quarta-feira, 9 de abril de 2014

Microsoft "aposenta" Windows XP após treze anos; PCs que possuem o sistema ficarão vulneráveis; Confira!

A Microsoft encerra nesta terça-feira o suporte ao Windows XP, segundo sistema operacional mais popular do mundo. A partir de agora, a fabricante deixa de oferecer atualizações de segurança, desempenho e estabilidade para esta versão do Windows, que chegou ao mercado há quase treze anos. Na prática, ao continuar a usar um PC com esta versão do sistema, os usuários ficam vulneráveis a vírus e invasões, já que novas falhas encontradas no software não serão corrigidas.

"O Windows XP é um sistema operacional muito querido pelos usuários, mas muita coisa mudou nos últimos doze anos. Os sistemas e as ameaças evoluíram e está na hora de seguir em frente”, diz Fábio Gaspar, gerente de produto da Microsoft para Windows. Além do suporte ao Windows XP, a Microsoft também não enviará novas atualizações para o Security Essentials, aplicativo básico de segurança, para Windows XP e para o Office 2003, que inclui a versão antiga do Word, Excel e Power Point.

Segundo a consultoria StatCounter, que analisa dados de uma rede global de sites com audiência de 15 milhões de page views por mês, o Windows XP está presente em 18,6% dos computadores. Ele fica atrás somente do Windows 7, que detém 54,7% de participação de mercado. Na América do Sul, a presença do XP é similar à média mundial, com 17,8% do total. “O Brasil é um dos países onde a presença do Windows XP é menor, por conta do crescimento nas vendas de PCs no país ao longo dos últimos cinco anos”, diz Gaspar.
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário