terça-feira, 23 de setembro de 2014

Primavera começa com dia mais longos e aumento gradual da temperatura; Confira!

A primavera começa nesta segunda-feira (22) à noite no hemisfério sul, mais precisamente às 23 horas e 29 minutos. Na Paraíba, a estação das flores tem como principais características o aumento gradual da temperatura, os dias mais longos e noites com menos duração. De acordo com o setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), até a chegada do verão as temperaturas devem variar entre 18ºC e 36ºC.
Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, por estar localizada próxima à Linha do Equador, a Paraíba não sofre variações climáticas acentuadas durante as mudanças de estação. "O processo é gradual. Durante a primavera, os dias começam a ficar mais longos e as noites mais curtas por causa do prolongamento da iluminação solar. Neste período a temperatura do ar começa a entrar em gradativa elevação até a chegada do verão", explicou.
Além disso, a primavera coincide com o período de estiagem na Paraíba, quando os índices pluviométricos tendem a ser poucos significativos. "A tendência é de que tenhamos chuvas bastante reduzidas, podendo ocorrer precipitações ocasionais no Litoral e isoladas nas demais regiões", acrescentou.
As temperaturas médias esperadas para o Litoral são a máxima de 30ºC e a mínima de 23ºC. No Brejo, os termômetros devem variar entre 28ºC e 19ºC. Entre 29ºC e 19ºC no Agreste. Cariri, 34ºC e 18ºC. Sertão, 36ºC e 23ºC e Alto Sertão, 36ºC e 22ºC.
Outras informações sobre tempo e clima na Paraíba podem ser encontradas na página da Aesa na internet: www.aesa.pb.gov.br . Ou pelo telefone 3310-6368. 
Fonte: Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário