domingo, 14 de julho de 2013

Boatos sobre fim do Bolsa Família podem ter se originado em Cajazeiras


A investigação sobre os boatos do fim do Programa ‘Bolsa Família’ foi encerrada nesta sexta-feira (12), e a Polícia Federal encaminhou o relatório final ao Juizado Especial Criminal do Distrito Federal. Na investigação, a PF identificou uma postagem no Facebook feita pela filha de uma beneficiária da cidade de Cajazeiras, no Sertão Paraibano, comentando o saque antecipado de sua mãe. Essa foi a primeira menção na internet a respeito do assunto.
A Polícia Federal concluiu que o boato sobre o fim do Programa Bolsa Família, que levou milhares de pessoas a agências da Caixa Econômica Federal e a casa lotéricas de 12 Estados em maio, "foi espontâneo". Segundo a conclusão do inquérito, não há "como afirmar que apenas uma pessoa ou grupo tenha os causado". "Conclui-se, assim, pela inexistência de elementos que possam configurar crime ou contravenção penal", afirma a PF.
Segundo a investigação, contudo, "a postagem desta informação não foi a origem dos boatos". "Assim sendo, a internet e as redes sociais apenas reproduziram notícias veiculadas pela imprensa sobre os tumultos em agências bancárias", informa a PF. "Da mesma forma, não ficou configurada a utilização de rádios comunitárias, telemarketing ou empresa contratada para a disseminação da informação de cancelamento do programa", destaca a conclusão.
Fonte- Patosonline com Portal Correio e Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário