quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Energia elétrica fica 39% mais cara em seis cidades da Paraíba; Confira!z

Cerca de 195 mil unidades consumidoras vão pagar 39,77% a mais pelo consumo de energia elétrica a partir desta quarta-feira (4). O reajuste tarifário foi aprovado nesta terça-feira (3) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para Campina Grande e mais cinco cidades da Paraíba (Boa Vista, Lagoa Seca, Fagundes e Queimadas) atendidas pela Energisa Borborema Distribuidora de Energia S/A.


De acordo com a concessionária Energisa Borborema, a energia fica 39,71% mais cara para os consumidores residenciais, tanto da zona urbana quanto da zona rural. O percentual aplicado ao comércio e indústria de baixa tensão será de 40,19%, além de órgãos governamentais e iluminação pública. Para a categoria de alta tensão, que engloba também indústrias, o aumento autorizado foi de 38,62%.

Segundo a Aneel, "entre os fatores que colaboraram para o reajuste da Borborena estão os custos que a distribuidora teve com compra e transporte de energia e pagamento de encargos setoriais".
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que essa alta expressiva nas contas de luz vão pagar os empréstimos que socorreram as distribuidoras no ano passado. De acordo com a Aneel, no caso da Energia Borborema o início do repasse dos empréstimos gerou impacto de 15,2% no reajuste.
Fonte: G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário