sábado, 29 de agosto de 2015

Homenagem do Vereador Jarbas ao aniversário de Teixeira


"Caro povo teixeirense
 Nesta data comemoramos mais um aniversário de nossa querida cidade. Apesar de todas as dificuldades dos últimos tempos, temos muito a celebrar. Hoje, mais que um dia para comemorar o aniversário de nossa cidade, é acima de tudo um dia para celebrar o nosso povo, a nossa gente.

O povo de Teixeira é um povo forte, corajoso, digno de orgulho, e ao longo de nossa História demonstramos toda a grandeza dessas virtudes. Com nossa perseverança, superamos as grandes secas. Com nossa fé, rebatemos as piores doenças. Com nossa coragem, lutamos contras todas as adversidades. E vencemos.

Nossa terra, nosso torrão querido, é árvore de valorosos frutos. De gente trabalhadora, de gente sábia. Somos o útero da poesia. Somos a terra de Zé Limeira, o poeta do absurdo. Somos a terra de Verônica Lins, a mulher que com sua coragem e determinação ajudou a fundar nossa cidade tantos séculos atrás. Somos a terra de grandes homens e mulheres, e juntos trabalharemos em busca de um futuro muito mais glorioso.
Somos sertanejos. Somos nordestinos.
E acima de tudo, somos TEIXEIRENSES!

Parabéns, Teixeira, pelos seus 156 anos."

Mensagem do Vereador Francisco Jarbas em homenagem ao aniversário de Teixeira.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Teixeira-PB: Advogado sai ileso após capotamento na Serra do Teixeira; Veja!

Na manhã desta quinta-feira, dia 20, por volta das 10h00, aconteceu mais um acidente na BR 110, precisamente na Serra de Teixeira, envolvendo um veículo Chevrolet, modelo camionete Pick-up S-10, Placas OFE 4208, João Pessoa-PB.

Na camionete estavam duas pessoas, tendo como motorista o advogado da cidade de Sumé (PB), Dr. Celso Barbosa que estava na companhia de Clodoaldo Barbosa.

Ambos saíram ilesos do acidente que por muito pouco não foi trágico, pois por pouco a camionete não despencou em um abismo da Serra do Teixeira.
“A gente sempre passa por aqui e Dr. Celso dirige muito bem e vinha numa velocidade baixa. O que aconteceu para causa o acidente não podemos dizer, mas pelo motivo do pneu ter saltado fora, podemos achar que foi a causa”, falou Clodoaldo.
O advogado estava com destino à cidade de Patos para uma audiência judicial. Após o grande susto, os ocupantes desceram a serra para providenciar os tramites para o reboque do automóvel que permaneceu emborcado ao lado da estrada.
Fonte: Patosonline / Imagens: ThadeuFilmagens

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Teixeira-PB: Advogados e militantes farão manifestação nesta Quinta-feira em prol de melhorias na Comarca de Teixeira; Veja!

Na próxima quinta-feira amanhã, portanto, dia 13/08/2015 às 09: hs da manhã, acontecerá uma grande mobilização realizada pelos advogados militantes da Comarca de Teixeira interior do estado em parceria com a OAB/Patos. As manifestações vão acontecer de frente ao Fórum Desembargador Josias Pereira do Nascimento nesta cidade. O objetivo da movimentação é chamar a atenção do Tribunal de Justiça da Paraíba, por melhorias na Comarca e a elevação da mesma para 2ª entrância.

De acordo com a Advogada, Drª. Madá Amorim, a situação é precária, já que a comarca se encontra sem juiz titular, o que provoca uma maior morosidade da justiça e consequente aumento de processos paralisados, por isso a opção pela frase ilustrada nas blusas usadas – “TJPB, a comarca de Teixeira existe” - é preciso que o Tribunal de Justiça olhe pra gente aqui no interior, veja que existimos, ainda que para isso tenhamos que sair às ruas e reclamar por atenção, disse a magistrada.

Ainda de acordo com a advogada: “- Essa é uma luta que requer empenho e afinco não só dos advogados, mas de toda população teixeirense e cidades circunvizinhas que compõem a nossa comarca. Só com essa união alcançaremos a força necessária para efetivação das melhorias essenciais à elevação da nossa comarca e valorização profissional”, destacou.

A advogada ressalta ainda o orgulho e a satisfação por ver o empenho dos colegas que desde a reunião ocorrida na data 03 de Julho deste ano, vem diuturnamente, desempenhando todos os esforços necessários ao esclarecimento da situação a população e buscando apoio de autoridades para a luta engajada, elevação para 2ª entrância.

Por fim, ela convida toda população de Cacimbas, Teixeira, Desterro, Maturéia e Mãe D’água e demais interessados, para participarem no dia 13/08/2015 da manifestação que ocorrerá as 09:00hs da manhã, em frente ao Fórum Desembargador Josias Pereira do Nascimento, na cidade de Teixeira/Paraíba.

Fonte: Redação Olavo Silva

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Após denúncia, Polícia Militar apreende motocicleta furtada em Teixeira; Veja!

Por volta das 11h30min (manhã), do dia 08-08-2015 sábado), a guarnição comandada pelo SARGENTO ISIDRO, foi solicitada anonimamente, para averiguar uma suposta moto furtada, no bairro Água Azul. No referido local, foi encontrada uma moto yamaha vermelha, com o chassi picotado, na posse do acusado, conhecido por “Pessoa”.
Segundo o acusado, o mesmo havia comprado a moto de um individuo de nome "Michelangelo". Foram realizadas diligências na tentativa de localizá-lo, porém sem êxito. A moto foi recolhida ao pátio da 4ª Companhia, e, também, identificada pelo proprietário, que havia prestado queixa na Delegacia a cinco dias. O boletim foi encaminhado à autoridade competente para procedimentos.
Fonte: Quarta Cia de Polícia Militar

domingo, 9 de agosto de 2015

Teixeira-PB: Polícia Militar apreende menor com posse de drogas; Veja!

Por volta das 21h00min (noite), do dia 08-08-2015 (sábado), a guarnição comandada pelo TENENTE CASCUDO, ao fazer rondas próximo ao beco da igreja católica, deparou-se com um menor em atitude suspeita. Foi determinado que o mesmo parasse, para que fosse realizada a abordagem, momento em que tentou fugir, sendo imediatamente contido pela guarnição.
Com o menor foi encontrado 13 papelotes de maconha, e também, 60 reais em espécie. Ao conduzi-lo a sua residência para pegar seus documentos, a avó do menor informou que 15 dias atrás, encontrou cerca de 200 papelotes do mesmo tipo apreendido, escondidos na casa, e entregou ao neto. Foi realizada uma busca na casa, autorizada pela senhora, mas não foi encontrado nada. A ocorrência foi encaminhada a Delegacia de Teixeira para procedimentos.


Fonte: Quarta Companhia de Polícia Militar

Campanha em prol da preservação do Pico do Jabre promete agilizar processo de implantação do parque

A campanha de preservação em favor do Pico do Jabre, localizado próximo ao município de Maturéia-PB, está a cada dia tomando corpo e mobilizando diversos poderes em prol dessa causa. 
O Pastor John Philip Medcraft, um dos defensores da ideia, disse que o processo para criação do Parque Pico do Jabre está indo bem. 
“Já tivemos três visitas, duas da SUDEMA de Patos e uma de uma comitiva muito grande vinda de João Pessoa, o governador realmente está mobilizando seu pessoal para buscar os proprietários das antenas instaladas lá no topo do pico e, além disso, está havendo uma conscientização do problema e consequentemente uma união do povo, inclusive resultando em mais de quinze mil assinaturas no abaixo assinado. Também temos o pessoal da universidade e do governo municipal engajados nisso. Nós queremos que a Unidade de Conservação Parque Pico do Jabre saia do papel para a realidade”, explicou. 
Segundo a professora da UFCG, Maria do Carmo, a flora do Pico do Jabre não está incluída na Caatinga, mas dentro dos domínios da Mata Atlântica. 
“Nosso trabalho mostrou a singularidade da flora daquela região, espécies que ocorrem quando comparamos com outras matas de altitude, com outras florestas de altitude da região nordeste. E detectamos também que existem algumas áreas onde a flora está sendo modificada pela ação humana. A degradação tem diminuído a riqueza de algumas áreas. Isso mostra que aquela área precisa ser preservada. A riqueza de espécies arbóreas que temos estudado mostra que a riqueza é muito maior em números de espécies”, afirmou.
Fonte: Patosonline

Adolescente de 16 anos é apreendida com 360 pedras de crack em Patos

Uma adolescente de apenas 16 anos de idade foi apreendia na tarde desta sexta-feira, (07), com 360 pedras de crack em Patos.

De acordo com informações da Policia Militar, uma equipe dass Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas, (ROTAM), composta pelo Sargento Vanderly e pelos soldados Gutemberg e Ribeiro, estava realizando rondas na comunidade Rua do Meio, quando se deparou com a jovem em atitude suspeita. Ao perceber a presença da guarnição, a menor tentou se evadir, mas foi abordada pelos policiais.

Com a adolescente foi encontrado um saquinho de picolé, contendo 160 pedras de uma substancia semelhança a crack.
A menor foi conduzida para a Delegacia de Policia Civil e ao passar por uma revista mais minuciosa, foram encontradas mais 200 pedras de crack. A adolescente foi apresentada a autoridade competente para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
Fonte: MaisPatos.com

Em plena seca, água do maior açude da PB está imprópria para o consumo; Confira!

Maior reservatório da Paraíba, o açude Coremas Mãe Dágua, no Sertão do Estado, está agonizando. A água armazenada no manancial é imprópria para o consumo humano, e a população teme problemas de saúde. Pelo menos essa é a constatação de um laudo elaborado pela Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

As amostras coletadas apresentaram coliformes totais, que indica a contaminação com material fecal. Segundo relatório da Funasa, o uso inadequado da água pode acarretar em problemas de saúde a população como o surgimento de câncer. A água que chega nas torneiras não é tratada, e a cada dia a qualidade da água fica pior.

A constatação foi da existência de coliformes totais (grupos de bactérias indicadoras de contaminação com material fecal de animais) e presença de outros organismos. 
Diante do risco, os moradores de Coremas estão mobilizando no sentido de pedir a instalação de uma estação de tratamento.
O açude está com menos de 16.8% de sua capacidade, o que representa pouco mais de 99 milhões de agua acumulada. E a cada dia, com o prolongamento da seca, a a situação fica mais crítica.

Maior manancial do Estado da Paraíba e o terceiro maior do Nordeste, o açude Coremas Mãe Dágua é responsável hoje por abastecer uma população de 464.993 habitantes, segundo levantamento do Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE.
Fonte: PBAgora

Receita abre consulta ao terceiro de lote de restituições do Imposto de Renda; Confira!

A Receita Federal na Paraíba abre consulta do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 e multiexercício de restituição contemplando as restituições residuais, referentes aos exercícios de 2008 a 2014 (anos-calendários 2007 a 2013) nesta segunda-feira (10). A receita vai pagar no dia 17 de agosto para 15.195 contribuintes paraibanos as restituições do imposto de renda no montante de R$ 21,3 milhões.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas no processamento.Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. 
Fonte: ClickPB

Seca leva Governo da PB a ampliar ações de incentivo ao uso racional de água; Confira!

O Governo do Estado está realizando mais uma ação para incentivar o uso racional dos recursos hídricos, tendo em vista o prolongamento da estiagem na Paraíba. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) está implantando a cobrança da água bruta, aquela sem tratamento, que é retirada de rios e açudes.

De acordo com o Decreto Estadual nº 33.613/12, que regulamenta a cobrança, vão pagar pelo consumo os usuários que utilizarem a partir de 200 mil metros cúbicos por ano.  Irrigantes e agropecuaristas podem ter uma isenção maior dependendo da região do Estado onde estejam instalados. O valor de 100 metros cúbicos varia entre R$ 0,03 e R$ 1,50 de acordo com o uso.

O sistema eletrônico que analisa as licenças de uso e gera os valores foi concluído em julho e neste mês de agosto os boletos começaram a ser enviados por meio de correspondências. “Desde o mês passado estamos informando as novas regras para os usuários que se enquadram nos parâmetros da cobrança e alguns até já fizeram os pagamentos. De modo geral, a Paraíba é o segundo Estado a implantar no Nordeste. O primeiro foi o Ceará, em 1998. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais também já cobram pela água bruta”, informou João Fernandes.

A Política Nacional de Recursos Hídricos estabelece que os valores arrecadados com a cobrança sejam aplicados prioritariamente na bacia hidrográfica em que foram gerados e utilizados no financiamento de estudos, programas, projetos e obras incluídos no Plano Estadual de Recursos Hídricos. 
Fonte: ClickPB

sábado, 1 de agosto de 2015

Teixeira-PB: Com recursos próprios, Prefeito Nego de Guri inaugura adutora para trazer água ao município; Veja!

Com recursos próprios, Prefeito Nego de Guri inaugura adutora para trazer água ao município.

A cidade de Teixeira esteve em polvorosa na manhã desta Sexta-feira 31/07, em ocasião da inauguração da nova adutora que trará água ao município.
Centenas de pessoas compareceram à solenidade na Praça Cassiano Rodrigues, além de diversas autoridade entre elas secretários, vereadores e lideranças políticas.

O prefeito Nego de Guri fez uso da palavrar ressaltando a importância da nova adutora para o abastecimento do município. Em seguida, a obra foi oficialmente entregue à população de Teixeira.

Importância
A cerca de dois meses, desde que o reservatório do açude Riacho de Moças, que abastecia a cidade, secou profundamente, a população vinha sofrendo com a falta d´agua, tendo de recorrer a carroças e carros pipa.
Para resolver o problema, a Prefeitura de Teixeira decidiu puxar a água do açude São Francisco, localizado na zona rural, mas para isso era preciso construir uma nova e cara adutora. Sem nenhum auxílio do governo do estado ou de qualquer outra entidade, a prefeitura usou de recursos e mão de obra próprias para construir a adutora, que após várias semanas de obras foi finalmente finalizada com sucesso.
A população, feliz por voltar a ter água na torneira, elogiou a atitude do prefeito Nego de Guri e sua iniciativa para a obra sem qualquer auxílio externo.

Água na torneira
Várias ruas da cidade já estão recebendo o fornecimento de água regularmente, e em breve o mesmo será estendido para o restante da cidade. Estimasse que, com uso consciente e racionamento, seja possível manter o abastecimento até o final do ano.

Confira abaixo fotos do evento:




Fotos: Jornalista Thércio Rocha
Raízes do Sertão:.s

Grave acidente entre carro e cinquentinha deixa uma vítima fatal em São José do Bonfim

Uma pessoa morreu na manha desta sexta-feira, (31), após um acidente envolvendo um veiculo e uma cinquentinha, na PB 262, entre as cidades de Patos e São Jose do Bonfim.
 
Segundo a 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito, CPTran, o condutor do veiculo teve problemas no pneu, perdeu o controle do autpmovel e invadiu a faixa contraria, atingindo o homem que seguia na motoneta.

 Antônio Rangel de Oliveira, 61 anos, agricultor, casado, não resistiu ao impacto e morreu no local.

Ainda de acordo com a CPTran, apesar da documentação do veiculo estar toda regularizada, o automóvel foi recolhido pátio do Departamento de Trânsito da Paraíba, Detran.
O corpo do agricultor foi encaminhado para o Núcleo de Odontologia e Medicina Legal, Numol.
Fonte: Maispatos.com

Em menos de 12 horas, três agências bancárias são alvo de bandidos na Paraíba

Três agências bancárias foram alvo de bandidos entre a noite da sexta-feira (31) para a madrugada deste sábado (1º). Os casos ocorreram nos municípios de Tacima, no Curimataú paraibano, a 155 km de João Pessoa; Umbuzeiro, no Agreste paraibano, a 137 km de João Pessoa; e em São Sebastião de Lagoa de Roça, também no Agreste paraibano, a 150 km da Capital.

Em Tacima, de acordo com o sargento Lacerda, da 3ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar em Araruna, responsável pelo policiamento em Tacima, na madrugada deste sábado, a polícia foi avisada da invasão em uma agência do Banco do Brasil pela central de monitoramento do banco.
Ainda segundo o policial, os bandidos não conseguiram levar nada da agência, mas deixaram para trás ferramentas utilizadas para a invasão.


Em Umbuzeiro, segundo a Polícia Militar, os bandidos conseguiram invadir uma agência bancária e explodir o interior do local.A ação ocorreu na madrugada deste sábado. A PM não soube informar se os criminosos conseguiram levar alguma quantia do local, mas disse que está realizando diligência na localidade para tentar encontrar os bandidos.

Já no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, a PM informou que, no fim da noite da sexta-feira (31), um grupo de criminosos teria utilizado dois carros para arrancar a grade de uma agência bancária.

Os bandidos teriam conseguido estourar uma porta de vidro, mas, com a chegada da PM, os criminosos desistiram da ação e fugiram.
Fonte: PortalCorreio

Objeto estranho é fotografado próximo da lua na noite desta Sexta-feira; Confira!

Na noite desta sexta-feira (31/07), muitas lentes foram apontadas em direção lua para acompanhar o que está sendo chamado pelos estudiosos, de segunda lua cheia de julho. Alguns conhecem o fenômeno como “Lua Azul”, embora não tenha nada da referida cor no nosso satélite.
Em meio as inúmeras fotografias feitas e postadas nas redes sociais aqui em Patos do fenômeno, uma chamou a atenção. O radialista e jornalista do Patosonline.com, Jozivan Antero, apontou as lentes de sua Nikon - D 5.000 para lua e a fotografou. Ao visualizar a fotografia ele percebeu um objeto circular de cor azulada no campo de visão. Ele então fotografou outras vezes, e percebeu que o objeto (de forma circular) tinha mudado de posição, porém estava nas proximidades do satélite natural.
Jozivan achou o fato estranho, porém bonito e logo tratou de postar nas redes sociais. Em poucos minutos começaram a surgir as mais variadas explicações: Óvni, ponto de reflexo na lenta, estrela, enfim várias explicações.

A noite desta sexta-feira (31) terve a segunda lua cheia de julho. Essa ocorrência é chamada, desde a década de 1940, de lua azul. Mas isso não significa que a lua realmente terá a coloração azulada.

Como explica o astrônomo Cassio Barbosa, autor do Blog Observatório, trata-se apenas de uma lua cheia comum. O uso do termo com esse sentido teve origem em 1946, quando um astrônomo amador publicou um texto em uma revista popular de astronomia dos Estados Unidos afirmando que à segunda lua cheia do mês dava-se o nome de lua azul. A última vez que o fenômeno ocorreu foi em agosto de 2012 e a próxima vez será em janeiro de 2018.
Fonte: Patosonline

IBGE abre concurso com mais de 600 vagas para níveis médio e superior; Confira!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado a realizar um novo concurso para um total de 600 vagas. A autorização foi dada pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) por meio da portaria nº 302 publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (27).
Serão 90 vagas para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística (nível superior), 50 para tecnologista em informações geográficas e estatística (nível superior) e 460 para técnico em informações geográficas e estatística (nível médio).
O último concurso do IBGE foi realizado em 2013 quando 132,6 mil candidatos disputaram 432 vagas de níveis médio e superior. Os salários variaram de R$ 2.813,10 a R$ 8.907,45. A organizadora foi a Cesgranrio. Foram 300 vagas para técnico em informações geográficas e estatísticas, 60 para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatística, 60 para tecnologista em informações geográficas e estatística e 12 para pesquisador em informações geográficas e estatísticas. O resutlado final foi divulgado em fevereiro de 2014.
O novo concurso público não poderá contemplar a localidade prevista no anexo I do edital nº 2/2013, que rege o concurso atualmente vigente, para a qual haja candidato aprovado e não convocado.
O provimento dos cargos nos quantitativos previstos deverá ocorrer a partir de dezembro de 2015, e está condicionado à xistência de vagas na data da nomeação; e à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos  cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa  à  Lei Orçamentária Anual  e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da data de publicação desta portaria, ou seja, até janeiro de 2016.
Fonte: G1

Lei da Cinquentinha é sancionada e deverá entrar em vigor na Paraíba; Confira!

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira, (31), uma resolução que tira a competência dos órgãos executivos municipais em registrar e licenciar veículos ciclomotores, mais conhecidos como “Cinquentinhas”.
 
Os ciclomotores deixaram de ser responsabilidade dos municípios e passam a ser licenciados e registrados pelo Departamento de Trânsito da Paraiba. Dessa forma, o emplacamento das cinquentinhas e o pagamento de taxas como o seguro DPVAT será obrigatório.
 
Segundo o comandante da 4ª Companhia de Policiamento de Transito de Patos, CPTran, para aqueles que já possuem motocicletas cinquenta cilindradas, uma data será estabelecida pelo Detran para o emplacamento: “O Detran devera emitir um calendário determinando as formas  para o registro e o licenciamento dos veículos”, explicou.
 
Para Leonides, com a alteração, esse tipo de veiculo passara a trafegar de acordo com as Leis de Transito, o que beneficia a população: ““Com o emplacamento teremos um controle mais eficaz em relação à fiscalização e segurança, teremos como identificar o proprietário e punir as irregularidades cometidas”, disse.
 
Todos os veículos motorizados, que possuam duas ou três rodas, e tenham até 50 cilindradas pode ser classificados como ciclomotor, sendo assim, até as bicicletas motorizadas serão incluídas nas normas, segundo o Detran.
Fonte: Maispatos.com

Gasolina fica mais cara a partir deste Sábado na Paraíba; Confira!

A gasolina vai ficar mais cara na Paraíba a partir deste sábado (1º de agosto). De acordo com Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o preço médio do litro da gasolina deve subir para R$ 3,23. Neste valor já estão contidos os descontos de impostos, e o reajuste refere-se ao Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF).

A gasolina mais cara da Paraíba é encontrada em postos de combustíveis de Campina Grande e de Sousa, no Sertão, o preço médio da gasolina é de R$ 3,35. Em Patos, também no Sertão, o valor médio do litro do combustível é R$ 3,34. Já em João Pessoa o custo é de R$ 3,11.

De acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), há estabelecimentos no Estado que repassam o produto aos clientes com custo acima do limite estabelecido pelo Confaz.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), Omar Hamad, afirmou que os empresários não costumam adotar os valores sugeridos pelo Confaz. "Cada um adota o preço do combustível de acordo com sua realidade", frisou.

A gerente operacional de fiscalização da substituição tributária e do comércio exterior da Secretaria de Estado da Receita, Adriana Macedo, explicou que no PMPF do Confaz já estão incluídos tributos e despesas dos empresários como a folha de pagamento. Segundo ela, essa média serve de base para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Fonte: ClickPB