segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Cássio vence em 126 cidades e Ricardo em 97

A eleição disputada voto a voto por Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB) no 1º turno também se refletiu no novo mapa político da Paraíba. O tucano venceu o duelo direto com o socialista em 126 municípios. Em outros 97, Ricardo levou a melhor sobre Cássio.

Cada candidato venceu com sobras em seus principais redutos eleitorais. Cássio ganhou em Campina Grande com mais do que o dobro de votos de Ricardo (127.701 a 63.847). A resposta veio em João Pessoa, com uma diferença ainda maior pró-PSB (76.253). O melhor aproveitamento de Cássio Cunha Lima foi em Riacho dos Cavalos, quando teve 86,78% dos votos válidos. Já Ricardo teve um aproveitamento parecido em Bernardino Batista, com 84,68% dos votos válidos.

Algumas curiosidades marcam o novo mapa político da Paraíba - pelo menos, até a eleição no segundo turno. Cássio conseguiu quebrar a supremacia de Ricardo em um grande colégio eleitoral da Grande João Pessoa, vencendo em Santa Rita. O candidato do PSB, no entanto, mostrou força no Sertão, vencendo nas três maiores cidades: Patos, Sousa e Cajazeiras. Outro dado que chama a atenção é o equilíbrio em pequenas cidades. Em São Domingos do Cariri foi verificada a menor diferença em números absolutos - Ricardo venceu por apenas 28 votos.
Tradicional partido na Paraíba, desta vez o PMDB foi a grande decepção da eleição. O candidato Vital do Rêgo Filho não conseguiu vencer em nenhum dos 223 municípios. E só em três deles conseguiu quebrar a hegemonia de Cássio e Ricardo, desbancando um dos dois e chegando em segundo. Em Água Branca, Vitalzinho teve 1.401 votos e superou Cássio (que teve 1.297); em Alagoa Nova, foram 2.885 votos, levando a melhor sobre Ricardo (1.494); e em São José dos Ramos, foram 990, novamente superando Ricardo, que teve 485 votos.
Por mais que a votação do PMDB não tenha sido expressiva, ela pode ser decisiva na corrida pelo segundo turno. E certamente será disputada palmo a palmo no novo mapa político da Paraíba.

Fonte: PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário