segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Podemos confiar na urna eletrônica?

Se você é um dos mais de 100 milhões de brasileiros que foram votar em outubro de 2002, é provável que tenha se feito essa pergunta: dá para confiar na urna eletrônica? Grande parte dos brasileiros não entende absolutamente nada de informática, mas sabe bem que sempre há alguém que queira fraudar uma eleição. 

É importante lembrar que não há sistema onde a alteração do resultado verdadeiro seja impossível, mas em cada um existe um grau de possibilidade de isso ser feito. O sistema eletrônico de votação e apuração é, possivelmente, o mais confiável que existe.

Em informática, os programas de computador são escritos em uma linguagem compreensível ao ser humano, como ordens claras para a máquina. Numa urna eletrônica, por exemplo, seria algo como: "Pegue o número do título do eleitor. Se ele for válido, abra a urna para votação. Ainda que a urna eletrônica tenha falhas, ela é o melhor meio de garantir que a vontade do eleitor seja realizada de fato. Importante é exigir a evolução e a transparência do processo eletrônico de votação e apuração, e não um retrocesso ao fraudulento sistema manual.
Fonte: Maturéia1

Nenhum comentário:

Postar um comentário