quarta-feira, 25 de junho de 2014

211 gestores têm contas rejeitadas pelo TCU na Paraíba

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou ontem a lista de gestores com contas reprovadas nos últimos oito anos, que será examinada pela Justiça Eleitoral para fins de inelegibilidade nas eleições de outubro.


Da Paraíba foram incluídos na relação 329 processos de prestação de contas, envolvendo 211 gestores com contas rejeitadas. De todo o Brasil, integram a lista mais de 6.500 gestores públicos.

Na lista da Paraíba estão ex-prefeitos como Cozete Barbosa (Campina Grande), Jota Junior (Bayeux), Hércules Antônio Pessoa Ribeiro (Pitimbu), José Elenildo Queiroz (Teixeira), José Feliciano Filho (Sapé), Tarcísio Marcelo Barbosa de Lima (Belém), Carlos Antônio Araújo de Oliveira (Cajazeiras) e Sara Cabral (Bayeux), dentre outros. Também foram relacionados pelo TCU o deputado estadual Francisco de Assis Quintans e o ex-reitor da UFCG Thompson Mariz, atual secretário de Planejamento do Estado.

O secretário do TCU na Paraíba, Rainério Rodrigues, explicou que, de posse da relação entregue pelo TCU, a Justiça Eleitoral vai fazer valer a Lei da Ficha Limpa e que essa é uma medida preventiva para evitar que gestores que tenham sido punidos não voltem a atuar nas instâncias públicas, ou seja, voltem a ser gestores novamente.

De acordo com Rainério, a atuação do TCU tem o caráter punitivo e também preventivo. “Porque a partir do momento em que o gestor teve a oportunidade de fazer uma boa gestão e não o fez, se ele voltar a administrar novamente, potencialmente ele pode cometer atos graves na aplicação de recursos públicos”, ponderou. 
Ele acrescentou, ainda, que em muitos desses casos identificou-se que houve desvio ou malversação de recursos públicos, com prejuízo ao erário.
JornaldaParaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário