quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

61 cidades da Paraíba não têm plano de combate à Dengue


Secretaria de Estado da Saúde deveria já ter recebido dos gestores o plano com as ações detalhadas desde novembro. 
Dos 223 municípios paraibanos, 61 ainda não elaboraram o plano de combate à dengue. O documento, que detalha as ações que os governos pretendem adotar ao longo de 2014 para evitar novas vítimas da doença, deveria ter sido entregue à Secretaria de Estado da Saúde (SES) desde novembro do ano passado. 
No entanto, passados quase dois meses, 27,3% das cidades da Paraíba ainda não informaram como vão enfrentar, nos próximos 11 meses, os malefícios causados pelo Aedes aegypti. A falta desse planejamento prejudica o controle dos casos que estão aumentando na Paraíba. Só em 2013,o Estado teve 17.305 notificações. O número é 52,4% maior em relação aos 11.352 registros de 2012. 
A gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Talita Tavares, explica que o governo estadual faz o monitoramento das ações municipais a partir das informações contidas nos planos. Nos planejamentos, as prefeituras devem informar, entre outros dados, a quantidade de diagnósticos que tiveram ao longo de 2013 e quais as ações de combate e prevenção da doença. Para isso, precisam detalhar se irão melhorar os serviços de saúde, promover atividades educativas em escolas e junto às comunidades, além de executar obras de infraestrutura para eliminar ambientes que podem acondicionar água e servir de foco para o mosquito causador da doença. 
Fonte: JPOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário