Fotos de armas, frases com conteúdos de apologia ao crime e ao uso de drogas, além de desenhos e ilustrações que remetem à violência são exemplos de conteúdos encontrados em perfis e grupos existentes nas redes sociais cujas pessoas se dizem pertencer a facções criminosas que atuam em João Pessoa e na Região Metropolitana da cidade.
Sem medo de punição, é na internet que os perfis atribuídos aos grupos 'Okaida' e 'Estados Unidos (EUA)' mostram os rostos e exibem fotografias de armas, bebidas alcoólicas e desenhos de monstros e cenas de atos de violência, como assassinatos. Na maioria dos perfis, as fotos aparecem acompanhadas por frases de incentivo ao crime.
Em pelo menos cinco páginas visualizadas pela reportagem, os participantes das contas, entre meninos e meninas, aparentam ser adolescentes. Conforme as informações disponibilizadas nos perfis e grupos, os usuários seriam dos municípios de Santa Rita, na Região Metropolitana, Mamanguape, no Litoral Norte, além dos bairros como Mandacaru, Torre e Alto do Mateus, na capital. Em uma das contas, os participantes mencionam a atuação do grupo em diferentes bairros das cidades e postam frases para amedrontar os rivais.
A existência desses perfis nas redes sociais é de conhecimento dos conselheiros tutelares, que também acompanham de perto a realidade dos adolescentes envolvidos na criminalidade. Um dos responsáveis pelo Conselho Tutelar da Região Norte de João Pessoa, Luiz Brilhante afirma que muitos dos perfis criados são verdadeiros e que os adolescentes utilizam a internet para a comunicação entre os grupos.
Fonte: JornaldaParaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário