domingo, 9 de agosto de 2015

Seca leva Governo da PB a ampliar ações de incentivo ao uso racional de água; Confira!

O Governo do Estado está realizando mais uma ação para incentivar o uso racional dos recursos hídricos, tendo em vista o prolongamento da estiagem na Paraíba. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) está implantando a cobrança da água bruta, aquela sem tratamento, que é retirada de rios e açudes.

De acordo com o Decreto Estadual nº 33.613/12, que regulamenta a cobrança, vão pagar pelo consumo os usuários que utilizarem a partir de 200 mil metros cúbicos por ano.  Irrigantes e agropecuaristas podem ter uma isenção maior dependendo da região do Estado onde estejam instalados. O valor de 100 metros cúbicos varia entre R$ 0,03 e R$ 1,50 de acordo com o uso.

O sistema eletrônico que analisa as licenças de uso e gera os valores foi concluído em julho e neste mês de agosto os boletos começaram a ser enviados por meio de correspondências. “Desde o mês passado estamos informando as novas regras para os usuários que se enquadram nos parâmetros da cobrança e alguns até já fizeram os pagamentos. De modo geral, a Paraíba é o segundo Estado a implantar no Nordeste. O primeiro foi o Ceará, em 1998. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais também já cobram pela água bruta”, informou João Fernandes.

A Política Nacional de Recursos Hídricos estabelece que os valores arrecadados com a cobrança sejam aplicados prioritariamente na bacia hidrográfica em que foram gerados e utilizados no financiamento de estudos, programas, projetos e obras incluídos no Plano Estadual de Recursos Hídricos. 
Fonte: ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário