A superlotação em quatro hospitais de urgência e emergência da rede pública da Paraíba foi apresentada ontem no relatório 'Saúde no Brasil', elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Sobre a situação dos institutos do Estado, o documento trouxe informações sobre a situação de atrasos para a realização de cirurgias e carência na acomodação adequada para os pacientes.
De acordo com o relatório do TCU, o diagnóstico da Paraíba resultou de inspeções realizadas em 2013 nos Hospitais Regionais de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity e Hospital Edson Ramalho, ambos em João Pessoa.
Conforme o documento, a quantidade excessiva de pacientes internados e mal acomodados dificultou o trânsito entre os leitos, e “os setores de emergência e urgência dos hospitais visitados encontravam-se superlotados, contando com a utilização quase constante de leitos extras”, diz o relatório. Além da superlotação nos leitos, os relatores identificaram ainda que “na Paraíba, foram constatados casos de pacientes que permanecem internados sem previsão para a realização das respectivas cirurgias”.
Fonte: JornaldaParaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário