terça-feira, 30 de julho de 2013

Teixeira PB: Município tem IDH abaixo da média nacional; Educação é o principal agravante

Apesar de crescimento, IDH continua abaixo da média.
Foi divulgado nesta Segunda-feira (29/07) o Atlas do Desenvolvimento Humano Nacional, pesquisa que determina o nível de desenvolvimento e o IDH dos municípios brasileiros.

Se acordo com o essa pesquisa, o município de Teixeira obteve o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano por Município) de 0,605, considerado mediano. O município também obteve as seguintes médias em:
Longevidade: 0,741 Renda: 0,566 Educação: 0,527
Apesar de uma leve crescimento nas últimas duas décadas, o índice de desenvolvimento teixeirense continua bastante inferior ao nível nacional, que é de 0,792. Com exceção do nível de Longevidade, considerado mediano, os níveis de Renda e Educação são baixos e comparados aos de algumas nações africanas
A Educação é o principal agravante, com a média de 0,527, comparável ao de países como Angola e Moçambique. Isso indica que o município precisa crescer ainda mais para alcançar o próprio nível nacional, que não é dos melhores.

Sobre o IDH
O IDH, ou Índice de Desenvolvimento Humano, é um conjunto de dados que determinam, segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) se um determinado país é desenvolvido ou não. O número máximo a ser atingido pelo IDH é 1,000. Consideram-se desenvolvidos os países com IDH superior a 0,800; medianos acima de 0,600 e subdesenvolvidos abaixo de 0,599.
Atualmente, o país mais desenvolvido do mundo é a Noruega, com 0,969; e o mais pobre o Níger, 0,218.
A pesquisa atual do IDHM brasileiro foi feita pela ONU, em parceria com o IPEA e a Fundação João Pinheiro.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário