Foto: Thadeu Filmaegens |
Os habitantes do município de Teixeira vêm sofrendo a meses com um grave problema de infraestrutura pública: a falta d´agua.
Esse problema, que infelizmente já é crônico na cidade, vem se agravado nos últimos meses devido principalmente ao descaso da Cagepa.
Segundo relatos de moradores à nossa reportagem, na maioria dos bairros a água chega em períodos escassos de cinco em cinco dias, em pequena quantidade, e o fornecimento dura apenas algumas horas, impossibilitando assim que as pessoas possam armazenar o mínimo de água para os serviços domésticos.
O problema é tão grave os moradores do bairro Pedra do Galo (foto), nos arredores da cidade, tiveram de recorrer ao empresário Zé Mário que o mesmo os ajudasse, instalando canos e trazendo água do seu açude particular, que fica nas proximidades.
Escolas sem aula
Devido à falta d´agua, a diretoria do Colégio Estadual Sebastião Guedes da Silva, que funciona em período integral, foi obrigada a suspender as aulas no horário da tarde dois dias seguidos (Segunda e Terça), pois não havia água suficiente para fazer a merenda nem manter os alunos na escola. Essa não é a primeira vez que os alunos ficam sem aula por causa da falta d´agua, o que causa inúmeros transtornos e atraso no conteúdo escolar dos mesmos.
Clima de Racionamento
Devido a essa falta d´agua recorrente em Teixeira, instalou-se na cidade um clima de racionamento, que foi comum durante a estiagem pela qual a região passou no ano passado. Isso seria aceitável se não fosse um pequeno fato: todos os reservatórios que abastecem o município estão com água. Segundo dados oficiais da AESA, os açudes de Riacho de Moça (8,8%), Bastiana (11,5%) e São Francisco (11,2%) possuem água suficiente para abastecer a cidade.
Apelo
Diante desta situação, fica mais uma vez o apelo da população teixeirense à Cagepa para que procure solucionar o problema da falta d´agua no município o mais rápido possível.
Raízes do Sertão:.s
Nenhum comentário:
Postar um comentário