domingo, 1 de fevereiro de 2015

72 dos 123 reservatórios da Paraíba têm menos de 20% da capacidade total de água; Confira!

O volume de água na maioria dos reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) chegou à situação crítica ou de observação.

De acordo com dados do órgão, 72 dos 123 açudes do estado têm menos que 20% da capacidade de armazenamento. Desse total, metade, ou seja, 36 já secaram ou estão praticamente secos, com menos que 5% do volume total.

Entre os que já zeraram o volume de água está o Açude Santa Luzia, localizado na cidade do mesmo nome. O reservatório tem capacidade para armazenar até 11.960.250 m³. No estado, outros nove açudes encontram-se na mesma situação: Taperóa II(Manoel Marcionilo) e Lagoa do Meio, em Taperóa; São José IV, em São José do Sabugi; Paraíso (Luiz Oliveira), em São Francisco; Caraibeiras, em Picuí; Serrote, em Monteiro; Bom Jesus, em Carrapateira; Bichinho, em Barra de São Miguel; e Algodão, em Algodão de Jadaíra.

A situação também não é satisfatória nos maiores reservatórios do estado. Em Boqueirão, o Açude Epitácio Pessoa – responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outras cidades do complexo da Borborema – está apenas com 21,7% da capacidade de armazenamento que é de 411.686.287³ de água. No Sertão, o recurso mineral também é escasso em Cajazeiras. A reserva de água do Açude da Lagoa do Arroz conta apenas 10,2%. O volume total do reservatório é de 80.220.750³. No Engenheiro Ávidos, outro açude da cidade, a situação ainda é pior. A barragem que comporta 255.000.000³ está 9,6% da capacidade.

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário