quarta-feira, 29 de abril de 2015

Órgão de saúde investigam doença com manchas vermelhas na Paraíba; Confira!

Órgãos públicos ligados à saúde estão investigando, na Paraíba, o aumento da ocorrência de uma doença que tem como um sinal mais aparente o surgimento de manchas vermelhas na pele. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) já está avaliando cerca de 1.200 casos apenas em Itabaianae outros 1.000 na região de Monteiro.
Além das manchas vermelhas, a doença também apresenta outros sinais e sintomas. "Coceira, muita coceira. Coça demais. O corpo todo pinica nas manchas vermelhas”, relatou a vendedora Vera Lúcia Grizotti. "Eu fiquei preocupado. Desde ontem que eu tô com a garganta doendo. Quando foi agora de meio-dia, começou a coceira e a ficar todo intoxicado”, comentou o motoboy Lucimário Luciano de Sousa.
As investigações estão sendo realizadas pela SES com auxílio de uma equipe do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) também informou que está contribuindo no estudo. A primeira suspeita é de que a doença seja uma novo tipo de dengue.
De acordo com o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Batista, no período de janeiro a abril ainda não foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) casos de doenças exantemáticas como sarampo, rubéola, eritema infeccioso e chikungunya. Mesmo sem uma definição sobre do que se trata a doença, o especialista em saúde pública, Fernando Chagas, afirma que não pode ser descartado um surto. Segundo Fernando Chagas, o tratamento deve ser feito de acordo com os sintomas e o paciente só deve se medicar com orientação médica. 
O que fazer
Apresentando sinais ou sintomas da doença, o doente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da casa dele. Caso esteja fechada, ele deve recorrer às Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).
Fonte: G1-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário