quarta-feira, 4 de março de 2015

Teixeira-PB: Mananciais de água estão quase secos e cidade corre risco de ter fornecimento cancelado; Veja!

Mananciais de água estão quase secos e cidade corre risco de ter fornecimento cancelado.
O nível de água dos reservatórios que abastecem o município de Teixeira chegaram a um nível alarmante neste mês de Fevereiro.

De acordo com dados oficiais da Aesa (Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba) em seu informe periódico mais recente, o nível de água do açude Riacho de Moças, que abastece os município de Teixeira e Maturéia, encontra-se atualmente em apenas 3,7% de sua capacidade total, o que corresponde a míseros 236.541 metros cúbicos de água. Já os açudes de Sabonete e São Francisco II, que também abastecem a cidade, possuem respectivamente 0,1% e 4,3% de sua capacidade, estando também praticamente secos.

O único manancial da cidade com nível acima de 5% de acordo com os dados mais recentes é o reservatório da Bastiana, com 5,9%, entretanto esse nível ainda é considerado muito baixo, considerando as dimensões do açude, e seu uso não é priorizado pela Cagepa local.
É importante destacar que esses dados foram colhidos pelo Aesa no início de mês passado, portanto não são tão recentes. Entretanto, os dados pluviométricos indicam que houve pouquíssimas chuvas na região nos últimos 30 dias; sendo assim é provável que a situação tenha mudado pouco.

Risco
Atualmente, Teixeira vem passando por um rígido sistema de racionamento de água. No final de 2014, após um curto período de chuvas, os nível dos açudes chegaram a subir e se estabelecer relativamente, mas com o retorno da estiagem voltaram a cair drasticamente. O risco é tão grande que, caso não chova em breve na área dos açudes, o fornecimento pode vir a ser cancelado.
Durante a Sessão da Câmara Municipal de Teixeira desta Quarta-feira, os vereadores alertaram para a situação em que se encontram os reservatórios. Correm, inclusive, boatos preocupantes sobre o corte no abastecimento já no final de mês, caso a situação não se altere, mas nada disso foi confirmado por parte da Cagepa ou de qualquer outra autoridade competente.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário