segunda-feira, 29 de julho de 2013

Paraíba confirma 196 casos de hepatite este ano; Estado reforça ações de prevenção; Confira!


A Paraíba confirmou somente este 196 casos de Hepatites. Desse total  foram 102 casos de hepatite A, 58 casos de hepatite B e 36 casos de hepatite C. Ano passado foram 161 como hepatite A, 223 de hepatite B, e 151 casos como hepatite C. Para alerta sobre a doença, a Secretaria da Saúde promoveu uma série de ações durante toda a manhã deste domingo 928) quando  está sendo lembrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
Desde as 7 horas da manhã até o meio dia , no final da Avenida Cabo Branco, na Capital, as pessoas puderam fazer o  teste rápido para  diagnóstico do HIV, Sífilis  e Hepatite B e C. Também haverá distribuição de material educativo e informativo sobre essas doenças.
A gerente Operacional das DST\AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide Lucena Pereira, que coordenou o evento,  lembrou que ainda em alusão a data semana passada a SES promoveu um seminário para gerentes e técnicos dos Centros de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) e das Gerências Regionais de Saúde onde foi discutido as Hepatites Virais. 
Na pauta do seminário foi discutido a situação epidemiológica da doença no Estado, ampliação da idade da vacinação contra a Hepatite B que passou de 29 para 49 anos e o novo serviço de dispensação de medicamentos  (IPE) – inibidor de protease – um medicamento de alto custo e que é destinado a pessoas com estão no  3º e 4º  grau de Hepatite B, ou seja que já são considerados pacientes cirróticos. Essa medicação é enviada pelo Ministério da Saúde e o paciente tem que seguir todo um protocolo para ter direito ao remédio.
Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário