segunda-feira, 22 de julho de 2013

Populares fazem campanha pela criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira; Confira!

Unidade englobaria toda a região serrana.
Há pouco mais de um mês que uma petição pública pede a criação de uma Unidade de Conservação Ambiental (UCA) na região serrana, intitulada Parque Nacional do Pico do Jabre e Serra do Teixeira, que englobaria os município de Teixeira, Maturéia, Desterro, Mãe d´agua e Cacimbas.

O projeto, que segundo informações do MPF de Patos teria sido iniciado em 2009, só agora tomou força e apoio popular com criação de uma petição pública no site Avaaz.org, com objetivo de alcançar 2000 assinaturas. Até o momento, a petição já obteve 1.346 assinaturas, e segue em ritmo acelerado.

Importância
A criação de uma unidade de preservação na Serra do Teixeira é de importância vital para a manutenção dos ecossistemas da região. A Serra do Teixeira é um dos últimos remanescentes de mata Caatinga virgem da região Nordeste, e há anos vem sofrendo degradação por parte da caça e do desmatamento. Dois exemplos da destruição causada pela a ação de caçadores na região foi a extinção de animais como o lobo guará e a onça parda, que há uns cem anos podiam ser encontrados em grande número na serra e que hoje já não existem.
A criação de um unidade de preservação proibiria a ação de caçadores, daria à Paraíba seu primeiro parque nacional e abriria portas para o ecoturismo na região, incentivando o desenvolvimento de vários municípios. Clique Aqui e assine a petição
Raízes do Sertão:.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário