domingo, 10 de junho de 2012

Fenômeno El niño,responsável pelas secas,deve retornar no segundo semestre

O El niño é uma das causas da seca
Um novo episódio do fenômeno El Niño deve se formar no segundo semestre de 2012, essa é a constatação do físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira.Segundo ele, a temperatura do Oceano Pacífico Central está subindo e encontra-se próxima da média histórica na região "Niño 3.4", área que tem maior correlação com os efeitos atmosféricos.


De acordo com Rodrigo, a temperatura no citado oceano deve continuar subindo ao longo do segundo semestre, com previsão de desvios pouco acima de 0,5°C nos trimestres: Agosto, Setembro, Outubro e Setembro, Outubro e Novembro. Além disso, a chance de ocorrer à formação de um El Niño entre setembro e dezembro de 2012 oscila entre 55% e 60%. Já a chance de neutralidade (condições normais) neste período varia entre 40% e 45%.


As condições atuais mostram que o Oceano Pacífico Central ainda está neutro (nem El Niño nem La Niña), no entanto, na costa do Peru e Equador, região do “Niño 1.2”, as águas estão com temperaturas variando entre 1°C e 4°C acima da média.A referida região é importante para indicar o comportamento térmico da porção central do Pacífico nos meses posteriores.
Fonte:Patosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário