domingo, 30 de setembro de 2012

População de idosos chega a mais de 500 mil na PB

O perfil demográfico da Paraíba acompanha uma tendência nacional. O aumento da longevidade e a redução das taxas de mortalidade mudaram o rosto da população, que do total de aproximadamente 3,8 milhões de habitantes, atualmente concentra 13% de idosos. 

O número de pessoas com 60 anos, ou mais, no Estado, passou de 415 mil para 502 mil nos últimos cinco anos, segundo dados levantados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O que se observa na sociedade é que infelizmente essa geração é pouco respeitada, desde situações mais simples, como a reserva de assentos nos transportes coletivos, que embora sinalizados como preferencial, é desrespeitado por muitos. 

Já a também aposentada Fátima Maria, 62 anos, disse que costumava ir ao Centro da cidade e a outros locais em seu carro, mas que acabou voltando a usar o transporte coletivo por ter dificuldades de encontrar vagas reservadas a idosos. Sobre este acaso, o promotor dos Direitos do Cidadão e da Pessoa Idosa, Valberto Lira, disse que infelizmente isso é uma rotina em muitos ambientes familiares.
JornaldaParaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário