Após colapso no abastecimento, população procura meios de sobreviver com falta d´agua.
Cerca de duas semanas após a Cagepa anunciar oficialmente o colapso no abastecimento de água do município a população de Teixeira vem procurando meio de conviver com a falta d´agua.
Devido à falência do sistema distribuidor do açude Riacho de Moças, principal reservatório que abastecia os municípios de Teixeira e Maturéia e que no momento se encontra completamente seco, a população está tendo que recorrer ao meio mais eficaz para obter água: os carros-pipa.
Pelas ruas da cidade já é comum ver dezenas de carroças e carros-pipa carregando água, que é vendida para os moradores. Essa água vem principalmente da fonte na Cacimba da Baixa, um reservatório abastecido por um lençol freático localizado próximo ao centro da cidade e que historicamente ajudou a população teixeirense a enfrentar diversas secas.
Além dos carros-pipa, muitas pessoas vêm recorrendo à construção de tanques e reservatórios artesianos, com o objetivo de estocar água.
Providências
A Prefeitura Municipal de Teixeira anunciou que já está construindo um sistema de abastecimento alternativo, com o objetivo de tirar água do açude São Francisco, localizado na zona rural do município, e assim poder levar águas às torneiras da cidade. A previsão da prefeitura é de que a obra seja concluída já nos próximos dias.
Raízes do Sertão:.s
Nenhum comentário:
Postar um comentário