sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Inmet diz que chuva regulares na Paraíba só ocorreram a partir de Março; Confira!


O verão na Paraíba começou com chuvas irregulares e assim deve permanecer até o mês de abril. Já o período de chuvas intensas começa a partir de março e vai durar até junho, época que também iniciam as estações de outono e inverno, conforme previsão climática para os próximos três meses do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As chuvas pontuais, apenas em algumas regiões do Estado, altas temperaturas e o clima seco são a causa da rápida evaporação das águas dos açudes e da redução do volume dos reservatórios. A ocorrência de chuvas escassas atingirá principalmente as regiões do Centro e Norte da Paraíba, que abrange as microrregiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão.Porém, o período chuvoso beneficiará as regiões do Agreste e Litoral paraibano.
De acordo com o Inmet, a ausência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre a Paraíba foi o motivo das chuvas escassas durante o mês de dezembro do ano passado e janeiro deste ano, pois a ZCAS é responsável por trazer volume de água para o Estado.
O chefe do setor de previsão do tempo do Inmet, Ednaldo Correia, explica que a média dos valores de chuva pode variar entre 200 milímetros (mm) e 740 mm. “Nesta região, a média da temperatura máxima para o trimestre de fevereiro, março e abril é de 26ºC a 32ºC, e a média da temperatura mínima é de 18ºC a 24ºC, sendo que os menores valores (18ºC) ocorrem na região central da Paraíba”, afirmou .
Pouca chuva é sinal de aumento de temperatura e em João Pessoa, a população busca os mais variados meios para amenizar o 'calorão'. A recepcionista Maria do Socorro, 32 anos, aproveitou o finalzinho das férias para ir à praia na manhã de ontem, levando filhos e sobrinhos.
“Volto a trabalhar segunda-feira, mas estou aproveitando cada segundo para vir à praia. Não tem quem aguente esse calor, só estando na água mesmo. Eles (filhos e sobrinhos) estão adorando a diversão”, declarou.
Fonte: JornaldaParaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário