domingo, 3 de novembro de 2013

Aesa prevê chuva abaixo da média no próximo trimestre na Paraíba; Veja!

As chuvas devem ficar abaixo da média nos próximos três meses no Sertão da Paraíba. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que divulgou ontem o prognóstico climático para os meses de novembro e dezembro deste ano e janeiro de 2014. Segundo o Inmet, a tendência é que o volume de chuvas fique abaixo de 50 milímetros (mm) este mês na maior parte da região e o sol forte continue castigando.

“No Sertão paraibano chove pouco ou até abaixo da normalidade nos próximos três meses”, alertou o chefe da Divisão de Previsão do Tempo do Inmet em Recife, Ednaldo Correia. “O Sertão e o Agreste continuam secos e no Litoral tem início o período mais seco do ano”, acrescentou Ednaldo Correia. Em grande parte do semiárido paraibano, a previsão é que ocorram as primeiras precipitações apenas a partir do final de dezembro.

Para a cidade de Patos, a morada do Sol, a tendência é que ocorram apenas 13 mm de chuvas este mês. Já em dezembro, o índice pluviométrico pode atingir 39 mm e apenas 57 mm em janeiro de 2014. Já no distrito de São Gonçalo, na cidade de Sousa, no Alto Sertão paraibano, a previsão também não é animadora. Segundo o Inmet, a tendência é de ocorrência de apenas 17 mm de chuva para este mês; em dezembro, o índice pode atingir 47mm, e chegar a 112 em janeiro.


“A média mensal de precipitações para a região do Sertão não chega a 50 mm. Isso equivale a apenas um dia de chuva durante todo o mês”, afirmou Ednaldo Correia. Acrescentando que a estiagem pode afetar ainda mais a produção e reduzir a quantidade de água em reservatórios.
Fonte: CatingueiraOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário