sábado, 26 de setembro de 2015

Equipe da APA monta observatório em Maturéia para observar o eclipse da superlua neste Domingo

Quem tiver a curiosidade de observar o eclipse da chamada superlua que acontece neste domingo (27) poderá ir a um dos seis pontos instalados pela Associação Paraibana de Astronomia (APA).  Na região de Patos, os equipamentos serão instalados no Casarão do Jabre, na zona rural do município de Maturéia, na serra do Teixeira.
Além de Maturéia, serão disponibilizados telescópios para observações na capital, João Pessoa, na Estação Cabo Branco; em Guarabira, na Praça Lima e Moura; em Picuí, na Praça João Pessoa; em Taperoá, no Cais da Ponte Velha; e em Princesa Isabel, na Praça da Matriz.
Marcelo Zurita, membro da APA,  informou os ‘observatórios’ estarão abertos a partir das 21h. O eclipse da superlua acontece a partir das 22h07 do domingo e vai até a 01h27 da segunda-feira. Marcelo, no entanto, adiantou que o evento estará sujeito às condições meteorológicas da noite.
O astrônomo explicou que o eclipse da superlua deste domingo será total e coincidirá com operigeu lunar,  conhecido como superlua.  O perigeu lunar, conforme Marcelo, ocorre quando a lua está mais próxima da Terra, a 362.600 Km daqui. Já o contrário, ou seja, quando a lua está mais distante, a 405.400 km, o fenômeno é denominado de apogeu lunar.  
Durante um eclipse total, a lua torna-se escura e avermelhada, por isso também é chamada de ‘lua de sangue’. A coloração ocorre porque , mesmo encoberta pela sombra da Terra, a lua ainda recebe alguns raios de sol refratados pela atmosfera terreste.
Para Marcelo, além de ser mais uma grande oportunidade de divulgação da astronomia no Estado da Paraíba, o  diretor técnico-científico da APA, Marcos Jerônimo, irá fazer registros científicos do fenômeno e registrará o horário exato da passagem da sombra da Terra por algumas crateras da superfície lunar.
Fonte: Patosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário