terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Conta de luz deve subir ainda mais este ano; Aneel propõe novo reajuste; Veja!


O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Tiago Correia, relator do processo que trata do repasse, para as contas de luz, dos gastos com ações ligadas ao fundo CDE, do governo federal, propôs nesta terça-feira (3) que os consumidores arquem, em 2015, com R$ 23,21 bilhões.
Correia prevê que, para os consumidores do Sudeste, Centro-Oeste e Sul a despesa vai gerar um impacto de 19,97% nas contas de luz em 2015. Para os consumidores do Norte e Nordeste, a alta deve ser menor, de 3,89%. Essa diferença acontece porque, no rateio da CDE, os primeiros pagam 80% dos custos. Os outros 20% ficam com clientes do Norte e Nordeste.
Os R$ 23,21 bilhões, portanto, são o total estimado para o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) neste ano. Com os recursos, o governo pretende bancar programas como o Luz para Todos, o subsídio à conta de luz de famílias de baixa renda, parte do combustível usado para abastecer termelétricas na região Norte do país, além de pagamento de indenizações a empresas do setor.
A proposta de Correia deve ser votada ainda na manhã desta terça (3) pela diretoria da Aneel. Ela precisa ser aprovada para que a conta seja repassada às contas de luz.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário