quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Açude Riacho de Moças sofre baixa, entra no vermelho, e está em Situação Crítica; Veja!

Nível de água do Riacho de Moças sofre grave queda e entra no vermelho. Situação é crítica.
O nível de água do Açude Riacho de Moças, que abastece os municípios de Teixeira, Maturéia e localidades circunvizinhas, sofreu uma grave baixa neste mês de Janeiro.

De acordo com dados do relatório oficial da Aesa, a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba, o reservatório de Riacho de Moças tem atualmente 303.830 metros cúbicos de água, que corresponde ao número mínimo de 4,7% de sua capacidade total. Com isso, o açude deixa de ser englobado como "Em Observação" (-20%) e passa ser considerado "Situação Crítica" (-5%).

Esses números são extremamente preocupantes, pois o abastecimento nos municípios de Teixeira e Maturéia pode entrar em colapso e ser suspenso a qualquer momento. Dos quatro reservatórios que fornecem água à região, três já tinham entrado em colapso desde meados do ano passado. Agora, foi a vez do Riacho de Moças. Apesar do leve aumento no nível registrado em fins de Dezembro, o que significou 0,5%, o açude perdeu, mesmo havendo grande racionamento, 0,8%. Assim, os números caíram drasticamente e o  reservatório está agora no vermelho.

A esperança nesse momento é que novas chuvas venham a ocorrer na região, para que possam restabelecer os níveis de água do açude o suficiente para voltar a abastecer ambas as cidades em sua normalidade. Caso isso não ocorra, o futuro é incerto. Há a expectativa de que as águas do rio São Francisco cheguem à região da Serra do Teixeira até meados deste ano, pelo projeto da Adutora do Pajeú, entretanto o mesmo encontra-se em estágio licitatório.
O que pode ser feito no momento é, caso seja suspenso o fornecimento, serem disponibilizados carros-pipas e outros meios alternativos de abastecimento, até a situação se normalizar.
Daniel Rodas - Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário