sábado, 5 de abril de 2014

Paraíba deverá vacinar este ano mais de 900 mil pessoas conta a gripe


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, tendo 26 de abril como dia de mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. O público-alvo da Paraíba é de 946.099 pessoas e a meta da Secretaria de Saúde do Estado é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe.

Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, também serão imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, a estratégia de mobilização para todo o estado da Paraíba foi discutida com 189 dos 223 municípios que estiveram presentes nas reuniões por macro região de saúde do dia 31 de março a 03 abril. Durante a apresentação da campanha para os municípios, o Núcleo de Imunizações destacou a importância da ampliação da vacina ao público infantil. Doses – Serão distribuídas pouco mais de 1 milhão de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). Em todo o país, serão mais de 2000 postos de vacinação, com envolvimento de aproximadamente 6000 profissionais.
Fonte: Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário