quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Governo do Estado mobiliza municípios que estão em risco de surto de Dengue


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, iniciou, nesta terça-feira (11), uma mobilização pelos 22 municípios paraibanos que estão em risco de surto da dengue. Além de monitoramento e apoio técnico junto aos municípios, tendo em vista a necessidade de melhoria das ações de controle vetorial do mosquito, e, consequentemente, a prevenção da dengue e da febre de Chikungunya, a ação visa também a mobilização para as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde de combate às duas doenças. 

A partir deste sábado (15), o Ministério da Saúde começa a campanha de combate à dengue e à Chikungunya, que tem como slogan: “O perigo aumentou. E a responsabilidade de todos também”. E nos dias 6 de dezembro de 2014 e 7 de fevereiro de 2015, será realizado o Dia D e D +1, respectivamente. Até o dia 28, os técnicos da SES vão visitar os municípios com o material de apoio para as mobilizações em seus municípios para as atividades nacionais. 

Segundo a gerente executiva da Vigilância em Saúde, da SES, Renata Nóbrega, a orientação dada aos municípios será também no sentido de envolver a população nessa “batalha”. “Como cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, é papel de cada família verificar e eliminar possíveis locais que acumulem água”, orientou.
Destaca-se também, dentre as ações de plano de contingência de Chikungunya, a qualificação do manejo clínico para os profissionais da rede assistencial de saúde da Paraíba já programadas para os próximos dias 25 e 26 de novembro.
Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário