajustes ainda não estão descartados para 2015.
Fonte: MaisPB

Grupo armado quebra caixa eletrônico e arromba Correios no Sertão;


Três casos de dano a patrimônio foram registrados na madrugada desta sexta-feira (27) na cidade de São José de Caiana (Sertão do estado, a 454 km de João Pessoa). Foram violados um caixa eletrônico, a agência dos Correios e uma loja de perfumes. Cerca de quatro homens teriam comandado ação, que aconteceu por volta das 3h30.

A Polícia Militar não confirmou se os bandidos conseguiram ter acesso ao cofre do caixa eletrônico e da agência dos Correios. Segundo a polícia, o grupo fugiu em um carro. No momento da fuga, eles chegaram a efetuar vários disparos de armas de fogo. Alguns deles acabou atingido uma loja de perfumes. A suspeita é de que a intenção dos tiros tenha sido destruir as câmeras instaladas no estabelecimento e evitar que a polícia usasse as imagens para identificar o grupo.

De acordo com a Polícia Militar, até as 7h nenhum suspeito havia sido preso. “Estamos em diligências para localizar esse grupo. Nove viaturas realizam buscas no local. Participam dessas diligências policiais do Bope e da Força Tática. Também acionamos a polícia dos municípios vizinhos de São José de Caiana”, informou o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, major Guedes.
Fonte: PortalCorreio

Ministério da Saúde anuncia reajuste nos preços dos medicamentos em todo o país; Confira!


O ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram nesta sexta-feira (27) mudanças no cálculo feito para reajustar os preços dos medicamentos em todo o País. A definição dos novos critérios serve para adequar o índice à realidade do mercado.
A expectativa do ministério é que o percentual médio de reajuste fique abaixo da inflação; que o índice seja menor em relação ao que seria calculado com a regra anterior e que mais medicamentos tenham o menor reajuste de preço. Além disso, cada um dos três fatores que compõem a fórmula de reajuste terá uma data fixa para ser divulgado.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Jarbas Barbosa, os três fatores passam a ser definidos conforme a concorrência dos grupos de mercado, classificados como não concentrados, moderadamente concentrados e altamente concentrados.
"Com isso, buscamos dar maior previsibilidade, racionalidade, transparência e segurança", explicou Jarbas. "O mercado será considerado como um todo, não apenas o varejista (serão incluídas as vendas hospitalares e as compras públicas). Você passa a acompanhar melhor as tendências de mercado", completou.
Um dos principais impactos da mudança é a redução do rol de medicamentos sujeitos ao maior reajuste de preço. Do total, 21,57% dos medicamentos regulados terão o maior reajuste, enquanto a maioria  (51,73%) vai sofrer o menor índice de reajuste.
As novas regras, de acordo com o secretário, incluíram sugestões da consulta pública realizada em 2014 com a participação de entidades que representam mais de 150 indústrias farmacêuticas. A resolução será publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (2).
"As medidas que estão sendo tomadas vão resultar, sem dúvida nenhuma, em um desembolso menor na compra de medicamentos", destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Segundo ele, a expectativa é que o impacto para os consumidores, o governo e os prestadores de serviço que compram medicamentos seja uma redução superior a R$ 100 milhões.
O percentual de reajuste será divulgado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) no dia 31 de março, após a publicação oficial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como prevê a regra.
Fonte: ClickPB

Pacientes da Paraíba vão receber medicamentos à base de maconha de forma gratuita; Confira!

Os 16 pacientes paraibanos que sofrem de convulsões provocadas por diversas enfermidades e que receberam prescrição para tratamento com canabidiol vão receber a substância gratuitamente e por tempo indeterminado. A medida é fruto de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) firmado entre o Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB) e Secretaria de Estado de Saúde (SES).


O acordo foi assinado no dia 13 e publicado no Diário Eletrônico do MPF da quinta-feira (19), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reclassificar os medicamentos de uso controlado, retirando o canabidiol do rol de substâncias proibidas no país. O termo deve ser cumprido imediatamente e, em caso de descumprimento, o estado pode receber multa de R$ 1 mil por cada cláusula descumprida.
Fonte: G1-PB

Contas de luz sobem em média 23,4% no país a partir de Segunda; Confira!

As contas de luz no Brasil vão aumentar, em média, 23,4% a partir da próxima segunda-feira (2), quando começa a vigorar a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (27).

Para os consumidores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a alta vai ser de 28,7%, na média, 4,5 vezes maior que a aplicada para aqueles que vivem em estados do Norte e Nordeste, que será de 5,5%, também na média.

Essa diferença ocorre porque os consumidores das três primeiras regiões terão mais custos para cobrir com essa revisão extraordinária. Um exemplo é a energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu, que atende a todo o país e foi reajustada em quase 50% em 2015, mas que é repassada apenas às contas de luz de moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Ao todo, a Aneel autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do país. Os cerca de 1,2 milhão de consumidores da AES Sul, que atende em 118 cidades do Rio Grande do Sul, terão o maior reajuste, de 39,5%.
Fonte: G1

Teixeira-PB: Caminhão de transporte de laranjas capota na Serra do Teixeira; Veja!


Um caminhão  de cor azul, carregado de laranjas capotou na noite de ontem (26/02), BR- 110, na serra do Teixeira,
Segundo informações, o caminhão seguia do estado da Bahia, com destino a cidade de Patos.
O veículo desceu uma ribanceira. Mesmo com a proporção do acidente, o condutor  teve apenas  ferimentos leves, sendo socorrido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e conduzido ao Hospital Regional de Patos onde foi medicado.

Mesmo com o difícil acesso, a carga sofreu alguns saques. Nossa equipe por falta de mais informações desconhece o nome dos envolvidos, apenas sabe-se que é um casal que não correm risco de vidas.
Fonte: BlogTeixeiraAgora

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Desembargador do PI derruba decisão que mandava tirar aplicativo WhatsApp do ar; Veja!

Uma decisão do desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), derrubou o mandado judicial que mandava tirar do ar o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Consta no sistema eletrônico do TJ que a liminar foi deferida nesta quinta-feira (26), mas o site omite os motivos da decisão por se tratar de um processo que corre em segredo de Justiça. Em entrevista para a TV Clube, afiliada Globo do Piauí, o desembargador Alencar disse que as empresas telefônicas e seus usuários não devem ser penalizados por uma decisão judicial.

"Me baseei no direito que a empresa tem de não ver cerceada a prestação de serviço para o povo brasileiro. A empresa não tem nenhuma relação com o WhatsApp, não armazena os arquivos do aplicativo e não tem nenhuma relação com a decisão judicial (que pedia ao WhatsApp que cooperasse com a Polícia Civil do Piauí)", afirmou.
O juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, proferiu mandado judicial no dia 11 de fevereiro para que o aplicativo fosse tirado do ar. O magistrado deu decisão após a empresa não colaborar com investigações da Polícia Civil do Piauí. "A postura da empresa se mantém inerte às solicitações da Justiça Brasileira, desrespeitando decisões judiciais a bel-prazer, tornando-se ‘terra de ninguém’, atentando contra a soberania nacional", disse o juiz por meio de nota à imprensa.

Na decisão contrário à de Luiz Moura, o desembargador  Raimundo Nonato disse ainda que é preciso ter mais calma com o assunto. “Entendi que a decisão (de pedir a suspensão do WhatsApp), pelo alcance que atinge, exigia uma medida que revelasse a sua eficácia imediata. Entendi que era preciso estudar com calma e mais comedidamente o tema. Entretanto, é claro que a empresa deve fornecer as informações que a justiça solicitou”, disse Raimundo Nonato da Costa Alencar.
Fonte: G1.com

Adolescente de apenas 13 anos é apreendido com crack e acusado de chefiar boca de fumo em Patos


Um adolescente de apenas 13 anos de idade foi apreendido na tarde desta quinta-feira, (26), com 25 pedras de crack, na Maternidade, em Patos.
A apreensão foi feita através do Grupo de Investigação da Polícia Militar e da Força Tática, após uma denúncia anônima.
De acordo com a PM, o adolescente estava em uma casa, no bairro do Jatobá, com a droga e uma quantia de R$ 105.
Outro jovem de 15 anos também estava no local com o adolescente. Ele disse a polícia que havia vindo da cidade de Santa Rita.
Na delegacia, a mãe do adolescente de 13 anos, disse que já era a segunda vez que passava por essa situação e que temia pela vida do filho, já que apesar de tão novo, está envolvido no mundo do crime.
Os acusados foram entregues ao delegado plantonista para as medidas cabíveis.
Fonte: MaisPatos.com

Seca: Inmet diz que Paraíba terá apenas chuvas irregulares nos próximos três meses; Confira!


A Paraíba deve ter chuvas irregulares, variando de normal a abaixo da média, nos meses de março, abril e maio, segundo prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado na quarta-feira (25).
O chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet-PE, Ednaldo Araújo, explicou que a previsão é de que a área que compreende o estado da Paraíba tenha 40% de possibilidade de ter chuvas normais, 35% de chance de ficar abaixo da média e 25% acima da média.
“As chuvas já estão irregulares e estamos terminando fevereiro com um déficit de chuva. No Sertão paraibano, o período chuvoso é normalmente em março, abril e meados de maio. Se não chover nesse período, não vai ter mais água para a produção agrícola e para abastecimento de reservatórios”, declarou Araújo.
Apesar da previsão de chuvas irregulares, o Inmet espera que as chuvas aumentem nos próximos três meses em relação a janeiro e fevereiro. De acordo com Araújo, as águas superficiais o Oceano Atlântico estavam frias nos dois primeiros meses do ano, o que contribuia para a falta de chuvas. “Nesses últimos dias, elas estão menos frias, o que favorece o aumento da nebulosidade”, explicou.
A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, explicou que também é importante ficar atento às previsões meteorológicas no dia-a-dia. “Em um ano como esse, de chuvas irregulares, o monitoramento que a Asea faz diariamente é de extrema importância para dizer qual a bacia que vai ser beneficiada com as chuvas”, disse.
Fonte: G1-PB

"Gangue da Dinamite" explode mais uma agência do Brasdesco na PB; Confira!

Uma agência bancária do Bradesco foi dinamitada na madrugada desta quinta-feira (26), no município de Alagoinha localizado no Brejo paraibano.

Os assaltantes usaram fortes explosivos e dinamitaram toda agência bancária.

O prédio onde funcionava a agência ficou totalmente destruida no Centro da Cidade que já foi alvo do bandidos em 2011 e 2014. Até o momento não foi revelado a quantia levada do Bradesco.
Policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar foram acionados e fizeram diligências nas cidades próximas para tentar localizar os meliantes. O impacto da explosão foi tão intenso que pedaços da máquina e estilhaços da agencia ficaram espalhados na rua.
Esse é o vigésimo quarto banco atacado na Paraíba somente em 2015.

Fonte: ClickPB

TCE multa 33 prefeitos por não cumprirem Lei de Acesso à Informação; Confira!


A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, em sessão ordinária, na tarde desta quinta-feira (23), decidiu pela aplicação de multas a 33 gestores municipais que não cumpriram os requisitos da Lei de Acesso à Informação. As multas variam de R$ 933,33 a R$ 9.366,00 e se referem à falta de informações detalhadas, em tempo real na internet, sobre as execuções orçamentária e financeira dos municípios.
A imputação de débito varia caso a caso, de acordo com a observância do cumprimento dos 13 requisitos exigidos na lei. Os municípios foram: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Arara, Aroeiras, Belém de Brejo do Cruz, Boa Vista, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cabaceiras, Esperança, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, Santa Cecília, São Bento, São José do Brejo do Cruz, Barra de Santa Rosa, Cabedelo, Caturité, Cubati, Frei Martinho, Gado Bravo, Mari, Nova Floresta, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente do Seridó, Soledade, Sossêgo e Tenório. 
Os integrantes da Câmara decidiram ainda pelo encaminhamento de representações às controladorias da União, do Estado e à Procuradoria Geral de Justiça, bem como pela anexação dos autos às respectivas prestações de contas do exercício de 2014. Os primeiros 19 processos foram relatados pelo conselheiro Fábio Nogueira, presidente da 1ª Câmara do TCE. Os demais tiveram a relatoria do conselheiro substituto, Antônio Gomes Vieira Filho.
A 1ª Câmara do TCE apreciou 240 processos, entre inspeções especiais, atos de pessoal, verificação de cumprimento de decisão, licitações e contratos. Participaram da sessão o conselheiro Fernando Catão, e os conselheiros substitutos, auditores Antônio Gomes Vieira Filho, Renato Sérgio Santiago Melo e Marcos Antônio Costa. Pelo Ministério Público de Contas, atuou a procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz.
Fonte: Ascom - TCE-PB

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Teixeira-PB: Problema nos caixas com biometria causa transtornos à população na agência do Banco do Brasil; Veja!

Problema nos caixas com biometria causa transtornos à população no Banco do Brasil.
Um problema de reconhecimento no sistema de biometria dos caixas eletrônicos vem causando graves transtornos aos clientes do Banco do Brasil, em Teixeira.

De acordo com populares, o detector biométrico dos caixas não consegue reconhecer a digitais dos clientes e, quando conseguem, dizem estar incorretas.
Atualmente, quatro caixas eletrônicos da agência só funcionam com o sistema biométrico, mas devido a esse problema os clientes acabam por optar pelos caixas convencionais, que em breve também serão substituídos e adaptados ao sistema.

A redação do Blog Raízes do Sertão averiguou o sistema de identificação e comprovou que de fato os caixas eletrônicos não estão reconhecendo as impressões digitais dos clientes como deveriam, ou demorando a reconhecer, ou simplesmente travando.

A principal explicação para isso é o fato de que muitos clientes já não possuem impressões digitais nos polegares nem nas pontas dos dedos, decorrente de trabalhos manuais que acabam "apagando" as impressões.
Entretanto, já existem sistemas de identificação biométrica que conseguem reconhecer as impressões digitais, mesmo que as mesmas estejam apagadas.
Raízes do Sertão:.s

Prefeitura Municipal de Teixeira fixa placas de identificação e estabelece endereços em mais de 90 ruas da cidade

A Prefeitura Municipal de Teixeira, no decorrer de suas ações de melhorias urbanização por meio da Secretaria de Obras, anunciou a fixação de placas de identificação e endereços em mais de 90 ruas, avenidas e travessas da cidades.

Esse trabalho, de acordo com o secretário Germano Alves, tem como objetivo resolver um problema crônico da população teixeirense, decorrente do crescimento demográfico da zona urbana: a falta de números de identificação nas ruas e endereços nas residências.

Nesta etapa serão atendidas os seguintes bairros: Santo Antônio (Três postes), Vila Feliz, Nova Teixeira, Caipira, Água Azul e Pedra do Galo, além do Parque Agostinho Nunes da Costa (Largo do açude novo) e a rua Severina do Rego Leite.

Graças às várias matérias de apelo feitas pelo Blog Raízes do Sertão, a pedido dos nossos leitores, a prefeitura tomou conhecimento dessa situação e aplicou as devidas providências.
Fonte: Secom

Teixeira-PB: Governador exonera atual diretor do Sebastião Guedes da Silva e nomeia novo gestor escolar


O Governador do Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais que confere-se no art. 86, no inciso XX, da constituição do estado, e de acordo com o artigo 33, inciso I, da lei complemetar nº 58, de 30 de dezembro de 2003, resolveu exonerar Lindon Johson Leite de Almeida, do cargo de diretor da escola EEEMI Sebastião Guedes da Silva. A divulgação foi feita hoje (25/02), através do diário Oficial.

Ricardo Coutinho nomeia Roberto Nunes para ocupar o cargo de provimento em comissão de diretor. Roberto é mais conhecido como irmão do professor Ronaldo de Secundino.

Além desta exoneração e nomeação, o governador determinou ainda a exoneração de Erione Angelo da Silva Gonçalves e nomeou Maria José Fernandes para dar prosseguimento nos trabalhos da escola estadual de Poços.
Fonte: Blog Teixeira Agora

MPF investiga desvio de verbas para a seca na Paraíba; Confira!


Mesmo com 46 municípios e oito distritos paraibanos em regime de racionamento de água e pelo menos 37 dos 123 reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) em situação crítica, há gestores que utilizam indevidamente os recursos federais para ações de convivência com a seca.

Conforme levantamento preliminar do Ministério Público Federal (MPF), tramitam contra o governo do Estado e prefeituras um total de 86 ações, sendo 77 procedimentos extrajudiciais, quatro ações de improbidade administrativa, três inquéritos policiais, uma ação penal, além de uma ação civil pública por malversação de recursos públicos em obras realizadas pelo governo do Estado para construção da adutora de Acauã para Campina Grande.

Outros convênios para execução de obras de implantação de sistemas de abastecimento de água, construção de cisternas, adutoras, perfuração de poços, barragens e mananciais compõem a maior parte das ações propostas nas cinco unidades do órgão, no Estado, localizadas em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Monteiro. Uma delas é a obra para construção da barragem denominada "Saulo Maia" no município de Areia, com verbas do Ministério da Integração Nacional, que é objeto de ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Outra das ações civis por ato de improbidade administrativa tramita na 4ª Vara da Justiça Federal de Campina Grande por irregularidade praticada pelo então prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, no processo licitatório (Pregão Presencial no 17/05) para aquisição de material de construção e de construção de cisternas de placas nas áreas rurais do município.
Fonte: JornaldaParaíba

Novo preço médio do litro de gasolina será de R$ 3,197 na Paraíba, determina Confaz; Confira!

O preço médio do litro da gasolina na Paraíba deve ficar em R$ 3,197, conforme determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicada nesta terça-feira (24) no Diário Oficial da União. A tabela divulgada pelo Governo Federal também aponta os valores médios que devem ser adotados nos postos de combustíveis para o consumidor final do Diesel (R$ 2,717), Etanol (R$ 2,33) e Gás Natural Veicular (R$ 2,012).


De acordo com o Sindicato de Revendedores de Combustíveis e Derivados do Petróleo do Interior da Paraíba (Sindirev), não deve haver um novo aumento de preços repassado ao consumidor. O Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) serve de base para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) feito pelas refinarias.
De acordo com o mais recente levantamento semanal de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre 15 e 21 de fevereiro, o preço médio da gasolina praticado no estado é de R$ 3,140. O levantamento considera os preços praticados em 117 estabelecimentos em nove municípios. Em Campina Grande, que registrou a maior média entre as cidades pesquisadas, o valor variava de R$ 3,29 a R$ 3,39, com valor médio encontrado a R$ 3,368. Em João Pessoa, a pesquisa encontrou a gasolina entre R$ 2,849 e R$ 3,26, com preço médio de R$ 3,049.
Fonte: G1-PB

Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que criminaliza venda de bebidas a menores; Confira!

Texto prevê detenção de 2 a 4 anos e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da proibição.
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (24) o projeto de lei do Senado que tipifica como crime a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. O projeto prevê detenção de 2 a 4 anos e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da proibição. Como o texto já havia sido aprovado no Senado e não foi alterado na votação dos deputados, ele segue agora à sanção presidencial.

O projeto aprovado altera a o Estatuto da Criança e do Adolescente para tornar crime vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.

O texto estabelece como medida administrativa a interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa.

Fonte: AgênciaBrasil

Juiz do Piauí manda tirar aplicativo WhatsApp do ar em todo o país; Confira!


O Juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquérito da comarca de Teresina, no Piauí, ordenou que os serviços do Whatsapp saiam do ar em  todo o Brasil. A decisão determina que as operadoras de telefonia suspendam o serviço “temporariamente até o cumprimento da ordem judicial”.
A delegada Kátia Esteves, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina (PI), confirmou em coletiva na tarde desta quinta-feira (25) que a empresa WhatsApp "vem obstruindo investigação desde 2013". Essa obstrução levou ao pedido de suspensão dos serviços.
“O procedimento investigatório vem desde 2013 e a empresa não vem cumprindo as decisões judiciais que foram proferidas”, disse a delegada.
Kátia Esteves não revelou detalhes da investigação e disse que o processo corre em sigilo.
A decisão do juiz é de 11 de fevereiro de 2015 e a empresa não cumpriu a decisão até esta quarta. Hoje, três delegados do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública se reuniram com o juiz Luiz de Moura Correia, no Fórum Criminal de Teresina.
Após a reunião, os delegados divulgaram uma nota. O documento reforma a informação de obstrução do caso.
O delegado Alexandro Barreto, do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, esclareceu que a decisão judicial já teve o prazo de 24 horas de cumprimento expirado.Na decisão, o juiz dá 24 horas para que a empresa suspenda não só os acessos a serviços dos domínios whatsapp.net e whatsapp.com, mas como o uso do aplicativo.
Fonte: Terra.com

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Teixeira-PB: Vereador Jarbas faz discurso e defende interesses dos servidores e da população; Veja!

Vereador Jarbas  faz discurso e defende interesses dos servidores e da população.

Fazendo uso da tribuna na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teixeira, realizada nesta Quinta-feira 19/02, o vereador Francisco Jarbas discursou defendendo os interesses dos servidores públicos e da população em geral.

Após as considerações inciais, o vereador destacou a importância de diversos projetos e requerimentos em pauta na Câmara, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho do funcionalismo público no município. Entre os projetos apresentados está o melhoramento do Estatuto do Servidor, com o objetivo de aperfeiçoar o mesmo e proporcionar assim melhores condições ao servidores.

O vereador falou também sobre a situação dos professores municipais e defendeu o reajuste de 13,01% para os funcionários do magistério, estipulado pelo Governo Federal. Ele ainda destacou a importância da  criação de um sindicato dos professores totalmente desvinculado da Secretaria de Educação, o que proporcionaria maior independência e liberdade aos servidores para lutarem por seus direitos.

Já na questão da Saúde, Jarbas frisou a deficiência do setor de saúde pública no município, onde muitas vezes há falta de médicos especializados e mesmo de transporte para remover os pacientes há outras cidades.
Encerrando o discurso, o vereador solicitou, à pedido da população, a melhoria dos serviços de coleta de lixo no bairros mais afastados do centro, como Três Postes, Pedra do Galo e Vila Feliz.
Clique Aqui e Ouça o discurso completo do vereador
Raízes do Sertão:.s

Primeiro Sarau Cultural será realizado nesta Sexta em Teixeira; Veja!


Acontece hoje na cidade de Teixeira (20/02), o 1° Sarau Cultural. O evento será realizado na praça Cassiano Rodrigues, centro da cidade, a partir das 19h.

Os interessados em participar do sarau, que tem o objetivo de levar a cultura para as pessoas, bastam comparecer ao local levando uma poesia, música, enquete, dança ou qualquer outra coisa que tenha relação com a arte.

A realização do evento é formada por um Grupo de Jovens de Teixeira, que estavam conversando sobre o quanto elas gostam de artes e resolveram levar isso para a rua. Contando com o apoio da prefeitura municipal e da sociedade, o sarau será gratuito.


Fonte: A Organização

Polícia apreende dois homens e uma adolescente com 200 papelotes de maconha em Teixeira


Dois jovens foram presos e uma adolescente foi apreendida na última terça-feira, (17), no município de Teixeira, com uma arma e droga.
 
Através de uma denúncia anônima, uma ação conjunta entre as polícias civil e militar, resultou nas prisões.
 
De acordo com o Tenente Sávio Cascudo, uma denúncia anônima resultou nas prisões.
 
Com os acusados a polícia encontrou um revólver calibre 38, oito munições, uma balança de precisão, 165 papelotes de maconha, além de uma quantia de R$ 164 em dinheiro.
 
Foram presos dois estudantes. Paulo Sérgio Batista de Sousa, de 21 anos e Adilson Henrique Araújo, de 25 anos. A Polícia ainda apreendeu  uma adolescente de 17 anos.
 
Os acusados serão autuados pelo crime de tráfico de entorpecentes.
Fonte: Maispatos.com

Raio atinge estudante dentro de casa no Sertão paraibana; Confira!


O jovem Ricardo Dias Cavalcanti, 22 anos, que ficou gravemente ferido por um raio na tarde desta quinta-feira (19), no Sítio Picada dos ferreiras município de São José de Piranhas, não resistiu a faleceu por volta de 01h30m (uma e meia da madrugada) desta sexta-feira (20/02). A informação foi confirmada pelo Serviço Social do Hospital Regional de Cajazeiras, para onde o jovem foi levado.
O incidente aconteceu enquanto ele foi estender uma toalha após um banho na sua própria casa.
Quando um raio atingiu o jovem provocando várias queimaduras pelo corpo, inclusive na cabeça e boca chegando a derreter o aparelho dentário. Uma equipe SAMU socorreu a vítima para o Hospital Regional de Cajazeiras em estado gravíssimo.
Ricardo Dias Cavalcanti é estudante do curso de Enfermagem na Cidade de Cajazeiras. Uma outra pessoa também foi atingida, mas sofreu ferimentos leves.
Até a noite desta quinta, o jovem permanecia em estado grave, segundo a profissional Regilane, do Serviço Social da unidade de saúde.
"O paciente permanece grave, entubado e inconsciente no eixo vermelho do hospital, que é uma semi-UTI", contou Regilane, acrescentando que ainda não podia definir se o quadro clínico poderia evoluir nas horas seguintes.
Fonte: PBAgora

Chove em mais de 60 cidades na PB e Aesa prevê mais chuvas nesta Sexta; Confira!


Entre as manhãs de quarta (18) e quinta-feira (19), foram registradas chuvas em mais de 60 cidades paraibanas. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a intensidade das precipitações foi moderada e o maior índice pluviométrico ocorreu no Cariri, no município de Monteiro: 42 milímetros. Também foram anotadas pluviometrias significativas em Cajazeirinhas (38mm), Poço José de Moura (35,6mm) e Soledade (35mm).
"Choveu em 64 cidades espalhadas por todas as regiões, do Litoral ao Sertão. Mas, de modo geral, foram precipitações localizadas, de baixa ou moderada intensidade, que não representaram elevação dos níveis dos açudes. As chuvas mais fortes na região semiárida devem ocorrer a partir de março", explicou a meteorologista Carmem Becker.
A previsão do tempo para esta sexta-feira (20) é de tempo nublado com possibilidade de chuva em todas as regiões. "Ocorreu um aumento da nebulosidade sobre boa parte do Estado da Paraíba, especialmente na faixa leste. Assim, no decorrer do dia, deverão ser registradas chuvas em áreas do Litoral, Brejo e Agreste. Nas demais regiões, poderão ocorrer chuvas isoladas no fim do dia", acrescentou Becker.
Fonte: Maispatos.com

MPF denuncia prefeito paraibano por desvio de recursos públicos e improbidade administrativa; Confira!

O Ministério Público Federal (MPF) em Monteiro (PB) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o atual prefeito do Município de São José dos Cordeiros (PB), Fernando Marcos de Queiroz, por prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito. Em 2010, o gestor efetuou pagamentos fraudulentos referentes à remuneração de médica que não integrava o quadro de funcionários da referida cidade. O dano aos cofres públicos é de R$ 20.743,82.

Na ação, o Ministério Público explica que o gestor realizou quatro empenhos destinados ao pagamento de médica do Programa Saúde da Família (PSF), referentes aos meses de fevereiro e março. Entretanto, a profissional não era mais funcionária do Município de São José dos Cordeiros (PB) desde 26 de janeiro de 2010, conforme informação contida em ofício expedido pela Secretaria Municipal de Saúde do Município e fichas de atendimento. A profissional de saúde foi ouvida no decorrer das investigações e negou ter trabalhado na prefeitura nos meses de fevereiro e março de 2010, quando houve os pagamentos suspeitos.


Pagamentos fraudulentos – Para o pagamento, a Prefeitura emitiu quatro cheques, assinados por Fernando Marcos e pelo então tesoureiro Sílvio de Araújo Viana. Embora os empenhos constassem como pagamento por serviços médicos prestados no Programa de Saúde da Família, três dos quatro títulos de crédito foram emitidos em favor da tesouraria da prefeitura. De acordo com informações do gerente da agência do Banco do Brasil, em Serra Branca (PB), onde as contas bancárias da prefeitura estão sediadas, todos os cheques em questão foram sacados diretamente no caixa. Em depoimento ao MPF, o gestor “não apresentou nenhuma prova de que as quantias sob exame foram utilizadas em proveito do município”.
Fonte: Ministério Público Federal

Capacidade dos açudes da Paraíba chega a 20,6% e Aesa alerta população; Confira!

A capacidade total de armazenamento de água nos açudes paraibanos é de apenas 20,6%, mesmo com as chuvas registradas nos últimos dias. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19) pelo diretor técnico da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, e mostram preocupação com a situação geral dos açudes.

Segundo Porfírio Loureiro apenas o Açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, obteve uma recarga significativa. O ganho foi de 3,3 milhões de metros cúbicos, equivalente a 0,8%.

“Da capacidade total do Estado, estamos com 20,6%. Isso significa que devemos redobrar a atenção, gerenciar ainda mais os recursos hídricos de forma eficiente. Para isso, é fundamental que a população faça parte desse processo, e continue fazendo uso da água de forma racional”, pontuou o diretor.

Ainda segundo Porfírio a situação deve ter uma melhora no mês de maio, com a chegada do período chuvoso em regiões do estado. “Esperamos que os principais reservatórios paraibanos ganhem recargas significativas e, assim, possamos ter uma situação bem mais favorável. É necessário ressaltar, no entanto, que o uso racional da água é fundamental para que o Estado possa conquistar uma situação mais tranquila”, disse.

A partir das chuvas que devem chegar em maio é que a Aesa pode ter uma melhor analise da situação para o resto do ano na Paraíba. “Com base nesses dados, podemos definir de qual açude se vai retirar água, envio de carros-pipa, além de outras providências que o Governo do Estado poderá adotar para amenizar eventuais problemas por conta da escassez de água”, concluiu.

Fonte: PortalCorreio

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Teixeira-PB: Ex-tesoureiro da Secretaria de Saúde é condenado e preso por peculato; Veja!


O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do ex-tesoureiro da Secretaria de Saúde de Teixeira (PB), Romualdo Simões Bezerra, a 10 anos de prisão e 290 dias-multa em razão da prática de crime de peculato. Inclusive, ele foi preso, ontem, 5 de fevereiro de 2015, na sede da Polícia Federal na cidade de Patos (PB), após quase nove anos de iniciado o processo e de mais de quatro anos de sentenciado pela 4ª Vara da Justiça Federal na Paraíba.
A denúncia contra Romualdo Bezerra e outras quatro pessoas, que deu origem à Ação Penal Pública nº 0002033-12.2006.4.05.8201, foi proposta pelo Ministério Público Federal em Campina Grande, em 1º de junho de 2006. Após ser condenado em 10 de dezembro de 2010, Romualdo Simões entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), tendo a condenação confirmada por unanimidade em 22 de outubro de 2013. O processo transitou em julgado, ficando em aberto o mandado de prisão a cumprir contra ele. Os demais réus também foram condenados pela 4ª Vara da Justiça Federal, mas tiveram as penas de prisão substituídas por outras restritivas de direitos.
Ocorre que nesta semana, Romualdo Simões se dirigiu até o prédio da Justiça Federal em Patos para obter informações sobre o processo. Todavia, como os autos não se encontravam no referido local, mas sim, na sede do MPF, ele acabou indo embora. Após informado do ocorrido, o MPF em Patos solicitou que a Polícia Federal localizasse o acusado, porém, ele conseguiu fugir. Um diadepois, Romualdo Bezerra se entregou e foi preso pelo delegado Glauter Morais.
Denúncia do MPF – Na denúncia, o MPF explicou que no período de julho a dezembro de 2004, no município de Teixeira (PB), foram emitidas ordens de pagamentos fictícias, mediante notas de empenho, cheques e recibos com assinaturas falsas de supostos credores-fornecedores, prestadores de serviços, com o objetivo de desviar verbas públicas relativas aos programas de saúde pública do referido município. O valor do desvio seria de R$ 39.431,00 .
Para que o esquema de desvio de recursos públicos funcionasse, Romualdo Bezerra se valia do cargo comissionado que ocupava no município para, através de recursos fraudulentos, se beneficiar. Ele possuía cartão de ordenador de despesas do município de Teixeira (PB) perante o Banco do Brasil da cidade. Assim, valendo-se de falsificação de assinaturas, desviou verba pública da Secretaria de Saúde em proveito próprio e de terceiros (também condenados na ação), inclusive, umas delas era a companheira dele.
Fonte: Ascom - Procuradoria da República na Paraíba

Teixeira, Desterro e Patos se mobilizam contra Dengue e Chikungunya


Municípios de toda a regional Patos estão mobilizados no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e da febre Chikungunya, realizando importante trabalho de sensibilização, de conscientização com a população.

Aproveitando o dia D da dengue, sábado 7, a 6ª Gerência Regional de Saúde intensifica as ações, numa parceria com os 24 municípios, a partir desta sexta-feira até segunda-feira 9. Técnicos, vigilantes de saúde, endemias, agentes comunitários de saúde, todos estão de braços dados para desenvolver atividades educativas que contribuam para maior conscientização da população sobre os cuidados a serem tomados para evitar a dengue e a febre Chikungunya, transmitida também pelo Aedes.

Em Patos a programação desta sexta-feira se concentrará no bairro jatobá, com a presença dos agentes de endemias intensificando as ações contra o mosquito. Em Malta haverá caminhada, um verdadeiro pente-fino à procura de criatórios do mosquito, casa a casa, palestras nas escolas, divulgação também nas igrejas.

Em Teixeira carros de som, emissora de rádio, panfletagem na feira livre, todo o pessoal da atenção básica participa das atividades de orientação à população. A Prefeitura também está fazendo a limpeza de todos os terrenos baldios, eliminando o lixo, para evitar acúmulo de água.

Em Desterro a mobilização também conta com carro de som disponibilizado pelo Estado, ações na feira livre, exposição de cartazes em pontos estratégicos e trabalho nas escolas estaduais e municipais. “Esse trabalho de conscientização agrega vários parceiros como Estado, Município, igrejas, entidades de classe, escolas, profissionais de saúde, para que a gente possa combater e eliminar o mosquito da dengue que está nos preocupando, principalmente porque já chegaram as chuvas”, explicou Leudo.
Fonte: MaisPatos

Taperoá registra maior chuva dos últimos 21 anos, diz Aesa; Confira!


Uma boa notícia para os paraibanos que moram no Cariri paraibano, principalmente na cidade de Taperoá.
A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) registrou que em menos de 24 horas choveu 138,5 milímetros, sendo a maior precipitação dos últimos 21 anos na cidade. A chuva caiu entre a tarde de quarta-feira (4) e a manhã desta quinta-feira (5).
De acordo com a meteorologista da Aesa, Carmem Becker, a média histórica em fevereiro é de 83 milímetros, mas somente nos cinco primeiros dias do mês foram registrados 152,5 milímetros.
"A chuva este ano chegou mais cedo e com mais força em Taperoá. Ainda estamos no começo da estação chuvosa no Cariri e, para alegria da população, as precipitações não devem parar por aí", pontuou.
A previsão para a noite desta quinta-feira (5), divulgada no boletim meteorológico da Aesa, é de novas precipitações no semiárido paraibano.
"A combinação entre a alta concentração de umidade presente no ar e o calor deverá favorecer a ocorrência de novas chuvas isoladas, principalmente no período da noite, no Cariri, Curimataú, Alto Sertão e Sertão. Nas demais regiões poderão ocorrer chuvas esparsas", informou a meteorologista Marle Bandeira.
Segundo o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, entre a tarde de quarta-feira (4) e a manhã desta quinta-feira (5) também foram registradas fortes chuvas em São José dos Cordeiros (156.1mm) e Sousa (108mm).
Fonte: MaisPatos

Bandidos explodem banco e corpo é achado queimando no Sertão; Confira!


Uma agência bancária da cidade de Olho d’Água (Sertão do estado, a 360 km de João Pessoa) foi invadida por bandidos na madrugada desta sexta-feira (6). Eles instalaram explosivos no caixa eletrônico do local e detonaram as bombas. Com o impacto da explosão, a agência ficou completamente destruída.  

Em contato com o Portal Correio, o sargento Delmarques, da Companhia de Polícia Militar de Piancó, informou que os autores do crime ainda não foram identificados pela polícia. O atentado ao banco ocorreu por volta das 2h20.  O sargento também disse que a polícia ainda não sabe mensurar o valor do prejuízo causado à agência bancária. “Ainda não sabemos se os bandidos conseguiram ter acesso ao cofre do caixa, nem quantas pessoas agiram na ação criminosa”, contou.
Conforme o sargento, várias equipes da Polícia Militar foram enviadas até o local para analisar as circunstâncias do crime. “Estão envolvidos profissionais da Companhia de Piancó, do 13º Batalhão da PM, do Bope de Patos e da cidade de Olho d’Água”, completou.

Carros abandonados
Ainda durante a madrugada, dois carros foram encontrados abandonados em uma rodovia que dá acesso a cidade de Olho d’Água. A polícia vai investigar se um dos veículos pode ter sido usado pelos bandidos que explodiram o caixa eletrônico de Olho d’Água.

Já o outro carro estava carbonizado e o corpo de um homem foi encontrado no interior do veículo. De acordo com o sargento Delmarques, o automóvel queimado tinha placa da cidade de Patos. O carro já passou por perícia e o corpo deve ser removido nas próximas horas. A identidade da vítima e a motivação do incêndio do veículo não foi divulgado.
Fonte: PortalCorreio