quarta-feira, 23 de julho de 2014

Casos de pessoas com HIV caem 21% na Paraíba


O número de casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV na Paraíba caiu mais de 21% no ano passado. Conforme dado da Secretaria de Estado da Saúde, em 2013 foram registrados 405 novos infectados com o vírus da Aids, 114 a menos que em 2013, quando foram registrados 519 casos. Segundo dados da ONU, 44 mil pessoas foram infectadas em todo Brasil apenas em 2013.
Apesar da queda registrada entre os últimos dois anos, a infectologista Joana D’arc Frade ressalta que as subnotificações podem comprometer o estudo da redução dos casos de vírus. “Aqui no Hospital Universitário da UFPB, nós temos percebido uma demanda maior, principalmente de gestantes. Particularmente no HU, há um problema com as notificaçãoes. Há uns dois anos a nossa média era de uma gestante por semana, atualmente essa demanda passou a ser dois ou três casos por semana. E isso implica ainda os parceiros e os eventuais filhos”, comentou.
A perda do foco nas campanhas de prevenção e a baixa adesão do uso de preservativos por parte dos jovens e adolescentes são alguns dos fatores que contribuíram para o aumento da demanda, ainda de acordo com Joana D’arc Frade. “Geralmente os casos registrados são de adolescentes, pessoas cada vez mais jovens. Pessoas que deveriam estar isentas desse risco, que deveriam ter iniciado suas práticas sexuais com preservativo. Temos um número expressivo de gestantes adolescentes”, avaliou a infectologista.
Fonte; G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário