quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Prefeituras fecham no dia 24 em protesto a crise financeira e falta de recursos na Paraíba; Confira!

Prefeitos e secretários municipais da Paraíba vão aderir a uma manifestação que deve paralisar os serviços de administração dasprefeituras no dia 24 de setembro. A queixa dos prefeitos seria a queda das receitas e o aumento das despesas, fato que estaria levando os Municípios a graves problemas financeiros. Uma audiência pública para discutir a crise também vai ocorrer na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Segundo o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP), Tota Guedes, os prefeitos reclamam da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que, desde janeiro deste ano, estaria acumulando uma queda de 2,5% junto com a inflação.

“Estivemos reunidos e marcamos essa mobilização para o dia 24. Alguns prefeitos vão fechar as prefeituras mantendo apenas os serviços essenciais. A sociedade precisa saber das dificuldades que as prefeituras estão passando.O salário mínimo aumentou, o piso dos professores aumentou, o custo dos combustíveis aumentou e a receita não acompanha esse aumento de custo. Então, quando se coloca a inflação a queda é de 2,5%. As perspectivas para o futuro não são nada animadoras para esses municípios”, afirmou Tota Guedes.

Também no dia 24, vai ser realizada uma audiência pública na ALPB para discutir a crise financeira que atinge os municípios paraibanos. Os prefeitos vão buscar o apoio dos deputados estaduais.

Ainda segundo Tota Guedes, os prefeitos de Sousa, Nova Palmeira, Frei Martinho, entre outros administradores já confirmaram que as prefeituras vão ser fechadas no dia da mobilização.

“Entramos em contato com a maioria dos prefeitos e eles garantiram presença na mobilização e na audiência pública, já que o tema é de extrema importância para a sobrevivência financeira dos municípios paraibanos. Os prefeitos de João Pessoa [Luciano Cartaxo] e de Campina Grande [Romero Rodrigues] ainda não foram contatados, já que esses municípios possuem outras fontes de recursos e não dependem muito do FPM para sobreviverem, mas o convite é extensivo a eles”, concluiu Tota Guedes.

Fonte: CatingueiraOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário