Em período eleitoral, uma das práticas mais comuns de alguns políticos é tentar compra o voto dos seus eleitores, muitas vezes mediante a benefícios de caráter monetário (dinheiro) ou qualquer outro benefício que possa satisfazer o eleitor a votar no candidato. Mas esta prática é certa ou errada?
De acordo com a lei número 9.840 de 28/09/99 o candidato que oferecer qualquer benefício em troca de votos poderá ser punido com multa de até 50 mil reais e cassação da candidatura. Mesmo com todos estes riscos, alguns candidatos continuam oferecendo benefícios em troca de votos e, na maioria dos casos, os eleitores acabam aceitando. Isso acontece de forma recorrente principalmente devido a falta de concientização e também as necessidades dos eleitores: os candidatos corruptos costumam se aproveitar das poucas condições dos eleitores para comprar seus votos com qualquer benefício.
O eleitor porém deve entender, que o voto que ele está vendendo por um benefício qualquer, é várias vezes menor que os salários dos candidatos que são eleitos por meio desta prática. Por isso, os eleitores devem observar as qualidades dos seus candidatos, mas se eles oferecerem dinheiro, denuncie. O candidato que compra votos, com certeza, não será um bom representante.
Raízes do Sertão:.s
Nenhum comentário:
Postar um comentário