segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Nível de água do Açude Riacho de Moças chega ao limite e fornecimento pode ser suspenso; Veja!

Nível de água do Açude Riacho de Moças chega ao limite. Fornecimento pode ser suspenso em breve.
O nível de água do açude Riacho de Moças, que abastece os municípios de Teixeira e Maturéia, voltou a cair drasticamente no último mês, decorrente da grave seca que atinge a região.

De acordo com os últimos números oficiais divulgados pela Aesa, o volume de água no açude Riacho de Moças é de apenas 321.384 metros cúbicos, o que corresponde a 5% de sua capacidade total, quantidade mínima para que o fornecimentos continue. Os dados oficiais foram divulgados no último dia 29/11, demonstrando a situação complicada do açude, que está oficialmente no seu limite.

Já era previsto que, com todos os reservatórios da região secos, o Riacho de Moças não conseguisse suportar a demanda de água imposta pelos municípios de Teixeira e Maturéia, que juntos possuem uma população de aproximadamente 20 mil habitantes. Apesar do racionamento que vem ocorrendo há quase um ano, os números continuaram a cair a cada mês, sem qualquer reposição, de modo que chegou à situação alarmante em que se encontra.

De acordo com o critério da Aesa, quando o nível do açude fica abaixo de 5% ele sai da denominação de "em observação" para "situação crítica" o que pode ocasionar colapso no abastecimento, pois a água abaixo desses limites é escassa e na maioria das vezes imprópria para o consumo. Foi exatamente o que ocorreu com os outros três açudes que abasteciam Teixeira (Sabonete, Bastiana e São Francisco II) que ao chegarem a esses níveis tiveram o fornecimento suspenso.

Providências
O açude ainda não está totalmente seco. Isso significa que o abastecimento pode continuar esparsamente até o fim do mês, embora o fornecimento da Aesa possa ser suspenso ainda nos próximos dias. Apesar disso, o restante de água pode ser aproveitado pelos carros-pipa, se estiver em boa qualidade.
A população de Teixeira já vem se preparando há cerca de um mês para o possível colapso, construindo cisternas, tanques e reservatórios. A prefeitura municipal também já conseguiu alguns carros-pipa para abastecer o município caso o fornecimento seja mesmo suspenso, até que as chuvas voltem à região.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário