sexta-feira, 25 de abril de 2014

Casos de Dengue na Paraíba registram redução de 50% este ano

Os números de casos notificados da dengue continuam em redução no Estado em comparação com o mesmo período analisado ao ano anterior. Até o dia 5 de abril deste ano, foram registrados 1.858 casos, o que representa uma redução de 50,9% em relação ao mesmo período no ano de 2013 (3.785 casos). O número de casos graves também teve queda, provavelmente pela mudança de sua definição (antes dengue hemorrágica), e melhor organização da rede assistencial para o atendimento aos pacientes com suspeita da doença. 


Para a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, essa diminuição das notificações deve-se a tentativa do Ministério da Saúde de mudar o sistema de registro dos casos. De acordo com o MS, não será mais feita essa mudança nesse primeiro semestre e o Estado vem trabalhando em um monitoramento diário para avaliar os municípios que ainda não notificaram nenhum caso de dengue esse ano. “Ao notificar um caso suspeito, o profissional de saúde inicia um processo estruturante no desencadear das demais ações necessárias para o controle da doença em seu território”, explicou. 

O trabalho que toda equipe de vigilância da Secretaria de Estado da Saúde vem realizando, desde o início desta gestão, também reflete nessa redução dos números. “Em 2012 e 2013 trabalhamos com o foco central na qualificação das informações para tomada de decisão das ações de controle vetorial. Em 2014 estamos trabalhando para o fortalecimento da rede assistencial e laboratorial”, observou Talita. 
Fonte: Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário