segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Calor no Sertão chega a quase 40 graus e umidade de apenas 11%, menor do que em desertos; Confira!

Em períodos quentes e secos, população precisa ficar alerta para as doenças respiratórias e cuidados com a hidratação e alimentação

O semi-árido paraibano tem registrado baixos índices de umidade do ar, nos últimos meses. Nessa quinta-feira (26), o distrito de São Gonçalo, no Sertão, registrou apenas 18% de umidade. Em Cabaceiras e Monteiro, no Cariri, o índice ficou em 19%. Os números foram confirmados ao Portal Correio pela Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para a umidade do ar ser considerada aceitável ela precisa estar em nível superior a 30%. A região de Sousa, no Sertão, atingiu o pior índice registrado na Paraíba este ano. No dia 27 de outubro, a umidade ficou em torno dos 11%.

Apesar dos baixos índices, a meteorologista Marlene Bandeira destaca que a baixa umidade do ar é comum nesta época do ano. Segundo ela, as alterações climáticas promovidas pelo fenômeno El Niño são as principais responsáveis por essa queda na umidade do ar.

Com a baixa umidade do ar, a população precisa ficar alerta para as doenças respiratórias, uma vez que é natural que as vias aéreas fiquem ressecadas. Além disso, o ar tende a ficar mais poluído e o funcionamento dos cílios das narinas, responsáveis por filtrar o ar, fica prejudicado.

Em caso de sangramento nas narinas, a orientação é de que a pessoa use soro fisiológico para higienizar a área. Substituir vassouras por panos úmidos na hora de fazer a limpeza da casa também pode ajudar, assim como colocar bacias com água em vários ambientes da casa.

Fonte: PortalCorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário