sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Maioria do TSE autoriza candidatura de Cássio Cunha Lima; Confira!

A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou nesta quinta-feira (11) por manter a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo da Paraíba. A conclusão do julgamento foi adiada, porém, porque três dos sete ministros pediram vista (mais tempo para analisar o caso).

Apesar de quatro deles terem votado favoravelmente à candidatura, os ministros ainda podem alterar o voto quando o julgamento for retomado.

Recurso protocolado pela coligação, “Força do Trabalho”, adversária de Cassio Cunha Lima, argumentava que o tucano estaria inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em última instância por compra de votos. Ele foi condenado pelo TSE pela distribuição de 35 mil cheques a pessoas carentes com a finalidade, conforme a Corte, de obter votos nas eleições para governador de 2006.
Para a Justiça Eleitoral a conduta caracterizou os crimes de abuso de poder político e econômico e conduta vedada. Pela Lei da Ficha Limpa, a condenação torna Cássio Cunha Lima inelegível por oito anos, contados a partir da data das eleições de 2006, em 1º de outubro daquele ano.

Em 2010, apesar de já ter sido condenado por órgão colegiado, ele se candidatou ao Senado. Como o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a Lei da Ficha Limpa só valeria a partir de 2012, Cunha Lima pôde concorrer e acabou sendo eleito. Agora, em 2014, ele tenta se candidatar ao governo da Paraíba.
Fonte: G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário