As ondas de calor no Sertão paraibano deverão se tornar mais intensas nas próximas décadas, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão estabelecido pela ONU. A Paraíba tem 170 cidades com situação de emergência reconhecida pelo Estado e pelo governo federal.
A presidente do painel, Rajandra Kumar Pachauri, declarou que é alta a probabilidade de aumento na duração, frequência e intensidade das ondas de calor nas Américas Central e do Sul, em especial em regiões que já sofrem com a estiagem, como o Sertão da Paraíba.
“A variabilidade climática e os eventos extremos estão afetando grandes setores da população e os mais carentes e vulneráveis sofrem mais", disse a pesquisadora. A alteração pode impactar na economia, acessibilidade alimentar e políticas de redução da pobreza.
Uma das formas para se reduzir o drama das pessoas que sofrem com a estiagem tem sido a utilização de cisternas de polietileno. A Paraíba já recebeu cinco mil reservatórios desse tipo, o que garante água para 32 mil moradores interior do estado.
Fonte: PortalCorreio
Nenhum comentário:
Postar um comentário