domingo, 1 de fevereiro de 2015

Teixeira-PB: Nível de água do Açude Riacho de Moças é crítico; Veja as fotos!

Clique para aumentar
Nível de água do Riacho de Moças é crítico.
Cidade pode sofrer racionamento ainda maior.

Os níveis de água do açude Riacho de Moças, que abastece os municípios de Teixeira e Maturéia, estão muito baixos, sendo classificados como "Situação Crítica".

De acordo com dados oficiais da Aesa (Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba), o nível de água atual do reservatório Riacho de Moças é de 235.079 metros cúbicos de água, o que corresponde a apenas 3,7% de sua capacidade total, que é de 6.413.411 metros cúbicos.
Isso é muita pouca água, considerando ainda mais que esses dados são do último levantamento feito pelos técnicos da Aesa no açude, datado do dia 27/01/15. Ou seja, considerando a ausência de chuvas recentes na região, os níveis podem ser ainda mais negativos.

Atualmente, dos quatro reservatórios que abastecem o município de Teixeira apenas dois não estão em Situação Crítica, sendo eles a Bastiana com 7,4% e o São Francisco II com 5,1%. Entretanto, esses dois açudes são consideravelmente menores que o Riacho de Moças, que é o principal reservatório da região.

Racionamento
Há três anos, desde que teve início a grande seca no sertão nordestino, que a população teixeirense vem sofrendo com o drama do racionamento. Mesmo com as chuvas regulares registradas no ano passado, que amenizaram a situação dos açudes, a cidade continua passando pelo racionamento, com dias com água e dias sem água.
Caso não chova nos próximos meses, esse racionamento pode vir a ser estendido.

Esperança
A Aesa prevê para esse ano de 2015 chuvas regulares em todo o estado, o que pode vir a amenizar o problema, mas a grande esperança dos sertanejos está depositada nas obras da transposição do rio São Francisco, previstas para serem finalmente concluídas até o fim do ano. Em Teixeira, as águas do rio virão a partir da Adutora do Pajeú, que pode ser concluída entre os meses de Junho de Julho.

Confira abaixo algumas atuais do açude Riacho de Moças (Clique para aumentar)





Raízes do Sertão:.s (com dados da Aesa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário