domingo, 14 de julho de 2013

Investidores da TelexFree criticam liminar e dizem que empresa é perseguida

Bloqueio da empresa gerou protestos e manifestações por todo o país.
Desde que uma decisão liminar da justiça do Acre, no último dia 19 de Junho, suspendeu as atividades da TelexFree em todo o país, que os investidores protestam contra a ação afirmando serem prejudicados.

Nas últimas semanas, os investidores da TelexFree vem usando as redes sociais para se manifestar contra a liminar. Segundo os divulgadores, a decisão os prejudica pois impossibilita o pagamento que a empresa faz aos seus usuários. Eles também alegam que a decisão é ilegal, de modo que uma juíza estadual não pode legislar em âmbito nacional. Outra afirmação é a de que a empresa estaria sendo perseguida, tanto por suas concorrente quanto por instituições financeiras.

"Estamos satisfeitos com a TelexFree. Se nos sentíssemos prejudicados, teríamos entrado com uma ação, mas não estamos. Essa liminar é que nos proíbe de receber nossos direitos", argumentou um divulgador numa rede social. Alguns insvestidores também chegaram a afirmar que tudo não passa de uma perseguição feita pelas grandes instituições bancárias, que teriam se sentido prejudicadas com a diminuição das cadernetas de poupança, de modo que muitos deixaram de investir nesse meio para aderir à empresa.

O caso da TelexFree já ganhou repercussão nacional. Recentemente uma reportagem no Fantástico, da Rede Globo, denunciou o suposto esquema de pirâmide em transmissão para todo o país. Nessa mesma reportagem, o presidente da empresa rebateu as acusações de pirâmide financeira, afirmando que a empresa não se caracteriza nessa definição pois ao invés de fazer apenas adesões ela também vende produtos.

Acusações
Para o Ministério Público é exatamente o contrário. A principal acusação contra a empresa é a de pirâmide financeira, que é crime no Brasil, e nesse caso o produto Voip vendido pela TelexFree seria apenas uma fachada. O MP defende a liminar, argumentando que a pirâmide é insustentável e logo iria ruir. Sobre a valência da liminar, o caso deixou de ser apenas estadual pois o MPF, Ministério da Justiça e a Polícia Federal já entraram na investigação, segundo veiculado pela impressa. Também segundo o MP as instituições bancárias não tem conexão com o inquérito.

Como está o caso
A TelexFree já entrou com três ações para derrubar a liminar, mas todas foram negadas. Na última Terça-feira (02/07), o STJ negou a ação e continuou com a empresa suspensa. O inquérito contra a empresa também foi arquivado e a agora o processo segue em sigilo.
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário