quarta-feira, 13 de março de 2013

Direitos humanos da Paraíba pede interdição do presídio do Roger


O Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Estado da Paraíba (CEDHPB) deu entrada, na segunda-feira (11), em uma petição na Vara das Execuções Penais deJoão Pessoa solicitando a interdição total da Penitenciária Flóscolo da Nóbrega, o presídio do Roger. O órgão decidiu entrar com a ação após constatar a superlotação da unidade prisional em uma recente visita. Conforme informações do CEDHPB, também foi verificado que o presídio tem problemas de estrutura e não abriga os detentos da forma que deveria.
O gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba, Arnaldo Sobrinho, disse que só falaria sobre o pedido do CEDHPB após ser notificado. “Não chegou nenhuma documentação na Gerência do Sistema e só pretendemos nos pronunciar após chegar alguma notificação oficial”, afirmou.O CEDHPB afirma que o Roger tem capacidade para no máximo 500 pessoas e atualmente se encontra com 1.159 presidiários, os quais se encontram amontoados, sem camas, sem água, sem colchões e em pavilhões sem iluminação. 
Para o presidente do Conselho, padre João Bosco, a superlotação acontece porque o Roger foi criado para ser uma unidade para presos provisórios, mas isso não funciona na prática. “Quase ninguém sai de lá, não existe rotatividade no Roger. Não dá para manter uma cadeia provisória se não tem rotatividade”, ressaltou
G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário