sábado, 11 de outubro de 2014

Paraíba não tem barreiras sanitárias para conter o Ebola; Confira!

Apesar do crescimento de casos de transmissão do vírus ebola pelo mundo, com a confirmação de 8.033 pessoas contaminadas pela doença com 3.865 mortos em vários países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Paraíba não possui uma barreira sanitária em portos e aeroportos para impedir a entrada de pessoas infectadas no Estado. Segundo informações das secretarias de Saúde Municipal de João Pessoa e Estadual, não existe nenhuma orientação do Ministério da Saúde (MS) para proibir a entrada de estrangeiros nos Estados da federação.

As informações divulgadas pela OMS foram registradas pelo órgão até o último dia 5 e a preocupação de contágio aumentou na Paraíba após a suspeita de um guineense que deu entrada em um hospital do município de Cascavel, no Paraná, após apresentar sintomas de febre, que tiveram início na última quarta-feira.
Segundo o MS, ele veio para o Brasil no dia 19 de setembro. Mesmo com o alastramento cada vez maior do vírus, a gerente de Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Renata Nóbrega, afirmou que nenhuma determinação foi dada pelo MS para impedir ou controlar a entrada de estrangeiros nos Estados. “Não temos como barrar nem podemos impedir o direito de ir e vir das pessoas. Nosso papel é monitorar e, em casos suspeitos, encaminhar para as unidades de referência”, explicou.
Ainda de acordo com a representante da SES, não existe ainda uma vacina para a doença. Para se prevenir, ela aconselha que a melhor forma é evitar o contágio com possíveis pessoas infectadas.
Fonte: JornaldaParaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário