sexta-feira, 7 de março de 2014

MP está monitorando redes sociais para evitar propaganda antecipada nas eleições

O Ministério Público Eleitoral está monitorando as redes sociais para evitar que os usuários realizem propaganda eleitoral antecipada. O procurador eleitoral auxiliar, Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga alertou que enquanto não houver candidatos registrados, as pessoas devem ser abster de prestar apoio a qualquer candidatura, até porque não se pode falar ainda de candidatos. 

O período eleitoral começa após o dia 5 de julho do ano da eleição. Após esta data, de acordo com o procurador, pode ser realizada propaganda política pela internet, por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, desde que estejam de acordo com a legislação eleitoral.

Os partidos políticos, coligações e candidatos não devem pagar a internautas para fazerem propaganda política através das publicações em seus perfis nas redes sociais. “É livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores. Deve-se ressaltar que na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga”, explicou.
Até o presente momento, ainda não houve qualquer representação judicial do MPE perante a Justiça Eleitoral por propaganda antecipada. Todavia, foi expedida recomendação ao Jornal A UNIÃO, como medida preventiva, considerando que as publicações estavam sendo tendenciosas por tratar-se de órgão de imprensa oficial, vinculado ao Governo da Paraíba.

O procurador destacou que o Ministério Público Eleitoral está vigilante. Qualquer pessoa poderá denunciar propaganda eleitoral antecipada através do link (www.prpb.mpf.mp.br).
Fonte: CatingueiraOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário