segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Técnicos querem redefinir fronteira entre a Paraíba e o Ceará; Estado pode perder municípios; Confira!


Se as autoridades paraibanas não intervirem no assunto, o distrito de Tanques, que já pertenceu ao município de Uiraúna e atualmente faz parte do município de Poço Dantas, poderá ter grande parte de seu território redefinido como pertencente ao Estado do Ceará.

Uma equipe formada por representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Assembléia Legislativa do Ceará esteve no dia 20 de dezembro na divisa interestadual (Paraíba/ Ceará), mais precisamente do Distrito de Tanques, fazendo medições e colhendo dados para um relatório, solicitado pela comissão do legislativo cearense que acompanha a criação de novos municípios no Estado.

O problema originou-se no último censo demográfico, realizado em 2010, quando os recenseadores do IBGE, do Estado do Ceará, contabilizaram cerca de 50% da população do distrito de Tanques, que é o mais populoso do município de Poço Dantas, como território cearense.O fato se deu na ocasião por que a orientação do IBGE era pelo Sistema de posicionamento global (GPS), gerando alguns problemas nas fronteiras com estados e com outros municípios.
Segundo o representante da Assembléia Legislativa do Ceará, o Presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios Luiz Carlos Mourão Maia, após o trabalho de campo feito no Distrito de Tanques, será feito um relatório e entregue as Unidades estaduais do IBGE nos estados da Paraíba e do Ceará para que sejam tomas as devidas providências. Luis Carlos afirmou que o trabalho técnico está terminado só restando apenas à vontade política entre os dois estados para que o impasse seja resolvido.

CatingueiraOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário